Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > As estratégias de memória no ensino do Sistema Digestivo: um contributo para a sua aplicação em Ciências Naturais

As estratégias de memória no ensino do Sistema Digestivo: um contributo para a sua aplicação em Ciências Naturais

Título
As estratégias de memória no ensino do Sistema Digestivo: um contributo para a sua aplicação em Ciências Naturais
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2019
Autores
Alexandra Cardoso
(Autor)
FCUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
ID Authenticus: P-00S-5DM
Assunto: Neurociências e Educação
Resumo (PT): Todos nós estamos quotidianamente dependentes da memória. Na escola, os alunos necessitam de reter e relembrar conteúdos que aprendem. Estudos acerca da memória humana demonstram que diversas estratégias podem ser empregues para uma memorização eficiente e duradoura. Com o objetivo de avaliar o impacte da utilização de estratégias de memória na capacidade de retenção de informações na memória de longo prazo, realizou-se um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade. Foram aplicadas, simultaneamente, duas estratégias de memória – o método de loci e o método da história. Os resultados permitiram concluir que a retenção dos conteúdos pelos alunos aumentou, sendo um bom indicador do efeito positivo da utilização destas estratégias na sala de aula. Palavras-Chave: ensino básico, estratégias de memória, memória de longo prazo, método da história; método de loci.
Abstract (EN): We all are dependent on our memory on a daily basis. At school, students need to retain and remember the contents they learn. Studies about human memory demonstrate that several strategies can be employed for efficient and long-term memorization. In order to evaluate the impact of the use of memory strategies on the ability to retain information in the long-term memory, a study was carried out with students from the 9th grade. At the same time, two memory strategies were used - the loci method and the history method. The results allowed to conclude that the content retention by the students increased, which is a good indicator of the positive effect of the use of these strategies in the classroom. Keywords: basic education, history method, loci method, long-term memory, memory strategies.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
1904 5093.08 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Estratégias de memória no ensino das Ciências Naturais: um exemplo de aplicação no 9º ano de escolaridade (2017)
Resumo de Comunicação em Conferência Nacional
Luís Calafate; Alexandra Cardoso; Tiago Ribeiro
(Auto)Heterotrofismo no Reino Animalia: Elysia chlorotica no ensino da Biologia através da metodologia Case-Based Teaching (2017)
Resumo de Comunicação em Conferência Nacional
Luís Calafate; Tiago Ribeiro; Alexandra Cardoso; Marta Paz
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-26 às 07:26:17 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico