Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: estudo de caso

Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: estudo de caso

Título
Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: estudo de caso
Tipo
Trabalho Académico
Ano
2014
Autores
Carvalho, Ângela
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): A tese de doutoramento intitulada Estratégias de Aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: Estudo de Caso pretende atingir oito objetivos: (i) refletir sobre a relevância do desenvolvimento de uma competência de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira; (ii) comprovar a importância do recurso a estratégias de aprendizagem na formação numa língua estrangeira; (iii) refletir sobre a importância do desenvolvimento da capacidade de escrever narrativas em língua estrangeira; (iv) conhecer as representações de professores de Português Língua Estrangeira do conceito de estratégias de aprendizagem e da sua prática; (v) identificar as estratégias de aprendizagem a que alunos de Português Língua Estrangeira dizem recorrer; (vi) compreender como procedem alunos de Português Língua Estrangeira na produção de uma narrativa escrita; (vii) identificar estratégias de aprendizagem a que recorrem alunos de Português Língua Estrangeira na produção de uma narrativa escrita; e (viii) apresentar propostas de abordagem didática para desenvolver a competência de aprendizagem e de escrita de narrativas. Com este propósito levou-se a cabo um enquadramento teórico, objeto da Parte I desta tese, que procurou dar resposta aos três primeiros objetivos. Realizou-se igualmente na Parte II um estudo de caso, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que analisou duas amostras, a saber: Grupo 1, aprendentes do Curso Anual de Português para Estrangeiros - 2º semestre - 2011/2012, e Grupo 2, docentes do mesmo curso. Esta parte propôs-se dar resposta aos objetivos (iv), (v), (vi) e (vii), através da recolha e análise de dados suscitados às duas amostras (inquérito por questionário junto dos aprendentes e inquérito por entrevista junto dos ensinantes). [...]
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Tese de doutoramento Didática de Línguas Estrangeiras, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto .
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Referencial de avaliação do desempenho do estudante no estágio pedagógico (2017)
Publicação Didática
Carvalho, Ângela ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
O naufrágio em Camilo Pessanha (2009)
Publicação Didática
Carvalho, Ângela
Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Developing pragmatic skills in Portuguese as Foreign Language A level groups: A case study in Porto (Portugal) (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Girard, Salomé

Ver todas (48)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-08 às 18:12:50 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico