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Método de Dimensionamento da espessura do revestimento das estradas de terra

Título
Método de Dimensionamento da espessura do revestimento das estradas de terra
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2014
Autores
Saul Guedes
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Roberto Quental Coutinho
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
António Joaquim Pereira Viana Da Fonseca
(Autor)
FEUP
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Geotecnia
Outras Informações
Resumo (PT): No Brasil, verifica-se que grande parte da rede viária, 79,9% do total das rodovias, é composta por estradas não pavimentadas – “estradas de baixo-custo”. Observa-se que parte do orçamento de gestão da rede rodoviária do país é utilizada na manutenção rotineira dessas estradas após periodos de chuva. Entretanto, estes gastos poderão ser minimizados pela construção de uma superfície de rolamento de baixo custo, resistente tanto às intempéries da região quanto aos esforços desenvolvidos pelo tráfego. A finalidade deste trabalho é divulgar o método de dimensionamento desenvolvido pelo Programa de Assistência ao Transporte Local de Dakota do Sul, nos EUA, para determinação da espessura do revestimento primário das estradas de terra, direcionando-o ao território Brasileiro. Com base no método, o projetista, para além de obter uma significativa redução dos custos da construção destas infraestruturas, pode também estimar com maior exa ti dão as ações de reparação da seção construída, durante o ciclo de vida da estrada, priorizando a durabilidade da mesma e reduzindo os custos de manutenção.
Abstract (EN): In Brazil, a large extent of the road network, 79.9% of the total, consists of unpaved tracks – “low cost roads”. A significant amount of the public budget for road management resources is used in the routine maintenance of these roads after rain periods. However, these high costs can be minimized by constructing a bearing surface with low cost investments, but resistant to regional weather actions, sometime stormy, as well as to the actions induced by traffic. The purpose of this work is to present the design method developed by the Local Transportation Assistance Program of South Dakota – USA, for determining the thickness of the primary coating of earth roads, and to adapt it to the Brazilian territory. Based on this method, besides obtaining a significant cost reduction in the construction of these road infrastructures, the designer can estimate with confidence the ideal timing for repair operations, during the road life cycle, giving priority to durability and reducing of the cost of maintenance.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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