Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:UIDB/00167/2025 - UIDP/00167/2025

Projeto/Contrato PS:UIDB/00167/2025 - UIDP/00167/2025

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto Em CursoEm Curso
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 83284
 
Referência: UIDB/00167/2025 - UIDP/00167/2025
Nome Curto: CIIE 2025-2029
Título: Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Entidade Pagadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Calendarização
Data de Início Previsto: 2025-01-01
Data de Início Efetivo: 2025-01-01
Data de Conclusão Prevista: 2029-12-31
Data de Conclusão Efetiva: 2029-12-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 2.202.080,00 EUR
Detalhes
Resumo: O Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), fundado em 1988 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto por iniciativa de Stephen R. Stoer, é uma unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
A investigação desenvolvida no quadro do CIIE tem como referencial as problemáticas da educação com ênfase nas dimensões relacionadas com desigualdades e exclusões educativas e sociais, em consonância com os objetivos da União Europeia e do Conselho da Europa de 'promoção da equidade, coesão social e cidadania activa' e com os da 'Europe 2020' de um crescimento sustentável e inclusivo. As atividades regulares de investigação estão organizadas em 4 áreas programáticas: (1) Política, Políticas e Participação; (2) Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e de Educação; (3) Cidadanias, Diversidades e Conhecimento Histórico; (4) Inovação, Criatividade e Desenvolvimento Local em Educação.
São vários os projetos de investigação financiados em curso no Centro, alguns com forte cooperação e financiamento internacionais, e centrados em torno, nomeadamente, da inovação curricular e pedagógica, avaliação educacional e institucional, formação de profissionais da ação e desenvolvimento humano, surdez e culturas, educação para a saúde ou da análise de políticas educativas e sociais. O CIIE tem sido também reconhecido pelo seu amplo envolvimento em projetos de investigação científica focalizados em questões de educação inter e multicultural, estudos de género e minorias étnicas e de património educativo e cultural.
Atualmente, o Centro conta com 40 membros integrados com o grau de doutor, três dos quais foram contratados através do Programa Ciência da FCT, e 60 membros colaboradores: 30 são bolseiros/as de doutoramento e 14 são bolseiros/as de investigação de projetos financiados. Tem sido, de facto, uma prioridade o acolhimento e a criação de condições de formação de jovens investigadores, sobretudo Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
URL: http://www.fpce.up.pt/ciie/
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Sociais > Ciências da educação

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 2.202.080,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 2.202.080,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 0,00 EUR
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo IM Investigador 2025-01-01 2029-12-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal
FPCEUP 427883 José Luís Ferreira Violante Pereira
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-14 às 22:58:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias