Formação em Responsabilidade Social
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Desenvolvimento pessoal |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S (de 15-09-2025 a 06-02-2026)

Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolver competências transversais dos formandos através da partilha de conhecimentos de especialistas de diversas áreas da responsabilidade social (Voluntariado, Direitos Fundamentais, Equidade de género e não discriminação, Inclusão, Sustentabilidade, Cidadania ativa, Ética) e da experiência adquirida dos formandos com a participação em trabalhos de campo;
- Capacitar os formandos para a conceção de projetos de responsabilidade social;
- Contribuir para o plano de promoção da responsabilidade social da U.Porto.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecer os conceitos fundamentais em Responsabilidade Social, Voluntariado, Direitos Humanos, Equidade de género e não discriminação, Inclusão, Sustentabilidade, Cidadania ativa e Ética;
- Conhecer exemplos de práticas de Responsabilidade Social em contexto universitário;
- Conhecer os conceitos basilares para a prática do voluntariado;
- Desenvolver competências fundamentais para a prática do voluntariado;
- Ser capaz de identificar os benefícios e dificuldades na prática de voluntariado;
- Conhecer e desenvolver competências fundamentais para a prática do voluntariado;
- Ser capaz de elaborar um projeto no âmbito da responsabilidade social;
- Ser capaz de apresentar um projeto no âmbito da responsabilidade social.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programa
- Temáticas importantes em Responsabilidade Social (RS)
- Conceitos fundamentais em RS, Voluntariado, Direitos Humanos, Equidade de género e não discriminação, Inclusão, Sustentabilidade, Cidadania ativa, Ética.
- Exemplos de práticas de Responsabilidade Social em contexto universitário.
2.
Capacitação em Voluntariado
- Agentes de voluntariado;
- Tipo de voluntariado;
- Categorias do voluntário;
- Requisitos para o voluntariado formal;
- Ética na prática do voluntariado;
- Bases do enquadramento jurídico do Voluntariado em Portugal e no Mundo;
- Direitos e deveres do voluntário;
- Obstáculos do voluntário;
- Autoconhecimento;
- Hétero conhecimento e a coesão grupal;
- Gestão Emocional;
- Comunicação e Relacionamento Interpessoal;
- Negociação e Gestão de Conflitos;
- Prática de voluntariado.
- Planeamento e gestão de um projeto de responsabilidade social
- Utopia
- Empreendedorismo social
- Planeamento de projeto de RS
- Problema
- Soluções
- Beneficiários
- Atividades
- Fatores de inovação e diferenciação
- Recursos e talentos
- Resultados pretendidos
- Sustentabilidade
- Cronograma
- Orçamento
- Organização e gestão de um projeto de responsabilidade social
- Elaboração de perfis de posto
- Recrutamento de voluntários
- Entrevista e seleção
- Preparação dos voluntários
- Supervisão/Acompanhamento
- Avaliação
- Reconhecimento
- Como elaborar um Pitch.
Bibliografia Obrigatória
Bocean CG, Nicolescu MM, Cazacu M, Dumitriu S.; The Role of Social Responsibility and Ethics in Employees' Wellbeing
Duane B, Stancliffe R, Miller FA, Sherman J, Pasdeki-Clewer E; Sustainability in Dentistry: A Multifaceted Approach NeededFA, Sherman J, Pasdeki-Clewer E. Sustainability in Dentistry
Pista mágica; Manual de Formação. Gestão de Voluntariado
Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior; Indicadores de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior
Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior; Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas presenciais contemplam aulas teóricas, teórico-práticas (TP) e práticas (P) com diferentes metodologias de ensino e avaliação de forma a ser possível a potenciar a aquisição das competências.
Nas aulas T serão realizadas exposições teóricas dos conteúdos programáticos que permitirão aos formandos conhecer os conceitos básicos/chave sobre as temáticas abordadas. A avaliação desta tipologia de aula será realizada com recurso a um exame teórico de escolha múltipla.
Nas aulas TP serão utilizadas dinâmicas interativas, apresentados exemplos de práticas, discutidos pontos de vista e esclarecidas dúvidas. Para a avaliação desta componente será solicitada a elaboração de um projeto de responsabilidade social com apresentação do mesmo sob a forma de vídeo com pitch.
Nas aulas P – Experiência de voluntariado numa instituição -, e, portanto, em contexto de campo, serão aplicados, do ponto de vista prático, os conhecimentos adquiridos e geridas as dificuldades encontradas através de apoio tutorial. Para avaliar esta tipologia de aula será solicitada a construção de um diário de bordo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho prático ou de projeto |
33,33 |
| Teste |
33,34 |
| Trabalho escrito |
33,33 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
54,00 |
| Frequência das aulas |
20,00 |
| Trabalho de campo |
7,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Para obter aprovação à unidade de curricular é obrigatório:
- a frequência a 75% das aulas;
- a realização das três avaliações.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final resulta da média da nota das três avaliações contínuas referidas - nota avaliação aula teórica (exame escolha múltipla) + nota aulas TP (vídeo com pitch) + nota P (diário de bordo) /3.