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Metodologias de Investigação e Bioestatística II

Código: MIMD010211     Sigla: MIBIOE II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 103 Plano Oficial a partir do ano letivo 2025/2026 1 - 4 54 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Álvaro Amadeu Ferreira de Azevedo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Práticas Laboratoriais: 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

 

São objetivos da Unidade Curricular aprofundar conceitos estatísticos apreendidos na disciplina do 1º semestre, nomeadamente na comparação de grupos.

Salientar a relação entre a associação estatística e o nexo de causalidade. Demonstrar a aplicabilidade de diferentes métodos de diagnóstico em função das suas propriedades. Demonstar a importância da relação entre: a pergunta de investigação, a  metodologia dos estudos epidemiológicos, os métodos de medida e os métodos de análise estatística. Iniciação aos testes de hipóteses multivariados.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de comparar dois grupos, testem associações e correlações.

No domínio dos métodos de diagnóstico, os estudantes devem saber estimar e interpretar a validade e a fiabilidade dos mesmos. Os estudantes devem distinguir os diferentes desenhos de estudo a implementar e as suas principais vantagens e desvantagens face a objetivos previamente definidos. Nesse sentido, os estudantes devem saber interpretar os principais indicadores de risco.

Por último, os estudantes devem saber identificar as vantagens e as desvantagens de diferentes métodos mutivariados de estimativa e previsão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Erros das medidas:

   Aleatório

   Sistemático

Teste T para duas amostras

Teste U Mann-Whitney

Teste de Wilcoxon

Desenhos de investigação - Indicadores de risco

Testes do Qui-quadrado

Teste de McNemar

Correlação e Regressão linear simples

Correlação de Spearman

Conceitos de normalidade em Epidemiologia Clínica

Testes de diagnóstico - Avaliação da validadade e fiabilidade (estatística Kappa). Análise de curvas ROC.

Introdução aos métodos estatísticos multivariados



Bibliografia Obrigatória

Wayne W. Daniel; Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Leon Gordis; Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6
João Marôco; Análise estatística com SPSS Statistics, ReporNumber, 2018. ISBN: 978-989-96763-5-0
Betty R. Kirkwood; Essential medical statistics. ISBN: 978-0-86542-871-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e práticas com apoio de meios informáticos. Utilização da plataforma Moodle para fóruns de discussão e autoavaliações.

Software

SPSS

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Exame 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

As aulas práticas estão sujeitas ao regime de faltas.
Presenças mínimas, obrigatórias (75%).



Fórmula de cálculo da classificação final

Época normal (EN):
O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, contínua e sumativa, compreendido em dois momentos: 1º Momento de avaliação – Teste teórico (T) de fundamentos de bioestatística (cotação 0,6); 2º Momento de avaliação – Produtividade em análise estatística em SPSS ao longo do semestre. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores em qualquer dos dois momentos.

Fórmula da Avaliação final na época normal = 0,6*exame teórico + 0,4*Produtividade - aulas práticas.

Avaliação contínua (c/ dispensa de exame prático):

  1. Todas as avaliações práticas  positivas – 14 valores
  2. Uma falta ou uma avaliação prática negativa – 13 valores
  3. Duas faltas ou duas avaliações  práticas negativas – 11 valores
  4. Três ou mais avaliações práticas negativas ou faltas requer exame prático de estatística analítica – SPSS (Modelo das aulas)

Fórmula da época normal (Sem avaliação contínua – com exame prático):
Classificação com exame final = 0,5*exame teórico + 0,5*exame prático (mínimo 10 valores nas duas componentes).

Época de recurso (Avaliaçãorcom exame final):
Serão submetidos a Exame de Recurso os discentes sem a aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente).
Estudantes reprovados na EN a, pelo menos, uma das duas componentes. No caso de fazer, apenas, a componente em falta, será atribuída, à componente já aprovada, a classificação positiva obtida na EN.

Este método de avaliação é composto por um exame prático (P) e por um exame teórico (T).
Fórmula de época de recurso = 0,5 x Exame (T) + 0,5 x Avaliação (P) (mínimo 10 valores nas duas componentes).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação em época especial (setembro):

Exame de época especial = 0,5*P + 0,5*T

Mínimo 10,0 valores em qualquer das duas componentes (TP e P)

Melhoria de classificação

Melhoria de classificação (Época de recurso) - Não obriga às duas avaliações, teórica e prática. Sendo atribuído a melhor das duas classificações finais, (Época normal ou de recurso).

Fórmula para melhoria (época de recurso) = 0,5 x Exame TP + 0,5 x Avaliação prática (P)

Mínimo 10,0 valores em qualquer das duas componentes (TP e P)

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