Código: | MIMD010211 | Sigla: | MIBIOE II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Físicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Gestão Académica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMD | 103 | Plano Oficial a partir do ano letivo 2025/2026 | 1 | - | 4 | 54 | 108 |
Docente | Responsabilidade |
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Álvaro Amadeu Ferreira de Azevedo | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Práticas Laboratoriais: | 1,50 |
São objetivos da Unidade Curricular aprofundar conceitos estatísticos apreendidos na disciplina do 1º semestre, nomeadamente na comparação de grupos.
Salientar a relação entre a associação estatística e o nexo de causalidade. Demonstrar a aplicabilidade de diferentes métodos de diagnóstico em função das suas propriedades. Demonstar a importância da relação entre: a pergunta de investigação, a metodologia dos estudos epidemiológicos, os métodos de medida e os métodos de análise estatística. Iniciação aos testes de hipóteses multivariados.
Erros das medidas:
Aleatório
Sistemático
Teste T para duas amostras
Teste U Mann-Whitney
Teste de Wilcoxon
Desenhos de investigação - Indicadores de risco
Testes do Qui-quadrado
Teste de McNemar
Correlação e Regressão linear simples
Correlação de Spearman
Conceitos de normalidade em Epidemiologia Clínica
Testes de diagnóstico - Avaliação da validadade e fiabilidade (estatística Kappa). Análise de curvas ROC.
Introdução aos métodos estatísticos multivariados
Aulas teórico-práticas e práticas com apoio de meios informáticos. Utilização da plataforma Moodle para fóruns de discussão e autoavaliações.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Exame | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 90,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Total: | 135,00 |
As aulas práticas estão sujeitas ao regime de faltas.
Presenças mínimas, obrigatórias (75%).
Época normal (EN):
O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, contínua e sumativa, compreendido em dois momentos: 1º Momento de avaliação – Teste teórico (T) de fundamentos de bioestatística (cotação 0,6); 2º Momento de avaliação – Produtividade em análise estatística em SPSS ao longo do semestre. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores em qualquer dos dois momentos.
Fórmula da Avaliação final na época normal = 0,6*exame teórico + 0,4*Produtividade - aulas práticas.
Avaliação contínua (c/ dispensa de exame prático):
Fórmula da época normal (Sem avaliação contínua – com exame prático):
Classificação com exame final = 0,5*exame teórico + 0,5*exame prático (mínimo 10 valores nas duas componentes).
Época de recurso (Avaliaçãorcom exame final):
Serão submetidos a Exame de Recurso os discentes sem a aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente).
Estudantes reprovados na EN a, pelo menos, uma das duas componentes. No caso de fazer, apenas, a componente em falta, será atribuída, à componente já aprovada, a classificação positiva obtida na EN.
Este método de avaliação é composto por um exame prático (P) e por um exame teórico (T).
Fórmula de época de recurso = 0,5 x Exame (T) + 0,5 x Avaliação (P) (mínimo 10 valores nas duas componentes).
Melhoria de classificação (Época de recurso) - Não obriga às duas avaliações, teórica e prática. Sendo atribuído a melhor das duas classificações finais, (Época normal ou de recurso).
Fórmula para melhoria (época de recurso) = 0,5 x Exame TP + 0,5 x Avaliação prática (P)
Mínimo 10,0 valores em qualquer das duas componentes (TP e P)