Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MIMD010108

Anatomia Geral

Código: MIMD010108     Sigla: ANAT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 86 Plano Oficial a partir do ano letivo 2025/2026 1 - 6 72 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Daniela da Silva Pereira Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular propõe uma abordagem clássica à anatomia macroscópica humana, visando proporcionar um conhecimento estruturado e aprofundado da organização do corpo humano. O conhecimento anatómico é regularmente articulado com conceitos essenciais da prática clínica, promovendo a compreensão integrada entre a estrutura e a função.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

- Demonstrar conhecimentos teóricos e práticos de anatomia macroscópica humana, fundamentais para a sua futura aplicação em contexto clínico.

- Utilizar corretamente a terminologia da Nomina Anatomica.

- Identificar e descrever estruturas anatómicas em peças cadavéricas.

- Reconhecer as estruturas anatómicas em exames imagiológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Estrutura e Organização do Corpo Humano

Conceitos fundamentais de anatomia. Nomenclatura anatómica topográfica.

 

Introdução à osteologia, artrologia e miologia

Organização do esqueleto, tipologia dos ossos e dos seus acidentes anatómicos. Introdução ao estudo das articulações (artrologia) e músculos (miologia).

 

Anatomia da cabeça, pescoço e tronco

Osteologia geral do esqueleto axial. Articulações e grupos musculares principais da cabeça, pescoço e tronco. Organização anatómica das cavidades viscerais do pescoço, tórax e abdómen.

 

Esplancnologia

Organização anatómica do sistema respiratório, sistema digestivo, sistema urinário e sistemas reprodutores masculino e feminino. Relações anatómicas importantes e implicações clínicas. Integração funcional com as cavidades viscerais onde se localizam.

 

Sistema Circulatório

Anatomia do coração, válvulas e sistema de condução cardíaco. Irrigação e drenagem venosa do coração. Organização da circulação pulmonar e sistémica. Irrigação e drenagem venosa do tronco.  

 

Anatomia dos Membros Superiores e Inferiores

Osteologia, artrologia e miologia dos membros superiores e inferiores. Irrigação arterial e drenagem venosa dos membros.

 

Sistema Nervoso

Organização estrutural do sistema nervoso. Sistema nervoso periférico.

 

Nota: A presente unidade curricular constitui a base da formação anatómica do estudante, sendo complementada no segundo semestre com o estudo aprofundado da anatomia da cabeça e do pescoço, com relevância particular para a prática de um médico dentista.

Bibliografia Obrigatória

Susan Standring; Gray.s anatomy : the anatomical basis of clinical practice. ISBN: 978-0443-06684-9
Eric W. Baker, Michael Schuenke, Erik Schulte; Anatomy for Dental Medicine. ISBN: 1626230862
Keith L. Moore, Arthur F. Dalley, Anne M. R. Agur; Clinically Oriented Anatomy

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino consiste em aulas teóricas (1 hora semanal), teórico-práticas (1 hora semanal) e práticas (2 horas semanais). Nas aulas teóricas procede-se à exposição sistemática dos conteúdos programáticos, abordando a organização e estrutura do corpo humano de forma sequencial e integrada. Nas aulas práticas utilizam-se peças anatómicas e cadáveres humanos dissecados, permitindo o desenvolvimento de competências de observação e reconhecimento anatómico. Os alunos têm ainda acesso às peças anatómicas fora do horário das suas turmas, mediante requisição prévia. Nas aulas teórico-práticas aprofunda-se o conhecimento de conceitos anatómicos de maior relevância, promovendo a compreensão das suas relações anatómicas e a aplicação clínica desse conhecimento, recorrendo-se ao uso de imagem (em particular exames imagiológicos) e à apresentação de casos clínicos sempre que possível.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 72,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação em pelo menos 75% das aulas práticas e 75% das aulas teórico-práticas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O estudante poderá obter aprovação na unidade curricular deste que tenha sucesso num dos seguintes processos de avaliação:

 

 AVALIAÇÃO DISTRIBUIDA AO LONGO DO SEMESTRE. 

É constituída pelos seguintes componentes:

  • Duas provas intercalares com dois exames, um prático e um teórico, a realizar no mesmo dia na semana intercalar em datas a designar pelo Conselho Pedagógico.
    1. 1ª prova intercalar – Exame prático (identificação de 20 estruturas anatómicas) – 2.5 valores; Exame teórico (25 perguntas de escolha múltipla) – 6,5 valores. Comparência obrigatória em ambos os exames. Para ter aprovação o estudante deverá obter pelo menos 40% da cotação no exame teórico.
    2. 2ª prova intercalar – Exame prático (identificação de 20 estruturas anatómicas) – 2.5 valores; Exame teórico (25 perguntas de escolha múltipla) – 6,5 valores. Comparência obrigatória em ambos os exames. Para ter aprovação o estudante deverá obter pelo menos 40% da cotação no exame teórico.

 

  • Avaliação das aulas práticas - 2 valores. Cada docente de turma prática definirá na primeira aula prática quais os critérios de avaliação contínua que aplicará nas suas aulas.

 

EXAME FINAL e EXAME de RECURSO

Versa toda a matéria da unidade curricular e consta de uma prova teórica e uma prova prática, com a cotação de 13 valores para a prova teórica (50 perguntas), 5 valores para a prova prática (40 estruturas). Somará a esta cotação, a avaliação obtida ao longo do semestre (2 valores para a avaliação das aulas práticas).  Para ter aprovação o estudante deverá obter pelo menos 40% da cotação no exame teórico. As componentes prática e teórica do exame estarão divididas em 2 partes correspondendo a cada uma das avaliações intercalares. Desta forma, os estudantes que não tiveram aprovação durante a avaliação distribuída ao longo do semestre, poderão optar por realizar apenas 1 das partes práticas e/ou teóricas deste exame.

 

 

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes podem realizar o estudo prévio das peças anatómicas disponíveis ao longo do semestre desde que requisitadas com antecedência.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os exames realizados em Época Especial serão feitos exclusivamente por meio de PROVA ORAL perante dois docentes

Melhoria de classificação

As melhorias apenas poderão ser realizadas na época de recurso. Os estudantes poderão optar por realizar a melhoria da avaliação da prova prática, da prova teórica ou de ambas.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-11 às 04:45:57 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico