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Odontopediatria e Ortodontia I

Código: MIMD030211     Sigla: ODPORTO I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 69 Plano Oficial a partir do ano letivo 2025/2026 3 - 6 90 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Cristina Pinto Coelho Mendonça de Figueiredo Pollmann Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Práticas Laboratoriais: 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Preparar os futuros médicos dentistas para prestarem cuidados de saúde oral a crianças, adolescentes e a pessoas com necessidades especiais. Capacitar para colaborar em equipa multidisciplinar de saúde infantil. Ser eficiente a ensinar e motivar à literacia em saúde oral.
Aprofundar o conhecimento do desenvolvimento normal e patológico humano, com especial incidência a nível da face e aparelho estomatognático. Saber os conceitos básicos de má oclusão, ser capaz de reconhecer o desenvolvimento normal e anormal da face, da oclusão e das funções orofaciais.

Conhecer e manipular o instrumental e materiais de uso clínico e, com o recurso a simuladores, desenvolver aptidões para efetuar procedimentos clínicos de Odontopediatria.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender de forma dirigida e aprofundada os aspetos morfofuncionais e disfuncionais do aparelho estomatognático, nas várias etapas de desenvolvimento humano.
Estar apto e competente para participar ativamente na iniciação à clínica para a resolução de casos clínicos do âmbito da Odontopediatria.

Ter desenvolvido aptidões gerais e de motricidade fina para efetuar procedimentos laboratoriais de ortodontia e atos clínicos de odontopediatria.
Conhecer e saber manipular o instrumental e materiais de uso clínico mais comuns, no âmbito odontopediatria.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nomenclatura dentária, classificações dentárias, características morfológicas gerais e específicas da dentição temporária e permanente e sua cronologia de erupção.
Embriologia da cabeça e do pescoço.
Crescimento geral e  remodelação óssea.
Classificação  e movimento das articulações das articulações do crânio, face e ATM.
Fisiologia muscular.
O conhecimento dos aspetos que são comuns à utilização dos  fármacos, os seus mecanismos gerais de ação e avaliação do efeito terapêutico para o uso racional dos medicamentos.

Programa

Crescimento craniofacial pós-natal. Desenvolvimento, maturação e envelhecimento da oclusão. Fisiopatologia das funções orofaciais. Disfunções, parafunções e hábitos orais. Etiologia da má oclusão.
Exame clínico, diagnóstico e plano de tratamento em odontopediatria.
Particularidades psicológicas da criança e do adolescente.
Implicações clínicas das diferenças entre os dentes temporários e permanentes. 
Anomalias dentárias de desenvolvimento.
Importância do primeiro molar permanente.
Imagiologia em Odontopediatria.
Materiais dentários em odontopediatria.
Prevenção da cárie em odontopediatria.
Fisiopatologia e terapêutica da cárie em dentição temporária e permanente: Condutas minimamente invasivas, terapêutica pulpar em odontopediatria.
Patologia oral e periodontal na criança e no adolescente.
Traumatismos dentários.
Particularidades da anestesia e controlo da dor.
Introdução à cirurgia oral em odontopediatria.
Tratamento protético da criança e do adolescente.
Pacientes com necessidades especiais e pacientes medicamente comprometidos.

Atividade em contexto pré-clínico:
Execução em simuladores de preparações cavitárias, tratamentos restauradores e pulpares com diferentes técnicas e materiais.
Introdução e manipulação do instrumental e materiais para confeção de aparelhos ortodônticos biomecânicos.

Bibliografia Obrigatória

Andrade , David Casimiro de; Textos escolhidos de odontopediatria. ISBN: 978-989-746-137-8
Proffit , William R.; Contemporary Orthodontics. ISBN: 978-0-323-54387-3
Harris , Norman O.; Primary preventive dentistry. ISBN: 0-8385-8129-3
Moyers , Robert E.; Handbook of orthodontics. ISBN: 0-8151-6003-8
Graber , Lee W.; Orthodontics : current principles and techniques. ISBN: 978-0-323-37832-1
Andrade DC, Pimenta J, Rebelo P; Materiais Adesivos em Crianças e Jovens - Técnicas e Aplicações Clínicas, Porto Editora. ISBN: 972-0-06035-2
Ghassem A, Mojtaba VG, Richard ; Atlas of Pediatric Oral and Dental Developmental Anomalies , Wiley-Blackwell
Enlow D.H.; Handbook of Facial Growth, Sauders. ISBN: 13: 978-0721633862.

Observações Bibliográficas

São oportunamente disponibilizados aos estudantes outros textos e material  de apoio ao estudo, no enquadramento dos temas do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de exposição crítica dos conceitos, apoiadas por tecnologias de apoio ao ensino e comunicação, que o docente explora e ajusta à medida.

Aulas práticas laboratoriais de atividade pré-clínica, com recursos a simuladores.

As avaliações pré-clínicas serão efetuadas com base na Metodologia OSCE - critérios adaptados para os procedimentos pré-clínicos, oprtunamente fornecidos aos estudantes na aula de apresentação.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas
Trabalho escrito
Trabalho laboratorial
Estudo autónomo
Total: 0,00

Obtenção de frequência

A assiduidade constitui um pré-requisito para o aproveitamento
do estudante,  com a frequência de um mínimo de 75% de contacto presencial.

O trabalhador-estudante ou ao abrigo de qualquer outra estatuto, ou apesar da isenção legal da verificação de frequência, não está isento das aprendizagens propiciadas pelas horas de contacto nem da submissão, em tempo oportuno, aos componentes de avaliação previstos para os demais estudantes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Para aprovação é necessário ter cumprido, TODOS os componentes da avaliação, independentemente do estatuto do estudante.

Cálculo da nota final
70% T/P + 30% P/L

Época 
Normal

Componente  T/P - 70%, através de testes parcelares com nota mínima (10 valores).

Componente P/L - 30%
  • 50% teste prático com nota mínima (10 valores)
  • 25% somatório dos trabalhos pré-clínico
  • 25% portefólio.

Recurso ou outra 

Para o estudante poder aceder à época de recurso tem obrigatoriamente de ter cumprido 75% da assiduidade e ter tido avaliação positiva em cada um os parâmetros de avaliação P/L.

Cálculo da nota em recurso = 70% T/P + 30% P/L

Componente  T/P - Teste com a nota mínima (10 valores).
Componente P/L - Nota obtida nesta componente durante a frequencia da UC, com nota mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O acesso a avaliação especial, independentemente do estatuto ou regime,  só é possível para a componente atribuída aos testes e implica ter cumprido, em tempo útil, todas as restantes componentes  e critérios de avaliação contínua.

Melhoria de classificação

Esta UC é de avaliação contínua:

  • a melhoria pode ser efetuada para 70% da nota, no correspondente aos testes das aulas T/P.
Para a melhoria da totalidade da nota será necessário frequentar novamente a UC.
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