Código: | MIMD030211 | Sigla: | ODPORTO I |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina Dentária |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Gestão Académica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMD | 69 | Plano Oficial a partir do ano letivo 2025/2026 | 3 | - | 6 | 90 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria Cristina Pinto Coelho Mendonça de Figueiredo Pollmann | Regente |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 3,00 |
Preparar os futuros médicos dentistas para prestarem cuidados de saúde oral a crianças, adolescentes e a pessoas com necessidades especiais. Capacitar para colaborar em equipa multidisciplinar de saúde infantil. Ser eficiente a ensinar e motivar à literacia em saúde oral.
Aprofundar o conhecimento do desenvolvimento normal e patológico humano, com especial incidência a nível da face e aparelho estomatognático. Saber os conceitos básicos de má oclusão, ser capaz de reconhecer o desenvolvimento normal e anormal da face, da oclusão e das funções orofaciais.
Crescimento craniofacial pós-natal. Desenvolvimento, maturação e envelhecimento da oclusão. Fisiopatologia das funções orofaciais. Disfunções, parafunções e hábitos orais. Etiologia da má oclusão.
Exame clínico, diagnóstico e plano de tratamento em odontopediatria.
Particularidades psicológicas da criança e do adolescente.
Implicações clínicas das diferenças entre os dentes temporários e permanentes.
Anomalias dentárias de desenvolvimento.
Importância do primeiro molar permanente.
Imagiologia em Odontopediatria.
Materiais dentários em odontopediatria.
Prevenção da cárie em odontopediatria.
Fisiopatologia e terapêutica da cárie em dentição temporária e permanente: Condutas minimamente invasivas, terapêutica pulpar em odontopediatria.
Patologia oral e periodontal na criança e no adolescente.
Traumatismos dentários.
Particularidades da anestesia e controlo da dor.
Introdução à cirurgia oral em odontopediatria.
Tratamento protético da criança e do adolescente.
Pacientes com necessidades especiais e pacientes medicamente comprometidos.
Atividade em contexto pré-clínico:
Execução em simuladores de preparações cavitárias, tratamentos restauradores e pulpares com diferentes técnicas e materiais.
Introdução e manipulação do instrumental e materiais para confeção de aparelhos ortodônticos biomecânicos.
Aulas teórico-práticas de exposição crítica dos conceitos, apoiadas por tecnologias de apoio ao ensino e comunicação, que o docente explora e ajusta à medida.
Aulas práticas laboratoriais de atividade pré-clínica, com recursos a simuladores.
As avaliações pré-clínicas serão efetuadas com base na Metodologia OSCE - critérios adaptados para os procedimentos pré-clínicos, oprtunamente fornecidos aos estudantes na aula de apresentação.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 5,00 |
Teste | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | |
Trabalho escrito | |
Trabalho laboratorial | |
Estudo autónomo | |
Total: | 0,00 |
A assiduidade constitui um pré-requisito para o aproveitamento
do estudante, com a frequência de um mínimo de 75% de contacto presencial.
O trabalhador-estudante ou ao abrigo de qualquer outra estatuto, ou apesar da isenção legal da verificação de frequência, não está isento das aprendizagens propiciadas pelas horas de contacto nem da submissão, em tempo oportuno, aos componentes de avaliação previstos para os demais estudantes.
Para aprovação é necessário ter cumprido, TODOS os componentes da avaliação, independentemente do estatuto do estudante.
Cálculo da nota final = 70% T/P + 30% P/L
Época Normal
Recurso ou outra
Para o estudante poder aceder à época de recurso tem obrigatoriamente de ter cumprido 75% da assiduidade e ter tido avaliação positiva em cada um os parâmetros de avaliação P/L.
Cálculo da nota em recurso = 70% T/P + 30% P/L
Componente T/P - Teste com a nota mínima (10 valores).
Componente P/L - Nota obtida nesta componente durante a frequencia da UC, com nota mínima de 10 valores.
Esta UC é de avaliação contínua: