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Medicina Dentária Preventiva e Comunitária

Código: MIMD030209     Sigla: MDPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2025/2026 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 70 Plano Oficial a partir do ano letivo 2025/2026 3 - 3 45 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Lurdes Ferreira Lobo Pereira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,00
Práticas Laboratoriais: 1,00
Trabalho de Campo: 0,50

Língua de trabalho

Português
Obs.: Os estudantes internacionais terão acesso a bibliografia de acompanhamento em língua inglesa

Objetivos

O objectivo principal desta UC é que o estudante seja capaz  de adquirir conhecimento, que se reflitam em atitudes  na área da Medicina Dentária Preventiva e Comunitária e seja capaz de  desenvolvere  e competências teóricas e práticas fundamentais em medicina dentária preventiva em contexto clínico e comunitário.


Os objectivos secundários a atingir no final desta UC  estão relacionados com cada um dos tópicos do programa.

1) ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS BASEADAS NA EVIDÊNCIA:

Conhecimento:


  • Explicar os princípios da medicina dentária baseada na evidência

  • Identificar os diferentes níveis de evidência científica

  • Descrever as principais guidelines internacionais em prevenção oral


Competências:



  • Pesquisar e analisar criticamente literatura científica sobre prevenção

  • Avaliar a qualidade metodológica de estudos preventivos

  • Selecionar estratégias preventivas com base na melhor evidência disponível


Atitudes



  • Demonstrar pensamento crítico na avaliação de evidências

  • Valorizar a importância da prática baseada na evidência



2) AVALIAÇÃO DE RISCO INDIVIDUAL

Conhecimento:



  • Identificar os principais fatores de risco para cárie dentária e doença periodontal

  • Explicar os determinantes sociais, comportamentais e biológicos das doenças orais

  • Descrever os instrumentos de avaliação de risco disponíveis


Competências:



  • Aplicar instrumentos de avaliação de risco (ex: Cariogram)

  • Interpretar resultados de avaliações de risco

  • Desenvolver planos preventivos individualizados baseados no risco


Atitudes:



  • Demonstrar abordagem sistemática na avaliação de pacientes

  • Valorizar a prevenção personalizada



3) EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE ORAL


Conhecimento:



  • Explicar os princípios teóricos da educação para a saúde

  • Distinguir estratégias educativas para diferentes contextos e populações

  • Identificar barreiras à mudança comportamental


Competências:



  • Desenvolver materiais educativos apropriados

  • Implementar sessões de educação para a saúde

  • Adaptar a comunicação a diferentes grupos etários e sociais


Atitudes



  • Demonstrar capacidades de comunicação eficaz



4) MÉTODOS DE CONTROLO DOS BIOFILMES ORAIS

Conhecimento:



  • Explicar a formação e estrutura dos biofilmes orais

  • Descrever métodos mecânicos e químicos de controlo de biofilmes

  • Identificar indicações específicas para diferentes produtos


Competências:



  • Demonstrar técnicas corretas de higiene oral

  • Selecionar produtos de higiene oral apropriados

  • Ensinar técnicas de controlo de biofilmes a diferentes populações


Atitudes:



  • Valorizar a importância do controlo regular de biofilmes


5) UTILIZAÇÃO PREVENTIVA DO FLÚOR

Conhecimento:



  • Descrever as diferentes vias de administração e suas indicações em contexto clínico e comunitário

  • Identificar riscos de toxicidade e fluorose


Competências:



  • Calcular dosagens apropriadas de flúor

  • Aplicar diferentes formas de flúor tópico

  • Desenvolver protocolos personalizados de fluoretação


Atitudes:



  • Demonstrar precisão na aplicação de protocolos

  • Valorizar a segurança na utilização de flúor


6) SELANTES DE FISSURAS

Conhecimento:



  • Explicar as indicações e contraindicações para selantes

  • Descrever os diferentes tipos de materiais seladores

  • Identificar critérios de seleção para aplicação de selantes de fissuras


Competências:


  • Executar a técnica de aplicação de selantes

  • Avaliar a qualidade dos selantes


Atitudes:


  • Demonstrar precisão técnica


7) DIETA E NUTRIÇÃO EM SAÚDE ORAL


Conhecimento:



  • Explicar a relação entre dieta e doenças orais

  • Identificar alimentos cariogénicos e protetores

  • Descrever padrões alimentares saudáveis em relação com a saúde oral


Competências:



  • Analisar diários alimentares  e fornecer aconselhamento em  relação com a saúde oral


Atitudes:



  • Demonstrar sensibilidade cultural nas recomendações


 8) PREVENÇÃO DO TRAUMA OROFACIAL

      Conhecimento:



  • Identificar fatores de risco para trauma dentário

  • Descrever estratégias de prevenção por atividade


      Competências:



  • Aconselhar sobre  prevenção do trauma orofacial 

  • Desenvolver campanhas de prevenção de trauma orofacial em contextos específicos


     Atitudes:



  • Valorizar a prevenção de lesões


9) PREVENÇÃO DO CANCRO ORAL

 


    Conhecimento:



  • Identificar fatores de risco para cancro oral

  • Explicar estratégias de prevenção primária


     Competências:



  • Educar sobre fatores de risco modificáveis

  • Desenhar ações de promoção nesta temática Implementar campanhas de consciencialização


     Atitudes:


  • Demonstrar sensibilidade no aconselhamento


10) DOENÇAS SISTÉMICAS E SAÚDE ORAL

    Conhecimento:



  • Explicar a relação bidirecional entre saúde oral e sistémica

  • Identificar condições sistémicas que afetam a saúde oral


    Competências:



  • Adaptar estratégias preventivas a condições médicas


Atitudes:



  • Valorizar a abordagem multidisciplinar

  • Demonstrar compreensão holística da


11) ADESÃO E CUMPRIMENTO EM PREVENÇÃO PRIMÀRIA

Conhecimento:



  • Explicar fatores que influenciam a adesão

  • Identificar barreiras ao cumprimento terapêutico

  • Descrever estratégias motivacionais


Competências:



  • Aplicar técnicas de comunicação motivacional


Atitudes:



  • Demonstrar compreensão

  • Valorizar a participação ativa do paciente



12) NOVAS ABORDAGENS PREVENTIVAS

Conhecimento:



  • Identificar tecnologias emergentes em prevenção


Competências:



  • Avaliar criticamente novas tecnologias

  • Manter-se atualizado com desenvolvimentos científicos


Atitudes:



  • Demonstrar abertura à inovação

  • Valorizar a aprendizagem contínua



13) PLANIFICAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE ORAL

 


Conhecimento:



  • Explicar metodologias de planeamento em saúde

  • Identificar necessidades de saúde oral populacional


Competências:



  • Desenvolver programas preventivos comunitários

  • Definir objetivos mensuráveis e indicadores

  • Planificar recursos e cronogramas


Atitude:



  • Demonstrar pensamento estratégico

  • Valorizar o impacto populacional da prevenção

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que no final do semestre os estudantes tenham adquiridos conhecimentos e desenvolvido competências e capacidades que lhes permitam implementar medidas preventivas em contexto comunitário.

Adicionalmente pretende-se que os estudantes adquiram aptidões e competências para planear e desenvolver ações de Educação e Promoção de Saúde Oral na Comunidade.


Espera que o estudante adquira conhecimentos e competências que lhes permitam implementar, posteriomente, em contexto clínico medidas de prevenção primária para as patologias orais.

Espera-se ainda que o estudante adquira conhecimentos e competências em Saúde Pública Oral que permita advogar o empenho ativo dos futuros médicos dentistas nas estratégias de saúde pública.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes deverão ter conhecimentos da anatomia e fisiologia da cavidade oral que lhe permitam compreender o binómio saúde/doença.


Os estudantes deverão ter conhecimentos básicos no âmbito da Saúde Pública Oral e Comunitária e Epidemiologia.

Programa


Estratégias Preventivas Baseadas na Evidência

Avaliação de risco individual: Factores de risco e determinantes da doença oral, Instrumentos e critérios.

Estratégias de prevenção primária das doenças orais

  • Educação e Promoção de saúde Oral em contexto comunitário e clínico.
  • Métodos de controlo dos biolfilmes orais.
  • Fundamentos e conceitos atuais da atuação preventiva e terapêutica da utilização do flúor.
  • Selantes de fissuras.
  • Dieta e nutrição num contexto de saúde oral. 
  • Prevenção do trauma orofacial.
  • Prevenção do cancro oral. 
  • Doenças sistémicas e prevenção primária da saúde oral

 

Adesão e cumprimento  em prevenção primária.

Novas abordagens preventivas em saúde oral.

Planificação  e execução de programas de Saúde Oral em populações alvo em contexto comunitário.

Bibliografia Obrigatória

Norman O. Harris; Primary Preventive Dentistry. ISBN: 978-1-29204-061-5
Emili Cuenca Sala; Odontología preventiva y comunitaria. ISBN: 978-84-458-2203-6

Bibliografia Complementar

Nutland W, Cragg L; Health Promotion Practice,, 2015
Splieth, Christian; Innovations in Preventive Dentistry, Quintessence Publishing, 2021. ISBN: 978-1-78698-099-1

Observações Bibliográficas

Como bibliografia poderá ser  ainda indicado aos estudantes  a leitura de   artigos científicos  atuais  e com relevância para as temáticas lecionadas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino será aplicado em contexto de aulas teóricas e aulas teórico-práticas.


As aulas teóricas têm um componente expositivo com recurso a material iconográfico como powerpoint ou videos (nas temáticas em que se justificar a utilização).
Apesar do componente expositivo, os estudantes serão convidados a participar através de questões colocadas durante a aula mas também com recurso à plataforma Moodlle para colocar questões e discussão dos temas lecionados.


As aulas teórico-práticas decorrerão em ambiente de sala de aula/ ambiente pré-clinico e na comunidade. 


No contexto das aulas teórico-práticas serão realizadas ações de promoção de Saúde Oral na comunidade escolar da freguesia de Paranhos no âmbito do Projeto Paranhos Sorridente. Na comunidade os estudantes serão responsáveis pela realização e coordenação de uma ação de Promoção de Sáude Oral.

Ainda no contexto teórico-prático os estudantes farão treino de recolha de dados epidemiológicos, treino de estratégias de prevenção primária e resolução de casos clinicos.


A avaliação pré-clinica de procedimentos a serem realizados posteriormete, em contexto clínico,  no processo tranversal de aprendizagem será baseada na metodologia OSCE.   
Os estudantes terão acesso prévio,  atrvés de publicação na plataforma Moddle, aos critérios que serão usadas nos processos de avaliação quer no contexto pré-clinico, quer no contexto comunitário.

Software

Cariogram® software

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudante obtêm frequência da UC  com a presença em 75% das aulas teórico-práticas e aprovação na avaliação contínua.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.


Avaliação teórica (70% da avaliação final):

Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de uma avaliação escrita.
Nota minima da avaliação teórica 10,0 em  20 valores.

Avaliação TP (30% da avaliação final):

Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho, e a realização acção de promoção de Saúde Oral na Comunidade. 


Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 10,0 em 20 valores):

  • Fichas de trabalho e avaliação pré-clínica e será valorizada a participação nas aulas teórico -prático –50% do componente teórico-prático. 
  • Trabalhos  de “Promoção de saúde oral” -50% do componente teórico-prático. 

Na  avaliação desta UC  serão aplicadas as metodologias SOST (Soft Skills Training) e  metodologia SCOT ((Student-Centered Outcomes Teaching).


Com a aplicação do modelo SOST  pretende-se  promover e avaliar  a autonomia e responsabilidade bem como o desenvolvimento de competências éticas, de comunicação e críticas. Adicionalmente, pretende-se preparar o estudante  para contextos reais da prática profissional.

A metodologia SCOT irá permitir um ensino centrado no estudante,  com atividades que têm  como objetivos de aprendizagem claros e mensuráveis, integrado na prática com simulação de situações reais antes da prática clínica. Adicionalmente, será dada um feedback contínuo e  será estimulada a autoavaliação de forma a que haja  uma reflexão que promova uma melhoria constante.  







Obrigatoriedade  de realização de todos os componentes de avaliação TP independentemente do estatuto do estudante.

Os estudantes terão que obter nota mínima de 10 valores em cada uma das componetes de avaliação. 

 

Provas e trabalhos especiais

Não está prevista a realização de provas e trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2025/2026.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser feita atravês de um teste escrito e versará as matérias lecionadas nas aulas teóricas e teórico práticas (nota minima 10,0 em 20 valores).

Observações

Os estudantes deverão ter conhecimentos da anatomia e fisiologia da cavidade oral que lhe permitam compreender o binómio saúde/doença.

Os estudantes deverão ter conhecimentos básicos no âmbito da Saúde Pública Oral e Comunitária e Epidemiologia.
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