Medicina Dentária Preventiva e Comunitária
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Os estudantes internacionais terão acesso a bibliografia de acompanhamento em língua inglesa
Objetivos
O objectivo principal desta UC é que o estudante seja capaz de adquirir conhecimento, que se reflitam em atitudes na área da Medicina Dentária Preventiva e Comunitária e seja capaz de desenvolvere e competências teóricas e práticas fundamentais em medicina dentária preventiva em contexto clínico e comunitário.
Os objectivos secundários a atingir no final desta UC estão relacionados com cada um dos tópicos do programa.
1) ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS BASEADAS NA EVIDÊNCIA:
Conhecimento:
- Explicar os princípios da medicina dentária baseada na evidência
- Identificar os diferentes níveis de evidência científica
- Descrever as principais guidelines internacionais em prevenção oral
Competências:
- Pesquisar e analisar criticamente literatura científica sobre prevenção
- Avaliar a qualidade metodológica de estudos preventivos
- Selecionar estratégias preventivas com base na melhor evidência disponível
Atitudes
- Demonstrar pensamento crítico na avaliação de evidências
- Valorizar a importância da prática baseada na evidência
2) AVALIAÇÃO DE RISCO INDIVIDUAL
Conhecimento:
- Identificar os principais fatores de risco para cárie dentária e doença periodontal
- Explicar os determinantes sociais, comportamentais e biológicos das doenças orais
- Descrever os instrumentos de avaliação de risco disponíveis
Competências:
- Aplicar instrumentos de avaliação de risco (ex: Cariogram)
- Interpretar resultados de avaliações de risco
- Desenvolver planos preventivos individualizados baseados no risco
Atitudes:
- Demonstrar abordagem sistemática na avaliação de pacientes
- Valorizar a prevenção personalizada
3) EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE ORAL
Conhecimento:
- Explicar os princípios teóricos da educação para a saúde
- Distinguir estratégias educativas para diferentes contextos e populações
- Identificar barreiras à mudança comportamental
Competências:
- Desenvolver materiais educativos apropriados
- Implementar sessões de educação para a saúde
- Adaptar a comunicação a diferentes grupos etários e sociais
Atitudes
- Demonstrar capacidades de comunicação eficaz
4) MÉTODOS DE CONTROLO DOS BIOFILMES ORAIS
Conhecimento:
- Explicar a formação e estrutura dos biofilmes orais
- Descrever métodos mecânicos e químicos de controlo de biofilmes
- Identificar indicações específicas para diferentes produtos
Competências:
- Demonstrar técnicas corretas de higiene oral
- Selecionar produtos de higiene oral apropriados
- Ensinar técnicas de controlo de biofilmes a diferentes populações
Atitudes:
- Valorizar a importância do controlo regular de biofilmes
5) UTILIZAÇÃO PREVENTIVA DO FLÚOR
Conhecimento:
- Descrever as diferentes vias de administração e suas indicações em contexto clínico e comunitário
- Identificar riscos de toxicidade e fluorose
Competências:
- Calcular dosagens apropriadas de flúor
- Aplicar diferentes formas de flúor tópico
- Desenvolver protocolos personalizados de fluoretação
Atitudes:
- Demonstrar precisão na aplicação de protocolos
- Valorizar a segurança na utilização de flúor
6) SELANTES DE FISSURAS
Conhecimento:
- Explicar as indicações e contraindicações para selantes
- Descrever os diferentes tipos de materiais seladores
- Identificar critérios de seleção para aplicação de selantes de fissuras
Competências:
- Executar a técnica de aplicação de selantes
- Avaliar a qualidade dos selantes
Atitudes:
- Demonstrar precisão técnica
7) DIETA E NUTRIÇÃO EM SAÚDE ORAL
Conhecimento:
- Explicar a relação entre dieta e doenças orais
- Identificar alimentos cariogénicos e protetores
- Descrever padrões alimentares saudáveis em relação com a saúde oral
Competências:
- Analisar diários alimentares e fornecer aconselhamento em relação com a saúde oral
Atitudes:
- Demonstrar sensibilidade cultural nas recomendações
8) PREVENÇÃO DO TRAUMA OROFACIAL
Conhecimento:
- Identificar fatores de risco para trauma dentário
- Descrever estratégias de prevenção por atividade
Competências:
- Aconselhar sobre prevenção do trauma orofacial
- Desenvolver campanhas de prevenção de trauma orofacial em contextos específicos
Atitudes:
- Valorizar a prevenção de lesões
9) PREVENÇÃO DO CANCRO ORAL
Conhecimento:
- Identificar fatores de risco para cancro oral
- Explicar estratégias de prevenção primária
Competências:
- Educar sobre fatores de risco modificáveis
- Desenhar ações de promoção nesta temática Implementar campanhas de consciencialização
Atitudes:
- Demonstrar sensibilidade no aconselhamento
10) DOENÇAS SISTÉMICAS E SAÚDE ORAL
Conhecimento:
- Explicar a relação bidirecional entre saúde oral e sistémica
- Identificar condições sistémicas que afetam a saúde oral
Competências:
- Adaptar estratégias preventivas a condições médicas
Atitudes:
- Valorizar a abordagem multidisciplinar
- Demonstrar compreensão holística da
11) ADESÃO E CUMPRIMENTO EM PREVENÇÃO PRIMÀRIA
Conhecimento:
- Explicar fatores que influenciam a adesão
- Identificar barreiras ao cumprimento terapêutico
- Descrever estratégias motivacionais
Competências:
- Aplicar técnicas de comunicação motivacional
Atitudes:
- Demonstrar compreensão
- Valorizar a participação ativa do paciente
12) NOVAS ABORDAGENS PREVENTIVAS
Conhecimento:
- Identificar tecnologias emergentes em prevenção
Competências:
- Avaliar criticamente novas tecnologias
- Manter-se atualizado com desenvolvimentos científicos
Atitudes:
- Demonstrar abertura à inovação
- Valorizar a aprendizagem contínua
13) PLANIFICAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE ORAL
Conhecimento:
- Explicar metodologias de planeamento em saúde
- Identificar necessidades de saúde oral populacional
Competências:
- Desenvolver programas preventivos comunitários
- Definir objetivos mensuráveis e indicadores
- Planificar recursos e cronogramas
Atitude:
- Demonstrar pensamento estratégico
- Valorizar o impacto populacional da prevenção
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que no final do semestre os estudantes tenham adquiridos conhecimentos e desenvolvido competências e capacidades que lhes permitam implementar medidas preventivas em contexto comunitário.
Adicionalmente pretende-se que os estudantes adquiram aptidões e competências para planear e desenvolver ações de Educação e Promoção de Saúde Oral na Comunidade.
Espera que o estudante adquira conhecimentos e competências que lhes permitam implementar, posteriomente, em contexto clínico medidas de prevenção primária para as patologias orais.
Espera-se ainda que o estudante adquira conhecimentos e competências em Saúde Pública Oral que permita advogar o empenho ativo dos futuros médicos dentistas nas estratégias de saúde pública.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os estudantes deverão ter conhecimentos da anatomia e fisiologia da cavidade oral que lhe permitam compreender o binómio saúde/doença.
Os estudantes deverão ter conhecimentos básicos no âmbito da Saúde Pública Oral e Comunitária e Epidemiologia.
Programa
Estratégias Preventivas Baseadas na Evidência
Avaliação de risco individual: Factores de risco e determinantes da doença oral, Instrumentos e critérios.
Estratégias de prevenção primária das doenças orais
- Educação e Promoção de saúde Oral em contexto comunitário e clínico.
- Métodos de controlo dos biolfilmes orais.
- Fundamentos e conceitos atuais da atuação preventiva e terapêutica da utilização do flúor.
- Selantes de fissuras.
- Dieta e nutrição num contexto de saúde oral.
- Prevenção do trauma orofacial.
- Prevenção do cancro oral.
- Doenças sistémicas e prevenção primária da saúde oral
Adesão e cumprimento em prevenção primária.
Novas abordagens preventivas em saúde oral.
Planificação e execução de programas de Saúde Oral em populações alvo em contexto comunitário.
Bibliografia Obrigatória
Norman O. Harris;
Primary Preventive Dentistry. ISBN: 978-1-29204-061-5
Emili Cuenca Sala;
Odontología preventiva y comunitaria. ISBN: 978-84-458-2203-6
Bibliografia Complementar
Nutland W, Cragg L; Health Promotion Practice,, 2015
Splieth, Christian; Innovations in Preventive Dentistry, Quintessence Publishing, 2021. ISBN: 978-1-78698-099-1
Observações Bibliográficas
Como bibliografia poderá ser ainda indicado aos estudantes a leitura de artigos científicos atuais e com relevância para as temáticas lecionadas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino será aplicado em contexto de aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
As aulas teóricas têm um componente expositivo com recurso a material iconográfico como powerpoint ou videos (nas temáticas em que se justificar a utilização).
Apesar do componente expositivo, os estudantes serão convidados a participar através de questões colocadas durante a aula mas também com recurso à plataforma Moodlle para colocar questões e discussão dos temas lecionados.
As aulas teórico-práticas decorrerão em ambiente de sala de aula/ ambiente pré-clinico e na comunidade.
No contexto das aulas teórico-práticas serão realizadas ações de promoção de Saúde Oral na comunidade escolar da freguesia de Paranhos no âmbito do Projeto Paranhos Sorridente. Na comunidade os estudantes serão responsáveis pela realização e coordenação de uma ação de Promoção de Sáude Oral.
Ainda no contexto teórico-prático os estudantes farão treino de recolha de dados epidemiológicos, treino de estratégias de prevenção primária e resolução de casos clinicos.
A avaliação pré-clinica de procedimentos a serem realizados posteriormete, em contexto clínico, no processo tranversal de aprendizagem será baseada na metodologia OSCE.
Os estudantes terão acesso prévio, atrvés de publicação na plataforma Moddle, aos critérios que serão usadas nos processos de avaliação quer no contexto pré-clinico, quer no contexto comunitário.
Software
Cariogram® software
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
70,00 |
| Trabalho de campo |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
30,00 |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Os estudante obtêm frequência da UC com a presença em 75% das aulas teórico-práticas e aprovação na avaliação contínua.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final.
Avaliação teórica (70% da avaliação final):
Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de uma avaliação escrita.
Nota minima da avaliação teórica 10,0 em 20 valores.
Avaliação TP (30% da avaliação final):
Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho, e a realização acção de promoção de Saúde Oral na Comunidade.
Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 10,0 em 20 valores):
- Fichas de trabalho e avaliação pré-clínica e será valorizada a participação nas aulas teórico -prático –50% do componente teórico-prático.
- Trabalhos de “Promoção de saúde oral” -50% do componente teórico-prático.
Na avaliação desta UC serão aplicadas as metodologias SOST (Soft Skills Training) e metodologia SCOT ((Student-Centered Outcomes Teaching).
Com a aplicação do modelo SOST pretende-se promover e avaliar a autonomia e responsabilidade bem como o desenvolvimento de competências éticas, de comunicação e críticas. Adicionalmente, pretende-se preparar o estudante para contextos reais da prática profissional.
A metodologia SCOT irá permitir um ensino centrado no estudante, com atividades que têm como objetivos de aprendizagem claros e mensuráveis, integrado na prática com simulação de situações reais antes da prática clínica. Adicionalmente, será dada um feedback contínuo e será estimulada a autoavaliação de forma a que haja uma reflexão que promova uma melhoria constante.
Obrigatoriedade de realização de todos os componentes de avaliação TP independentemente do estatuto do estudante.
Os estudantes terão que obter nota mínima de 10 valores em cada uma das componetes de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Não está prevista a realização de provas e trabalhos especiais.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2025/2026.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação poderá ser feita atravês de um teste escrito e versará as matérias lecionadas nas aulas teóricas e teórico práticas (nota minima 10,0 em 20 valores).
Observações
Os estudantes deverão ter conhecimentos da anatomia e fisiologia da cavidade oral que lhe permitam compreender o binómio saúde/doença.
Os estudantes deverão ter conhecimentos básicos no âmbito da Saúde Pública Oral e Comunitária e Epidemiologia.