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Anatomia e Histologia Oral II

Código: MIMD020211     Sigla: AHISTO II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 91 Plano Oficial a partir do ano letivo 2025/2026 2 - 4 54 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Manuel Vasconcelos Mesquita Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Teorico-Prática: 1,00
Práticas Laboratoriais: 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


A UC tem como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimentos que lhes permitam:
- enumerar as características morfológicas gerais e específicas dos dentes permanentes do grupo posterior e dos dentes decíduos,
- enumerar as diferenças morfológicas e histológicas entre as duas dentições,
- identificar os dentes das dentições decídua e permanente.
- compreender e descrever o processo eruptivo,
- conhecer a cronologia de erupção dos dentes decíduos e permanentes,
- descrever as principais anomalias dentárias.
- descrever o processo de desenvolvimento embrionário da cabeça, da face, do maciço orofacial e das estruturas da cavidade oral nomeadamente os dentes.

Os estudantes devem ser capazes de desenvolver projetos sobre os temas ensinados.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão desenvolver competências e capacidades para identificarem e esculpirem dentes posteriores permanentes assim como para descrever as principais fases do desenvolvimento embrionário dos dentes e dos tecidos dentários e paradentários. 


Deverão desenvolver, em simultâneo, uma visão crítica sobre os temas ensinados e compreender a importância na obtenção destes conhecimentos para a sua prática clínica.


Pretende-se ainda, que, com estes conhecimentos, os estudantes possam melhor compreender a etiologia das patologias dentárias bem como estabelecer os melhores planos de tratamento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes devem ter conhecimentos de anatomia, biologia celular e embriologia geral. de preferência, Devem ter, de preferencia, tido aprovação à UC AHO I.

Programa

A. Morfologia dentária
1. Dentição Permanente
1.1. Características morfológicas gerais dos dentes permanentes do grupo posterior: pré.molares e molares
1.2. Características morfológicas específicas dos dentes permanentes do grupo posterior: pré-molares e molares
2. Dentição Decídua
2.1. Características morfológicas gerais dos dentes decíduos
2.2. Características morfológicas especificas dos dentes decíduos.
3. Erupção dentária.
4. Cronologia da erupção dos dentes do grupo posterior: pré-molares e molares e dos dentes decíduo.
5. Diferenças morfológicas e histológicas entre a dentição permanente e a decíduo.

B. Anomalias dentárias


C.Embriologia humana do maciço craniofacial e da cavidade oral
1 Embriologia craniofacial
2 Embriologia da cavidade oral
3 Arcos faríngeos e seus derivados
4 Embriologia dos tecidos paradentários
5 Odontogénese
6 Embriologia dos tecidos dentários

Bibliografia Obrigatória

Woelfel , Julian B.; Dental anatomy : its relevance to dentistry. ISBN: 0-683-23108-1
Gómez de Ferraris, María Elsa; Histología y embriología bucodental. ISBN: 84-7903-449-1
James K. Avery; Oral development and histology. ISBN: 0-86577-553-2
Sadler , T. W.; Langmans medical embryology. ISBN: 0-7817-4310-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas - modelo expositivo modificado com apresentação dos temas de morfologia oral e embriologia oral com incentivo à participação ativa dos estudantes de forma individual e em grupo.


Aulas práticas - Aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e teórico-práticas com realização de fichas de morfologia e embriologia e esculturas dentárias, em cera, pelos métodos de subtração e adição.


Utilização de um ambiente virtual de aprendizagem implementado através do uso da plataforma Moodle.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 1,00
Trabalho de campo 2,00
Total: 3,00

Obtenção de frequência

Mínimo de 75% de presenças nas aulas teórico-práticas e práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação teórica (A) obtida com a realização de um exame no final do semestre incidindo na matéria lecionada no semestre. Nota com ponderação de 50% na classificação final.


Avaliação prática:

Exame prático (B) do tipo gincana realizado no final de cada semestre incidindo sobre a matéria lecionada no semestre. Nota com ponderação de 50% na classificação desta componente prática.


Avaliação continua (C) obtida com a realização de trabalhos práticos em ambiente de sala de aula. Nota com ponderação de 50% na classificação desta componente prática.


A nota final resulta da aplicação da seguinte fórmula:

(((B + C)/2)/2) + (A/2)


Nota mínima em cada uma das componentes de avaliação, teórica e prática, de nove vírgula zero valores em vinte.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalhador-estudante - avaliação baseada na realização de exame escrito, teórico (A) e prático (B), da matéria lecionada no semestre sem avaliação contínua.


Fórmula de cálculo da nota final:

A/2 + B/2

Melhoria de classificação

No mesmo ano letivo, mediante a realização de exame escrito, teórico e prático, da matéria lecionada no semestre mantendo a nota da avaliação contínua prática, sempre que aplicável.

No ano letivo imediatamente a seguir, mediante a realização de exame escrito, teórico e prático, da matéria lecionada no semestre, sem nota de avaliação prática contínua.
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