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Saúde Oral Pública e Comunitária

Código: MIMD020113     Sigla: SOPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 85 Plano Oficial a partir do ano letivo 2025/2026 2 - 3 45 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Lurdes Ferreira Lobo Pereira Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Práticas Laboratoriais: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 4 4,00
Maria de Lurdes Ferreira Lobo Pereira 0,50
Isabel Cristina Gonçalves Roçadas Pires 0,50
Práticas Laboratoriais Totais 4 6,00
Leonor Maria Frey Ramos Furtado 3,00
Maria de Lurdes Ferreira Lobo Pereira 2,00
Isabel Cristina Gonçalves Roçadas Pires 1,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: A estudantes estrangeiros será facilitado apoio e bibliografia em inglês.

Objetivos

Pretende-se com este  Programa Curricular que os estudantes atinjam no final do semestre os seguintes objectivos:

1) Conhecer a evolução histórica da saúde pública oral e distinguir entre saúde pública oral e medicina dentária clínica. Definir os conceitos fundamentais de prevenção primária, secundária e terciária no contexto oral. Aplicar os modelos de determinantes sociais da saúde e o modelo de promoção da saúde de Ottawa na planificação de intervenções orais. Compreender o conceito de "common risk factor approach" e analisar criticamente diferentes modelos de organização de serviços de saúde oral.

2) Interpretar dados epidemiológicos sobre a prevalência e incidência das principais doenças orais em diferentes populações. Utilizar adequadamente os índices epidemiológicos mais relevantes (CPOD, CPOS, IPC) e planear inquéritos epidemiológicos seguindo metodologias padronizadas.

3) Calcular e interpretar medidas de frequência, associação e impacto em epidemiologia oral. Identificar e categorizar os determinantes proximais, intermédios e distais da saúde oral, analisando o papel dos fatores comportamentais, socioeconómicos, ambientais e políticos na etiologia das doenças orais.

4) Identificar e quantificar desigualdades em saúde oral  distinguindo entre desigualdades, inequidades.
Aplicar métodos estatísticos para medir desigualdades em saúde oral e analisar as desigualdades ao longo do curso de vida e entre territórios. Caracterizar as necessidades específicas de saúde oral em grupos vulneráveis (idosos, pessoas com deficiência, populações migrantes, grávidas e crianças).

5) Categorizar as barreiras aos cuidados de saúde oral (económicas, geográficas, culturais, organizacionais) e avaliar o seu impacto no acesso e utilização dos serviços. Avaliar modelos alternativos de prestação de cuidados e analisar o papel das parcerias público-privadas na melhoria do acesso.

6) Avaliar criticamente a qualidade metodológica de estudos científicos em saúde pública oral, identificando e minimizando vieses em estudos epidemiológicos. Interpretar adequadamente revisões sistemáticas e meta-análises, utilizando criticamente bases de dados e sistemas de informação em saúde. Selecionar indicadores apropriados para monitorizar a saúde oral populacional, interpretar tendências temporais e variações geográficas, e comunicar eficazmente informação epidemiológica a diferentes audiências.

7)  Conhecer  e aplicar os princípios da promoção da saúde no desenvolvimento de intervenções em saúde oral, utilizando modelos teóricos de mudança comportamental. Desenvolver estratégias de comunicação em saúde adaptadas a diferentes populações e planear intervenções multi-nível que abordem determinantes individuais e populacionais.

8) Analisar a estrutura e organização do sistema de saúde oral em Portugal, avaliando criticamente os programas implementados (Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral) e o seu financiamento. Comparar diferentes modelos de organização de sistemas de saúde oral internacionais (Reino Unido, Países Nórdicos, Canadá, Brasil, entre outros), analisando políticas de países com diferentes níveis de desenvolvimento. Examinar o papel da saúde oral na cobertura universal de saúde e identificar boas práticas transferíveis para o contexto português. Analisar criticamente  o processo de desenvolvimento de políticas públicas de saúde oral.

9)Definir as competências essenciais do profissional de saúde oral no contexto da saúde pública, compreendendo o âmbito de prática versus prática clínica individual. Desenvolver competências de liderança e advocacia em saúde oral, aplicando princípios éticos na prática. Identificar oportunidades de colaboração com outros profissionais de saúde e compreender o papel nas equipas multidisciplinares. Desenvolver mensagens de advocacia eficazes para diferentes audiências, utilizar media e redes sociais para promover a saúde oral populacional e participar em debates públicos sobre políticas de saúde oral.

10)Selecionar desenhos de estudo apropriados para diferentes questões de investigação, planear estudos transversais e longitudinais para avaliar prevalência, incidência e fatores de risco. Utilizar métodos qualitativos para compreender experiências em saúde oral e aplicar métodos mistos na investigação. Aplicar técnicas estatísticas apropriadas para análise de dados epidemiológicos, interpretar resultados considerando limitações metodológicas e comunicar resultados a diferentes audiências.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular visa o desenvolvimento de competências fundamentais em saúde pública oral e comunitária. Os estudantes serão capacitados para compreender, analisar criticamente e intervir nos determinantes da saúde oral das populações, com base numa perspetiva epidemiológica e sustentada em evidência científica. 

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

Ao nível dos  Conhecimentos e Compreensão

  1. Compreender os fundamentos históricos e os princípios atuais da saúde pública e comunitária em saúde oral.

  2. Identificar os padrões epidemiológicos e a carga das doenças orais em diferentes grupos populacionais.

  3. Descrever os principais determinantes sociais, comportamentais, económicos, ambientais e políticos da saúde oral, incluindo desigualdades e iniquidades.

  4. Conhecer a estrutura e organização dos serviços, programas e políticas de saúde oral em Portugal e noutros países.

Ao nível da  Aplicação de Conhecimentos

  1. Analisar e interpretar indicadores epidemiológicos em saúde oral, utilizando metodologias padronizadas.

  2. Aplicar estratégias de promoção da saúde baseadas na evidência, adaptadas às necessidades de diferentes populações.

  3. Identificar e avaliar as barreiras ao acesso e utilização de cuidados de saúde oral (económicas, geográficas, culturais, organizacionais).

  4. Participar no planeamento de intervenções comunitárias em saúde oral.

Ao nível do Juízo e Pensamento Crítico

  1. Avaliar criticamente programas, planos e políticas de saúde oral a nível nacional e internacional.

  2. Analisar a qualidade metodológica e as limitações da evidência científica em epidemiologia oral e promoção da saúde.

  3. Tomar decisões fundamentadas e éticas no âmbito da saúde pública oral e da defesa dos direitos em saúde.

Ao nível das Competências de Comunicação

  • Comunicar eficazmente dados epidemiológicos e informação em saúde oral a diferentes públicos (decisores, profissionais, comunidades).
  • Trabalhar em equipa com outros profissionais de saúde, promovendo abordagens interdisciplinares para a melhoria da saúde oral.
Ao nível  das  Competências de Aprendizagem
  1. Demonstrar autonomia na aprendizagem e capacidade de integrar conhecimentos provenientes de diversas fontes.

  2. Refletir criticamente sobre o papel do profissional de saúde oral no contexto da saúde pública e comunitária.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes deverão  ter os seguintes pré-requesitos:

Conhecimentos de saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística  adquiridos anteriormente nas UC de Saúde Pública  e Epidemiologia e  Metodologias de  Investigação  Metodologias de Investigação e Bioestatística I e Metodologias de Investigação e Bioestatística II.

Programa

Conceitos de Saúde Pública Oral. Conceitos de Saúde Oral Comunitária.

Perspetiva histórica da Saúde Pública Oral e Comunitária.

Padrões de ocorrência e determinantes das doenças orais nas populações.

A carga global da doença oral.

Qualidade dos cuidados de saúde oral.

Barreiras no acesso aos cuidados de saúde oral.

Desigualdades e Iniquidades em saúde oral.

A abordagem populacional vs. abordagem de grupos de risco.

Fontes de informação e Serviços em Saúde Pública Oral e Comunitária.

Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência.

Os planos e programas de saúde Oral em Portugal e noutros contextos. 

Os Profissionais de saúde oral e sua responsabilidade no contexto da Saúde Pública e comunitária.

Medição da Saúde e Doença Oral num contexto epidemiológico.

Bibliografia Obrigatória

Daly , Blánaid; Essential dental public health. ISBN: 978-0-19-967937-9
Ivor G. Chestnutt ; Dental Public Health at a Glance , Wiley, 2024. ISBN: 978-1-394-18431-6

Bibliografia Complementar

WHO; Report of WHO Global Oral Health Meeting, Bangkok 2024
OMS; Tracking progress on the implementation of the Global Oral Health Action Plan 2023–2030: Baseline report

Observações Bibliográficas

Nas aulas teóricas e teórico práticas serão fornecidos artigos científicos recentes como material de apoio e de estudo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino a aplicar nesta unidade curricular incluem aulas teóricas e aulas teórico-práticas.

As aulas teóricas serão centradas na exposição dos conteúdos programáticos, com recurso a apresentação de conceitos-chave, discussão orientada e contextualização prática.

Nas aulas teórico-práticas, os estudantes serão incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos através da análise crítica de artigos científicos recentes, resolução de casos práticos, debates em grupo e outras atividades interativas.

Estes métodos visam promover o pensamento crítico, a aprendizagem ativa e a consolidação dos conteúdos.

Software

SPSS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 37,50
Total: 82,50

Obtenção de frequência

Os estudantes obtêm frequência à UC se tiverem assistido a, pelo menos, 75% das aulas teórico-práticas (TP) e cumprirem os requisitos definidos para a avaliação contínua.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste  avaliação contínua *0,6+ questão de aula *0,1+ (Trabalhos TP + Participação aulas TP) *0,3




  • Teste avalição contínua  refere-se à  frequência realizada no final do semestre 

  • Questão de aula refere-se às questões colocadas no final de cada aula teórica  e respondidas na plataforma Moodle

  • Trabalhos TP  refere-se ao  trabalho de avaliação realizados  nas aula TP

  • Participação aulas TP  avalia o  envolvimento dos estudantes na discussão dos temas abordados nas aulas TP.

Provas e trabalhos especiais

Não  estão comtemplados provas e/ou trabalhos especias.

Trabalho de estágio/projeto

Esta  UC não comtempla a realização de estágio /Projeto

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações especiais serão realizadas de acordo com o regulamento em vigor na FMDUP.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá ser solicitada em exame de recurso desde que o estudante tenha obtido aprovação na UC.

Observações

Os estudantes deverão  ter os seguintes pré-requesitos:

Conhecimentos de saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística  adquiridos anteriormente nas UC de Saúde Pública  e Epidemiologia e  Metodologias de  Investigação  Metodologias de Investigação e Bioestatística I e Metodologias de Investigação e Bioestatística II.

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