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Histologia e Embriologia I

Código: MIMD020109     Sigla: HISTEMB I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 83 Plano Oficial a partir do ano letivo 2025/2026 2 - 4 54 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Eduardo Jorge Sousa da Rocha Regente
Tânia Vieira Madureira Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Práticas Laboratoriais: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 4 6,00
Eduardo Jorge Sousa da Rocha 1,50
Práticas Laboratoriais Totais 4 6,00
Rosária Catarino Seabra 4,00
Tânia Vieira Madureira 2,00
Diana Sofia de Sá Pádua 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Promover o conhecimento teórico e prático da microanatomia e da histofisiologia dos tecidos humanos, bem como dos sistemas circulatório e linfoide, incluindo ainda alguns aspetos de embriologia geral.

Proporcionar competências que facilitem a análise, compreensão e integração progressiva de conteúdos de histologia, anatomia, biologia celular, fisiologia, imunologia, biopatologia, entre outras áreas afins.

Favorecer uma visão dinâmica e integradora, incentivando a valorização da importância e da aplicabilidade dos conhecimentos e competências no contexto da formação do médico dentista e numa compreensão holística do corpo humano.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante será capaz de diagnosticar os tecidos e sistemas estudados, identificando os seus componentes estruturais e compreendendo a histofisiologia associada.

Estará apto a compreender e prever as consequências das alterações na estrutura e função dos tecidos e sistemas analisados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos prévios em Biologia Celular e Molecular e em Anatomia.

Programa

01. Tecido epitelial (revestimento, glandular).
02. Tecido conjuntivo (células, matriz, categorias de tecido conjuntivo).
03. Adiposo (branco, castanho, bege).
04. Cartilagem (hialina, elástica, fibrosa).
05. Osso e osteogénese (tipos, ossificação, fraturas, articulações).
06. Elementos figurados do sangue (coloração, hemácias, leucócitos, plaquetas) e hematopoiese.
07. Tecido muscular (esquelético, cardíaco, liso).
08. Tecido nervoso (neurónios, glia, SNC, meninges, plexos coroides, SNP, nervos, gânglios, SNA).
09. Sistema cardiovascular (vasos sanguíneos, linfáticos, coração).
10. Sistema linfoide (células e categorias de organização, MALT, gânglios, baço, timo).
11. Sistema tegumentar.
12. Correlações embriológicas pontuais.

Bibliografia Obrigatória

Laboratório de Histologia e Embriologia do ICBAS; Manual de Aulas Práticas, Eduardo Rocha, 2025. ISBN: n.a.
T.W. Sadler; Langman's Medical Embryology (Fifteenth Edition), Wolters Kluwer - LWW, 2022. ISBN: 197517996X
Wojciech Pawlina; Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology (Ninth, North American Edition), Wolters Kluwer - LWW, 2023. ISBN: 1975181514

Bibliografia Complementar

Abraham Kierszenbaum, Laura Tres; Histology and Cell Biology: An Introduction to Pathology, (5th Edition). Elsevier, 2019. ISBN: 9780323673211
Daniel J. Chiego Jr; Essentials of Oral Histology and Embryology: A Clinical Approach, (5th Edition). Elsevier, 2018. ISBN: 10: 032349725X; 13: 978-0323497251
Paulo Abrahamsohn; Junqueira & Carneiro. Histologia Básica. Texto e Atlas, Guanabara Koogan, 2023. ISBN: 8527739275
Samuel Webster; Embryology at a Glance (2nd Edition), John Wiley & Sons, 2016. ISBN: 9781118910801

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos expositivos, incluindo aulas plenárias e interativas, combinados com treino prático.

Inclui a análise e discussão de coleções de preparações histológicas, sobretudo por meio de lâminas digitais, imagens projetadas digitalmente ou utilização do microscópio.

No laboratório digital, promovem-se discussões interativas que integram teoria, prática e morfofunção, por meio de imagens, questionários e casos publicados.

Fora das aulas, o suporte complementar é disponibilizado através do SIGARRA e outros recursos online, fornecendo materiais estáticos e dinâmicos para autoestudo e autoavaliação.

Software

OlyVIA

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Exame 95,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 63,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto, considera-se que um estudante cumpre a assiduidade numa unidade curricular se, estando regularmente inscrito, não exceder o limite de faltas correspondente a 25% do total das aulas previstas.

No âmbito desta unidade curricular, apenas será considerada a assiduidade às aulas práticas para este efeito.

A frequência obtida em anos letivos anteriores, a partir de 2020/21 inclusive, é considerada para efeitos do presente ano letivo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = (Nota do exame teórico x 0,45) + (Nota do exame prático x 0,50) + (Nota de participação em aula x 0,05).

Cada nota parcial é atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

Nota mínima para o teste teórico: 9,5 valores.

Nota mínima para o teste prático: 9,5 valores.

Nota mínima final: 9,5 valores (equivalente a 10 valores arredondados).

Condição para admissão ao teste prático: obtenção da nota mínima de 9,5 valores no exame teórico.

A participação valoriza a assiduidade, atitudes, colaboração, compromisso e qualidade do desempenho do estudante ao longo do tempo. Para este efeito, serão consideradas principalmente as aulas práticas, assim como as teóricas. Serão elaboradas questões que servirão para aferir a nota final de participação.

Provas e trabalhos especiais

EXAME TEÓRICO – Teste de escolha múltipla. Cada pergunta possui cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. Podem ser assinaladas quantas alternativas se entenderem necessárias – a alternativa correta vale 100% da pergunta; cada alternativa errada penaliza em 25%. O número de perguntas e o tempo de cada prova são informados no momento da realização. Como regra geral, o tempo não será inferior a 50 segundos por pergunta.

EXAME PRÁTICO – Composto por questionário de respostas curtas, baseado em imagens estáticas e/ou dinâmicas (lâminas digitais). São solicitados diagnósticos de estruturas histológicas ou perguntas relacionadas. O número de questões é variável. O tempo da prova será informado no momento da realização.

TRABALHOS ESPECIAIS: Não há trabalhos especiais previstos, podendo ser aplicados pequenos questionários presenciais ou à distância.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As provas acima indicadas destinam-se aos estudantes submetidos a exame nas épocas regulares (normal e recurso). Nesse contexto, os exames especiais solicitados, por exemplo, por dirigentes associativos ou realizados na época especial de setembro, poderão assumir formatos diferentes, conforme modelo a ser determinado pelo regente, caso a caso.

Tais exames podem incluir provas idênticas às descritas, com número diferente de questões, provas teórico-práticas escritas, provas teórico-práticas de projeção, interrogatórios diretos com lâminas histológicas ao microscópio, entre outros. O tipo exato de prova será informado no momento da sua realização.

A marcação das provas é da responsabilidade dos docentes, de acordo com a sua disponibilidade e os horários de ocupação dos espaços de exame. A informação será comunicada aos candidatos via aviso no SIGARRA, por documentos, e especialmente por e-mail, utilizando os endereços fornecidos pelo ICBAS, constantes na ficha dos estudantes (SIGARRA); alternativamente, poderá ser colocado aviso no Moodle.

Melhoria de classificação

Só é possível melhorar a classificação final após a aprovação na unidade curricular.

A melhoria é obtida pela realização de novas provas finais, teóricas e/ou práticas, mantendo-se o valor da nota de participação.

Será sempre considerada a melhor combinação possível entre as classificações obtidas, seja na mesma época ou em épocas diferentes.

Compete ao estudante verificar se a melhor combinação foi utilizada e alertar caso contrário.

Observações

Caso o estudante não obtenha aprovação final numa determinada época, as notas parciais positivas obtidas (a partir do ano letivo 2020/21, inclusive) nas várias componentes de avaliação poderão ser aproveitadas em épocas e/ou anos letivos subsequentes, sujeito à confirmação pelo regente no início de cada ano letivo.

Durante uma época de exames, o estudante pode optar por realizar apenas o exame teórico. Se for aprovado, poderá realizar a prova prática numa época posterior. Enquanto não obtiver aprovação, não poderá melhorar a nota do exame teórico. Contudo, poderá renunciar à nota pendente e realizar um novo exame teórico, estando, nesse caso, sujeito à nova classificação, seja esta positiva ou negativa.

Só serão consideradas classificações pendentes obtidas a partir do ano letivo 2020/21, sujeitas à confirmação da sua validade pelo regente.

Estudantes repetentes com frequência estão dispensados da frequência das aulas práticas, embora seja recomendada a sua presença nas aulas teóricas. Só poderão assistir novamente às aulas práticas se houver lugar individual disponível na sala.
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