Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MIMD050105

Ortodontia e Odontopediatria

Código: MIMD050105     Sigla: ORTODP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 77 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 5 - 4 72 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Manuel de Carvalho Dias Lopes Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Competência para diagnóstico e planeamento no paciente pediátrico/jovem e para o exercício de atos clínicos integrados de odontopediatria e ortodônticos intercetivos.
Capacitar para a prática clínica integrada de odontopediatria/ortodontia.
Desenvolver a competência para a análise e diagnóstico da má oclusão e interpretação das alterações do aparelho estomatognático. Aprofundar os conhecimentos ortodônticos e a sua integração na prática clínica.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos dos seminários pretendem sedimentar os protocolos clínicos. Os seminários também proporcionam espaço para conhecimentos emergentes, análise de casos clínicos, para a sedimentação dos saberes em temas relevantes e reflexões críticas sobre a casuística clínica.  


A observação da execução, pelo docente, de procedimentos clínicos complexos e a prática tutelada de atividade clínica convergem para a proficiência no diagnóstico e planeamento de um paciente odontopediátrico/ ortodôntico e para exercício de atos clínicos básicos integrados de odontopediatria e ortodônticos intercetivos.


As aulas clínicas permitem que os estudantes sejam capazes de aplicar os conhecimentos e melhorar as suas competências clínicas. O exercício supervisionado de atos clínicos básicos de odontopediatria e ortodontia intercetiva melhora as competências e a qualidade do desempenho clínico.  

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Atendimento clínico integrado e tutelado de crianças, jovens e portadoras de necessidades especiais e medicamente comprometidas. Acompanhamento clínico de pacientes em tratamento ortodôntico preventivo, interceptivo e corretivo.
Seminários sobre casos clínicos, protocolos de tratamentos e em temas emergentes.

Bibliografia Obrigatória

Areias C, Maia B, Macho V, Norton A, Macedo P, Andrade D.; Oral health in Down Syndrome, intech open . ISBN: 978-953-51-2154-1
Andrade DC, Guedes-Pinto AC.; Textos Escolhidos de Odontopediatria, UP, 2017. ISBN: 85-7288-410-6.
Leache, E ; Odontopediatria. ISBN: 84-458-03
Boj J.R., Catalá M., Mendoza A., Planells P., Corés O. ; Odontopediatría. ISBN: 978-607-98
William R. Proffit; Contemporary Orthodontics. ISBN: 978-0-323-54387-3
Graber T., Vanarsdall R., Vig K, Huang G.; Orthodontics- current principles and practice, 2017. ISBN: 978-0-323-37832-1
Serviço Ortodontia; Cadernos Ortodontia

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários temáticos em modelo de aula laboratorial.

Prática clínica 


Avaliação distribuída sem exame final composta por:



  • Testes dos temas TP

  • Apreciação da atividade clínica complementada por relatório dos procedimentos clínicos realizados.


Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 32,00
Frequência das aulas 72,00
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final composta por:



  1. Testes dos temas TP - 30%

  2. Apreciação da atividade clínica complementada por relatório dos procedimentos clínicos realizados. - 70%



Em cada uma destas componentes é exigida a nota mínima de 10 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não há de modelo de avaliação alternativo.
Esta UC é de avaliação contínua, não tem exame final.

Os estudantes cujo estatuto dispense da obrigação de assiduidade  não estão isentos nem da frequência das aulas laboratoriais e clínicas nem da submissão aos componentes de avaliação previstos para os demais estudantes,  pelo que deverão cumprir os critérios de frequência.

Consultar "Critérios de frequência e fórmula de cálculo da classificação final."

Melhoria de classificação

Em época de recurso

Esta UC é de avaliação contínua:


  • a melhoria pode ser efetuada para 30% da nota e no correspondente  aos testes dos temas dos seminários;

  • para a melhoria da totalidade da nota será necessário frequentar novamente a UC.

Observações

Em caso de não aprovação, não transita de ano letivo qualquer das componentes de avaliação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-18 às 19:53:02 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico