Ortodontia e Odontopediatria
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Competência para diagnóstico e planeamento no paciente pediátrico/jovem e para o exercício de atos clínicos integrados de odontopediatria e ortodônticos intercetivos.
Capacitar para a prática clínica integrada de odontopediatria/ortodontia.
Desenvolver a competência para a análise e diagnóstico da má oclusão e interpretação das alterações do aparelho estomatognático. Aprofundar os conhecimentos ortodônticos e a sua integração na prática clínica.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos dos seminários pretendem sedimentar os protocolos clínicos. Os seminários também proporcionam espaço para conhecimentos emergentes, análise de casos clínicos, para a sedimentação dos saberes em temas relevantes e reflexões críticas sobre a casuística clínica.
A observação da execução, pelo docente, de procedimentos clínicos complexos e a prática tutelada de atividade clínica convergem para a proficiência no diagnóstico e planeamento de um paciente odontopediátrico/ ortodôntico e para exercício de atos clínicos básicos integrados de odontopediatria e ortodônticos intercetivos.
As aulas clínicas permitem que os estudantes sejam capazes de aplicar os conhecimentos e melhorar as suas competências clínicas. O exercício supervisionado de atos clínicos básicos de odontopediatria e ortodontia intercetiva melhora as competências e a qualidade do desempenho clínico.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Atendimento clínico integrado e tutelado de crianças, jovens e portadoras de necessidades especiais e medicamente comprometidas. Acompanhamento clínico de pacientes em tratamento ortodôntico preventivo, interceptivo e corretivo.
Seminários sobre casos clínicos, protocolos de tratamentos e em temas emergentes.
Bibliografia Obrigatória
Areias C, Maia B, Macho V, Norton A, Macedo P, Andrade D.; Oral health in Down Syndrome, intech open . ISBN: 978-953-51-2154-1
Andrade DC, Guedes-Pinto AC.; Textos Escolhidos de Odontopediatria, UP, 2017. ISBN: 85-7288-410-6.
Leache, E ; Odontopediatria. ISBN: 84-458-03
Boj J.R., Catalá M., Mendoza A., Planells P., Corés O. ; Odontopediatría. ISBN: 978-607-98
William R. Proffit;
Contemporary Orthodontics. ISBN: 978-0-323-54387-3
Graber T., Vanarsdall R., Vig K, Huang G.; Orthodontics- current principles and practice, 2017. ISBN: 978-0-323-37832-1
Serviço Ortodontia; Cadernos Ortodontia
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Seminários temáticos em modelo de aula laboratorial.
Prática clínica
Avaliação distribuída sem exame final composta por:
- Testes dos temas TP
- Apreciação da atividade clínica complementada por relatório dos procedimentos clínicos realizados.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
32,00 |
| Frequência das aulas |
72,00 |
| Total: |
104,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final composta por:
- Testes dos temas TP - 30%
- Apreciação da atividade clínica complementada por relatório dos procedimentos clínicos realizados. - 70%
Em cada uma destas componentes é exigida a nota mínima de 10 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não há de modelo de avaliação alternativo.
Esta UC é de avaliação contínua, não tem exame final.
Os estudantes cujo estatuto dispense da obrigação de assiduidade não estão isentos nem da frequência das aulas laboratoriais e clínicas nem da submissão aos componentes de avaliação previstos para os demais estudantes, pelo que deverão cumprir os critérios de frequência.
Consultar "Critérios de frequência e fórmula de cálculo da classificação final."
Melhoria de classificação
Em época de recurso
Esta UC é de avaliação contínua:
- a melhoria pode ser efetuada para 30% da nota e no correspondente aos testes dos temas dos seminários;
- para a melhoria da totalidade da nota será necessário frequentar novamente a UC.
Observações
Em caso de não aprovação, não transita de ano letivo qualquer das componentes de avaliação.