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Diagnóstico e Planeamento Clínico

Código: MIMD050101     Sigla: DPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 68 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 5 - 3 36 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Ramalho de Vasconcelos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 4 8,00
Américo dos Santos Afonso 1,50
Cristina Maria Ferreira Guimarães Pereira Areias 1,00
Mário Ramalho de Vasconcelos 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de competências por parte dos estudantes de forma a analisar os casos clínicos dos pacientes numa filosofia pluridisciplinar. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades que os capacitem a diagnosticar e a elaborar planos de tratamentos com graus de complexidade crescente e que envolvam várias áreas da Medicina Dentária. Simultaneamente o estudante desenvolverá competências na aquisição de iconografia e sua apresentação, de forma a que lhe permita expor sucinta e claramente um caso clínico desde a anamenese, passando pelo diagnóstico clínico, elaboração do plano de tratamento e realização do tratamento.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os conhecimentos teóricos adquiridos nas diferentes áreas da Medicina Dentária sejam integrados nesta  unidade curricular. A discussão das diferentes opções de plano de tratamento em todas as aulas,  compreende todos os passos necessários à elaboração do plano de tratamento. Desta forma é possível acompanhar o desenvolvimento das capacidades e do conhecimento cientifico necessário do estudante para realizar os procedimentos adequados para que no final o estudante esteja capacitado para a planificação do tratamento a partir de um correto diagnóstico clinico e um prognóstico adequados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência com aprovação de todas as Unidades Curriculares Clínicas dos anos anteriores.
Obtenção das respetivas competências de todas as Unidades Curriculares Clínica e Pré-clínicas anteriores

Programa

Noções gerais sobre abordagem do paciente, diagnóstico e plano de tratamento em ambiente clínico. Apresentação de casos clínicos de complexidade crescente, com discussão do diagnóstico e plano de tratamento.

Bibliografia Obrigatória

Pascal Magne; Restaurações adesivas de porcelana na dentição anterior. ISBN: 85-87425-47-1
Luiz Narciso, [et. al.] Baratieri; Odontologia restauradora. ISBN: 85-7288-264-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teorico-práticas com participação ativa dos estudantes na discussão clínica dos casos apresentados. São discutidas as diferentes hipóteses de planos de tratamento a propor ao paciente em função  de um diagnóstico clinico e um prognóstico adequados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 10,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença a pelo menos 75% das horas de contacto das aulas teórico-práticas

Fórmula de cálculo da classificação final


Avaliação distribuída sem exame final em que serão consideradas a participação presencial com um fator ponderal de 10% e a apresentação final de um caso clínico com um fator ponderal de 90%. Os critérios de classificação da apresentação incluirão os seguintes itens:



  • Seleção adequada e importância do caso-20%

  • Originalidade - 10%

  • Cumprimentos da forma de apresentação estabelecida de acordo com o leccionado nas aulas teórico-práticas - 40%

  • Qualidade da apresentação pelos estudantes - 10%

  • Qualidade da iconografia - 10%

  • Valorização e relevância científica do caso clínico - 10%



A avaliação final será obtida pela média das 3 componentes da UC. 1/3 pela classificação da apresentação do trabalho de DPD no adulto, 1/3 pela classificação final do trabalho de DPD na criança e 1/3 pelo trabalho de DPD em radiologia. Este último valor da componente de radiologia será obtido pela soma de 60% de um trabalho a ser apresentado nas Aulas TP e 40% de um teste teórico.

Provas e trabalhos especiais

sem aplicação

Trabalho de estágio/projeto

sem aplicação

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.

Melhoria de classificação

Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.

Observações

Nenhuma
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