Diagnóstico e Planeamento Clínico
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aquisição de competências por parte dos estudantes de forma a analisar os casos clínicos dos pacientes numa filosofia pluridisciplinar. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades que os capacitem a diagnosticar e a elaborar planos de tratamentos com graus de complexidade crescente e que envolvam várias áreas da Medicina Dentária. Simultaneamente o estudante desenvolverá competências na aquisição de iconografia e sua apresentação, de forma a que lhe permita expor sucinta e claramente um caso clínico desde a anamenese, passando pelo diagnóstico clínico, elaboração do plano de tratamento e realização do tratamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os conhecimentos teóricos adquiridos nas diferentes áreas da Medicina Dentária sejam integrados nesta unidade curricular. A discussão das diferentes opções de plano de tratamento em todas as aulas, compreende todos os passos necessários à elaboração do plano de tratamento. Desta forma é possível acompanhar o desenvolvimento das capacidades e do conhecimento cientifico necessário do estudante para realizar os procedimentos adequados para que no final o estudante esteja capacitado para a planificação do tratamento a partir de um correto diagnóstico clinico e um prognóstico adequados.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Frequência com aprovação de todas as Unidades Curriculares Clínicas dos anos anteriores.
Obtenção das respetivas competências de todas as Unidades Curriculares Clínica e Pré-clínicas anteriores
Programa
Noções gerais sobre abordagem do paciente, diagnóstico e plano de tratamento em ambiente clínico. Apresentação de casos clínicos de complexidade crescente, com discussão do diagnóstico e plano de tratamento.
Bibliografia Obrigatória
Pascal Magne;
Restaurações adesivas de porcelana na dentição anterior. ISBN: 85-87425-47-1
Luiz Narciso, [et. al.] Baratieri;
Odontologia restauradora. ISBN: 85-7288-264-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teorico-práticas com participação ativa dos estudantes na discussão clínica dos casos apresentados. São discutidas as diferentes hipóteses de planos de tratamento a propor ao paciente em função de um diagnóstico clinico e um prognóstico adequados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
90,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
20,00 |
| Frequência das aulas |
10,00 |
| Trabalho de campo |
20,00 |
| Trabalho de investigação |
20,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença a pelo menos 75% das horas de contacto das aulas teórico-práticas
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final em que serão consideradas a participação presencial com um fator ponderal de 10% e a apresentação final de um caso clínico com um fator ponderal de 90%. Os critérios de classificação da apresentação incluirão os seguintes itens:
- Seleção adequada e importância do caso-20%
- Originalidade - 10%
- Cumprimentos da forma de apresentação estabelecida de acordo com o leccionado nas aulas teórico-práticas - 40%
- Qualidade da apresentação pelos estudantes - 10%
- Qualidade da iconografia - 10%
- Valorização e relevância científica do caso clínico - 10%
A avaliação final será obtida pela média das 3 componentes da UC. 1/3 pela classificação da apresentação do trabalho de DPD no adulto, 1/3 pela classificação final do trabalho de DPD na criança e 1/3 pelo trabalho de DPD em radiologia. Este último valor da componente de radiologia será obtido pela soma de 60% de um trabalho a ser apresentado nas Aulas TP e 40% de um teste teórico.
Provas e trabalhos especiais
sem aplicação
Trabalho de estágio/projeto
sem aplicação
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.
Melhoria de classificação
Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.
Observações
Nenhuma