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Ortodontia, Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva e Comunitária

Código: MIMD040205     Sigla: OOMDPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 84 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 4 - 6 117 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Ferreira Guimarães Pereira Areias Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver autonomia na abordagem dos pacientes odontopediátrico e pacientes com necessidades especiais, independentemente da sua condição sistémica demostrando competência na motivação e educação do paciente, elaboração do diagnóstico, estabelecimento do plano de tratamento, avaliação dos resultados do tratamento e na identificação da necessidade de tratamento avançado e/ou multidisciplinar, bem como aptidão na execução do tratamento odontopediatrico. 
Promover e desenvolver competência na área da   prevenção primária  em Saúde Oral, considerando as necessidades preventivas ao longo do ciclo da vida,  num contexto  clínico.
Promover e desenvolver competências de prevenção de saúde oral  em contexto comunitário. 
Promover  e desenvolver competências na área da vigilância epidemiológica através da colheita de dados sobre a saúde oral e seus determinantes. 
Conhecer as anomalias da oclusão e a generalidade dos tipos de aparelhos ortodônticos.
Treinar e capacitar para o diagnóstico da má oclusão.
Integrar estes conhecimentos com o estudo dos casos clínicos e conseguir propor o tipo de aparelho ortodôntico adequado.   


Resultados de aprendizagem e competências

O estudante no final do semestre terá que demonstrar:


  •  Demonstrar competência na motivação e educação do paciente num contexto de prevenção primária, elaboração do diagnóstico, estabelecimento do plano de tratamento, avaliação dos resultados do tratamento.

  • Ser capaz de identificar  as necessidade de tratamento avançado e/ou multidisciplinar, bem como aptidão na execução do tratamento odontopediatrico numa vertente de promoção primária, secundária e terciária.

  • Ter competências  para o diagnóstico da má oclusão, incluindo a análise cefalométrica e a análise estética da face. Integrar estes conhecimentos com o estudo dos casos clínicos e conseguir propor o tipo de aparelho ortodôntico.

  • Ter adquirido competências  para participar e desenvolver estratégias preventivas em programas de saúde oral comunitária  


 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos  e competências adquiridas previamente nos  conteúdos programáticos  das  Unidades Curriculares:


  • Saúde Pública Oral e Medicina Preventiva e Comunitária;

  • Ortodontia Odontppediatria e Medicina Dentária Preventiva I 

  • rtodontia Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva II.

  • Co-requisitos: aplicação das competências transversais adquiridas pelos estudantes nas diferentes áreas de Medicina Dentária.

Programa

Situações especiais no desenvolvimento das arcadas dentárias e oclusão.
Especificidades do tratamento ortodôntico interceptivo em dentição temporária e mista.
A ortodontia corretiva nas diversas faixas etárias. As inclusões dentárias no tratamento ortodôntico- casos especiais dos caninos maxilar e dos terceiros molares. A interdisciplinares na casuística ortodôntica.
Tipos de aparelhos ortodônticos.
Casos clínicos: discussão de planos de tratamento
Prática clínica tutelada em crianças,  jovens e adultos jovens. Realização de atos de prevenção  primária secundária e terciária.  
Realização de levantamento de necessidades de tratamento e ações de promoção de saúde oral em contexto de um programa de saúde oral comunitário.

Bibliografia Obrigatória

David José Casimiro de Andrade; Textos escolhidos de odontopediatria. ISBN: 978-989-746-137-8
William R. Proffit; Contemporary Orthodontics. ISBN: 978-0-323-54387-3
James A., McNamara,; Orthodontics and dentofacial orthopedics. ISBN: 0-9635022-3-9
Christopher A et al ; Health Behaviour change in the Dental Practice . ISBN: 13:978-0-81-2106-1/2010
Walter, LF, Lemos, LM, Myaki, SI, Zuanon, ÂC; Manual de Odontologia para Bebês. ISBN: 9788536702254
Norman O. Harris; Primary Preventive Dentistry. ISBN: 978-1-29204-061-5

Bibliografia Complementar

José Antonio Canut Brusola; Ortodoncia clinica. ISBN: 84-345-2847-9
Thomas M. Graber; Dentofacial orthopedics with functional appliances. ISBN: 0-8151-3558-0
Docentes das Unidades Curriculares de Ortodontia ; Cadernos do Serviço de Ortodontia da FMDUP.

Observações Bibliográficas

Poderão ser disponibilizados aos estudantes artigos científicos atuais  e relevantes no âmbito dos objectivos de aprendizagem.  

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas aulas teórico-práticas decorrerão em contexto de sala de aula e as aulas práticas em contexto clínico. 
As horas de contacto em ensino teórico prático  pretendem o incremento do conhecimento e  desenvolvimento de competências no reconhecimento das patologias, do diagnóstico e do delinear estratégias terapêuticas adequadas.
Os trabalhos realizados no âmbito teórico prático serão submetidos no Moodle.
Aulas  práticas decorrerão em ambiente clínico  com atendimento de pacientes e atividades de saúde oral
comunitária.  Esta última atividade inclui  a realização de
rastreios e educação para a sáude  oral em populações alvo.
As aulas clínicas permitem que os estudantes sejam capazes de aplicar os conhecimento  obtidos anteriormente e demonstrar   competências na realização de diagnóstico, de tratamentos preventivos e curativos. 
Os procedimentos clínicos  serão avaliados tendo como base a metodologia SCOT (Structured Clinical Observation and Teaching – metodologia de ensino e avaliação). Estes critérios serão fornecidos aos estudantes no Powerpoint da aula de apresentação e colocados no Moodle.
A auto avaliação, que será pedida aos estudantes,  e feedback dado aos estudantes após  cada procedimento clínico favorece a reflexão critica sobre os atos clínicos realizados e sobre a importância da promoção de saúde oral. 
Os  estudantes, indidividualmente, terão que elaborar  um trabalho escrito tendo como obectivo a "Criação de um ambiente saudável em saúde oral em" em diversos contextos.
A realização deste trabalho permitirá ao estudante aplicar os conhecimentos e competências  adquiridos anteriormente no ambito da saúde oral comunitária. Este  trabalho deverá ser submetido no Moodle.
No âmbito da atividade comunitária será solicitado aos estudantes a realização de um relatório de um dos casos avaliados no âmbito dos rastreios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 10,00
Trabalho de campo 20,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudantes obterão frequência desde que tenham presença em 75% das aulas - 75% da totalidade das aulas TP e 75 % no ensino prático clinico / trabalho de campo. Podem aceder ao exame de recurso os estudantes que, estando inscritos nesse ano letivo na unidade curricular, obtenham a frequência da mesma.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.
A classificação final será obtida da seguinte forma: 
Avaliação TP  25% + Avaliação Prática 75%  (Avaliação clínica  + Avaliação Comunitária).
Os estudantes terão que obter a nota minina de 10,0 valores  (10,0 em 20 valores)  em cada uma das  componentes de avaliação. 
Todas as componentes intermédias de avaliação serão obrigatórias  independentemente do estatuto que o estudante auferir.

Provas e trabalhos especiais

Não estão contemplados provas ou trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

Não estão contemplados Trabalho de estágio ou Projeto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do Conselho Pedagógico em vigência no  ano  letivo de 2024/2025.

O acesso à época de recurso, melhoria, ou finalistas  TEs DAs, ... só é possível aos estudantes que tenham cumprido 75% dos trabalhos práticos previstos, com uma nota mínima de 10 valores. Não há modelo de avaliação alternativo.
Esta UC é de avaliação contínua, não tem exame final. Os estudantes cujo estatuto dispense da obrigação de assiduidade  não estão isentos nem da frequência das aulas T/P e P descritas anteriormente nem da submissão aos componentes de avaliação previstos para os demais estudantes, pelo que deverão cumprir os critérios de frequência.
Consultar "Critérios de frequência e fórmula de cálculo da classificação final."

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá ser realizada na época de recurso e o estudante terá que realizar uma prova escrita.

Observações

Serão considerados pré-requisitos as competências e  e conhecimentos obtidos anteriormente no percurso académico e que sejam necessários para  a compreensão  de novos conteúdos e aplicação de competências em termos clínicos e comunitários.
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