Ortodontia, Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva e Comunitária
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
| Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
| Teorico-Prática |
Totais |
4 |
6,00 |
| Eugénio Joaquim Pereira Martins |
|
0,50 |
| Jorge Manuel de Carvalho Dias Lopes |
|
0,50 |
| Maria de Lurdes Ferreira Lobo Pereira |
|
0,50 |
| Práticas Laboratoriais |
Totais |
4 |
20,00 |
| Ana Paula Mendes Alves Peixoto Norton |
|
2,00 |
| Cátia Sofia Ferreira Carvalho da Silva |
|
2,00 |
| Cristina Maria Ferreira Guimarães Pereira Areias |
|
2,00 |
| Isabel Cristina Gonçalves Roçadas Pires |
|
2,00 |
| Leonor Maria Frey Ramos Furtado |
|
3,00 |
| Maria de Lurdes Ferreira Lobo Pereira |
|
5,00 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver autonomia na abordagem dos pacientes odontopediátrico e pacientes com necessidades especiais, independentemente da sua condição sistémica demostrando competência na motivação e educação do paciente, elaboração do diagnóstico, estabelecimento do plano de tratamento, avaliação dos resultados do tratamento e na identificação da necessidade de tratamento avançado e/ou multidisciplinar, bem como aptidão na execução do tratamento odontopediatrico.
Promover e desenvolver competência na área da prevenção primária em Saúde Oral, considerando as necessidades preventivas ao longo do ciclo da vida, num contexto clínico.
Promover e desenvolver competências de prevenção de saúde oral em contexto comunitário.
Promover e desenvolver competências na área da vigilância epidemiológica através da colheita de dados sobre a saúde oral e seus determinantes.
Conhecer as anomalias da oclusão e a generalidade dos tipos de aparelhos ortodônticos.
Treinar e capacitar para o diagnóstico da má oclusão.
Integrar estes conhecimentos com o estudo dos casos clínicos e conseguir propor o tipo de aparelho ortodôntico adequado.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante no final do semestre terá que demonstrar:
- Demonstrar competência na motivação e educação do paciente num contexto de prevenção primária, elaboração do diagnóstico, estabelecimento do plano de tratamento, avaliação dos resultados do tratamento.
- Ser capaz de identificar as necessidade de tratamento avançado e/ou multidisciplinar, bem como aptidão na execução do tratamento odontopediatrico numa vertente de promoção primária, secundária e terciária.
- Ter competências para o diagnóstico da má oclusão, incluindo a análise cefalométrica e a análise estética da face. Integrar estes conhecimentos com o estudo dos casos clínicos e conseguir propor o tipo de aparelho ortodôntico.
- Ter adquirido competências para participar e desenvolver estratégias preventivas em programas de saúde oral comunitária
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos e competências adquiridas previamente nos conteúdos programáticos das Unidades Curriculares:
- Saúde Pública Oral e Medicina Preventiva e Comunitária;
- Ortodontia Odontppediatria e Medicina Dentária Preventiva I
- rtodontia Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva II.
- Co-requisitos: aplicação das competências transversais adquiridas pelos estudantes nas diferentes áreas de Medicina Dentária.
Programa
Situações especiais no desenvolvimento das arcadas dentárias e oclusão.
Especificidades do tratamento ortodôntico interceptivo em dentição temporária e mista.
A ortodontia corretiva nas diversas faixas etárias. As inclusões dentárias no tratamento ortodôntico- casos especiais dos caninos maxilar e dos terceiros molares. A interdisciplinares na casuística ortodôntica.
Tipos de aparelhos ortodônticos.
Casos clínicos: discussão de planos de tratamento
Prática clínica tutelada em crianças, jovens e adultos jovens. Realização de atos de prevenção primária secundária e terciária.
Realização de levantamento de necessidades de tratamento e ações de promoção de saúde oral em contexto de um programa de saúde oral comunitário.
Bibliografia Obrigatória
David José Casimiro de Andrade;
Textos escolhidos de odontopediatria. ISBN: 978-989-746-137-8
William R. Proffit;
Contemporary Orthodontics. ISBN: 978-0-323-54387-3
James A., McNamara,;
Orthodontics and dentofacial orthopedics. ISBN: 0-9635022-3-9
Christopher A et al ; Health Behaviour change in the Dental Practice . ISBN: 13:978-0-81-2106-1/2010
Walter, LF, Lemos, LM, Myaki, SI, Zuanon, ÂC; Manual de Odontologia para Bebês. ISBN: 9788536702254
Norman O. Harris;
Primary Preventive Dentistry. ISBN: 978-1-29204-061-5
Bibliografia Complementar
José Antonio Canut Brusola;
Ortodoncia clinica. ISBN: 84-345-2847-9
Thomas M. Graber;
Dentofacial orthopedics with functional appliances. ISBN: 0-8151-3558-0
Docentes das Unidades Curriculares de Ortodontia ; Cadernos do Serviço de Ortodontia da FMDUP.
Observações Bibliográficas
Poderão ser disponibilizados aos estudantes artigos científicos atuais e relevantes no âmbito dos objectivos de aprendizagem.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas aulas teórico-práticas decorrerão em contexto de sala de aula e as aulas práticas em contexto clínico.
As horas de contacto em ensino teórico prático pretendem o incremento do conhecimento e desenvolvimento de competências no reconhecimento das patologias, do diagnóstico e do delinear estratégias terapêuticas adequadas.
Os trabalhos realizados no âmbito teórico prático serão submetidos no Moodle.
Aulas práticas decorrerão em ambiente clínico com atendimento de pacientes e atividades de saúde oral
comunitária. Esta última atividade inclui a realização de
rastreios e educação para a sáude oral em populações alvo.
As aulas clínicas permitem que os estudantes sejam capazes de aplicar os conhecimento obtidos anteriormente e demonstrar competências na realização de diagnóstico, de tratamentos preventivos e curativos.
Os procedimentos clínicos serão avaliados tendo como base a metodologia SCOT (Structured Clinical Observation and Teaching – metodologia de ensino e avaliação). Estes critérios serão fornecidos aos estudantes no Powerpoint da aula de apresentação e colocados no Moodle.
A auto avaliação, que será pedida aos estudantes, e feedback dado aos estudantes após cada procedimento clínico favorece a reflexão critica sobre os atos clínicos realizados e sobre a importância da promoção de saúde oral.
Os estudantes, indidividualmente, terão que elaborar um trabalho escrito tendo como obectivo a "Criação de um ambiente saudável em saúde oral em" em diversos contextos.
A realização deste trabalho permitirá ao estudante aplicar os conhecimentos e competências adquiridos anteriormente no ambito da saúde oral comunitária. Este trabalho deverá ser submetido no Moodle.
No âmbito da atividade comunitária será solicitado aos estudantes a realização de um relatório de um dos casos avaliados no âmbito dos rastreios.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
10,00 |
| Trabalho de campo |
20,00 |
| Frequência das aulas |
70,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes obterão frequência desde que tenham presença em 75% das aulas - 75% da totalidade das aulas TP e 75 % no ensino prático clinico / trabalho de campo. Podem aceder ao exame de recurso os estudantes que, estando inscritos nesse ano letivo na unidade curricular, obtenham a frequência da mesma.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final.
A classificação final será obtida da seguinte forma:
Avaliação TP 25% + Avaliação Prática 75% (Avaliação clínica + Avaliação Comunitária).
Os estudantes terão que obter a nota minina de 10,0 valores (10,0 em 20 valores) em cada uma das componentes de avaliação.
Todas as componentes intermédias de avaliação serão obrigatórias independentemente do estatuto que o estudante auferir.
Provas e trabalhos especiais
Não estão contemplados provas ou trabalhos especiais.
Trabalho de estágio/projeto
Não estão contemplados Trabalho de estágio ou Projeto.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas do Conselho Pedagógico em vigência no ano letivo de 2024/2025.
O acesso à época de recurso, melhoria, ou finalistas TEs DAs, ... só é possível aos estudantes que tenham cumprido 75% dos trabalhos práticos previstos, com uma nota mínima de 10 valores. Não há modelo de avaliação alternativo.
Esta UC é de avaliação contínua, não tem exame final. Os estudantes cujo estatuto dispense da obrigação de assiduidade não estão isentos nem da frequência das aulas T/P e P descritas anteriormente nem da submissão aos componentes de avaliação previstos para os demais estudantes, pelo que deverão cumprir os critérios de frequência.
Consultar "Critérios de frequência e fórmula de cálculo da classificação final."
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação poderá ser realizada na época de recurso e o estudante terá que realizar uma prova escrita.
Observações
Serão considerados pré-requisitos as competências e e conhecimentos obtidos anteriormente no percurso académico e que sejam necessários para a compreensão de novos conteúdos e aplicação de competências em termos clínicos e comunitários.