Clínica de Medicina Dentária Conservadora II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
| Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
| Teorico-Prática |
Totais |
4 |
4,00 |
| Cláudia Sofia Cunha Mesquita Rodrigues |
|
0,50 |
| Patrícia Micaela Teixeira Pires |
|
0,50 |
| Práticas Laboratoriais |
Totais |
4 |
18,00 |
| Ana Isabel Pereira Portela |
|
3,50 |
| Ana Catarina Nogueira Silva |
|
1,50 |
| Cláudia Sofia Cunha Mesquita Rodrigues |
|
1,50 |
| Inês Ribeiro Valente Lucas Ferreira |
|
2,00 |
| Joana de Barros Correia |
|
2,00 |
| João Ricardo Cardoso Ferreira |
|
2,00 |
| Patrícia Micaela Teixeira Pires |
|
4,00 |
| Maria do Rosário Filipe da Costa |
|
1,50 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes apliquem e consolidem os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de medicina dentária conservadora anteriores, estabelecendo diagnósticos e planos de tratamento que coordenem tratamentos de dentisteria operatória e de endodontia, com complexidade acrescida.
Devem ser capazes de diagnosticar as lesões pulpares e periapicais, identificar lesões traumáticas e propor os tratamentos (endodonticos e restauradores) mais adequado em cada situação clínica concreta.
Sempre que possivel, executar e concluir o plano de tratamento proposto, aplicando os materiais e técnicas mais adequados.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos possibilitam o cumprimento dos objetivos dado que permitem a aplicação clinica em pacientes dos conhecimentos sobre a prevenção o diagnóstico, planificação do tratamento e tratamento de carie dentária, outras doenças que afetam os tecidos duros de dente, bem como situações de traumatologia, sensibilidade dentária e alterações de coloração dentária e tratamento endodontico. Aprenderão a compartilhar com os pacientes o diagnóstico e o prognóstico dos seus problemas da área da Dentisteria Operatória e Endodontia e adquirirão capacidade para diagnosticar e tomar as decisões que permitam propor planos de tratamento e realizar os tratamentos para a sua resolução.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os estudantes deveram ter experiência clínica no diagnóstico, elaboração de planos de tratamento e execução de procedimentos de dentisteria operatória e endodontia, de acordo com o grau de dificuldade estabelecido nas UCs anteriores.
Programa
Componente TP
Diagnóstico em Endodontia
|
Tratamentos restauradores: preparação de cavidades. Meios auxiliares de diagnóstico. Protocolo utilização materiais restauradores.
|
Determinação do grau de dificuldade em endodontia
|
Tratamento de lesões não cariosas
|
Determinação do Comprimento de Trabalho em endodontia
|
Meios auxiliares de retenção. Diferentes tipos espigões intraradiculares e pinos. Vantagens e inconvenientes.
|
Instrumentação mecanizada
|
Dentisteria Minimamente Invasiva: conceitos gerais
|
Retratamento Endodontico não cirurgico
|
Branqueamento de Dentes Vitais e Não Vitais
|
Obturação dos canais radiculares
|
Biomimetismo em Medicina Dentária
|
Componente P
Atendimento clínico de pacientes: história clinica, diagnóstico, plano de tratamento e procedimentos clínicos de dentisteria operatória e endodontia. Materiais, técnicas e protocolos para as diversas situações clinicas nas referidas áreas.
Bibliografia Obrigatória
Stephen Cohen;
Pathways of the pulp. ISBN: 0-323-03067-X
José Mondelli;
Fundamentos de dentística operatória. ISBN: 85-7288-574-9
Luíz Narciso Baratieri;
Odontologia restauradora. ISBN: 978-85-7288-822-6
Bibliografia Complementar
Martin Trope,;
Endodontics manual for the general dentist. ISBN: 978-1-85097-089-0
Gunnar Bergenholtz;
Textbook of endodontology. ISBN: 978-8-7161-2185-6
ULL;
Journal of endodontics. ISBN: 0099-2399
ULL;
International endodontic journal. ISBN: 0143-2885
ULL;
The^journal of adhesive dentistry. ISBN: 1461-5185
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas TP:
Aulas expositivas relacionadas com as aulas clínicas.
Aulas P:
Atendimento de pacientes na clínica, em que são realizados tratamentos de dentisteria e de endodontia.
Os estudantes formarão grupos de duas unidades (operador + auxiliar, de forma alternada), sendo solidários no trabalho clínico e avaliados segundo esse princípio. O operador deve executar todos os actos previstos nos protocolos clínicos (desde a história clínica à conclusão do tratamento).O auxiliar deve exercer o papel de assistente, preparando todo o material necessário ao acto clínico e ajudando o colega, de forma a que esse mesmo acto possa ser considerado como efectuado a “quatro mãos”.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho laboratorial |
70,00 |
| Teste |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
26,00 |
| Trabalho laboratorial |
99,00 |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese |
10,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Componente TP
Presença de 75% das horas de contacto das aulas TP
Componente P
Presença de 75% das horas de contacto das aulas T
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final
Avaliação continua com os seguintes fatores ponderaias:
1- Componente TP - 30%
2- Componente P - 70%
1- Composição da avaliação TP
Avaliação escrita dos conteúdos programáticos de dentisteria e endodontia abordados nas aulas TP.
2- Composição da avaliação P
1- Avaliação da componente P em Dentisteria-50%:
Avaliação da capacidade de diagnóstico, planeamento e execução do tratamento, comunicação com o paciente.
As fichas devidamente preenchidas devem ser mostradas aos docentes que estão a seguir os casos clínicos.
É obrigatório entregar um relatório do melhor trabalho realizado pelo aluno (o mesmo escolhe) – submeter no Moodle.
Nota do relatório do caso clínico realizado (10%), ponderada com a avaliação do desempenho (90%) durante o atendimento do paciente.
2-Avaliação da componente P em Endodontia-50%:
Avaliação da capacidade de diagnóstico, planeamento e execução do tratamento endodontico.
A avaliação é feita em cada aula clinica, durante a execução do tratamento endodontico e completada após submissão no Moodle, pelo estudante, da informação clinica e Rx de cada caso.
A ficha de avaliação fica com os docentes de endodontia. O docente que está na clinica atribui uma nota a cada um dos parâmetros discriminados na ficha. É da responsabilidade do aluno garantir a presença do docente para a avaliação em cada fase. Por ex, antes de iniciar o tratamento, têm de pedir ao docente de endodontia presente na clinica para validar e avaliar o diagnóstico.
Quando o tratamento endodôntico está finalizado, têm de submeter no moodle os Rx de todo o tratamento, com a seguinte informação: nome do aluno que realizou o ato clínico, código do paciente e data da última consulta. Serão criadas pastas no moodle, por datas, e têm uma semana após conclusão do tratamento, para submeter os Rx.
A classificação final é a média aritmética de endodontia e dentisteria considerando os fatores ponderais supra-citados
Provas e trabalhos especiais
Em situações excepcionais, quando os trabalhos práticos realizados pelo estudante não forem suficientes para avaliação, os docentes podem pedir um trábalho escrito sobre um tema a definir ou um trabalho clínico ou pré-clinico extra.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Realização de um caso clínico de endodontia ou de dentisteria e o relatório do mesmo.