Projeto de Investigação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação; 2.Promover capacidades argumentativas e de julgamento autónomo; 3.Desenvolver capacidades de comunicação científica adequadas, de forma oral e escrita.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ser capazes de analisar e compreender o processo de investigação científica, dominando todas as etapas do seu desenvolvimento. Espera-se que os estudantes melhorem a sua capacidade argumentativa, assim como o seu pensamento crítico. A capacidade de comunicação oral e escrita em ciência deve ser igualmente potenciada.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A natureza da UC não permite definir um programa com conteúdos específicos. Em cada ano letivo, esta UC permitirá aos estudantes conceptualizarem, desenvolverem e apresentarem os seus projetos de investigação no âmbito da UC "Monografia/Relatório de Estágio". Ao longo do ano, os estudantes apresentarão os avanços realizados nos seus projetos de investigação em modo de seminário. A apreciação e discussão do trabalho ficará a cargo dos seus pares, sendo a discussão aberta a todos os estudantes, docentes e a outros investigadores convidados. Estão também previstas sessões com conferencistas convidados, que serão organizadas pela equipa docente da UC.
Bibliografia Obrigatória
Wang, G.T., Park, K.; Student Research and Report Writing: From Topic Selection to the Complete Paper, 2016
Lesaffre, E., Feine, J., Leroux, B., Declerck, D.; Statistical and Methodological Aspects of Oral Health Research, 2009
Observações Bibliográficas
Biliografia diversa, adequada especificamente a cada projeto de investigação dos estudantes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O processo de ensino-aprendizagem contempla sessões de apresentação e discussão dos projetos de investigação em curso, assim como sessões com conferencistas. A avaliação será distribuída sem exame final, tendo por base a participação ativa nos seminários e a avaliação do projeto final apresentado (oral e escrito).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
40,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
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| Elaboração de projeto |
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| Estudo autónomo |
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| Frequência das aulas |
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| Trabalho escrito |
|
| Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: 1.Presença em pelo menos 75% das aulas previstas. 2.Participação nos seminários. 3.Apresentação do projeto de investigação desenvolvido (oral e escrito). |
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua com base na presença nas aulas e participação nos seminários: 40%
Apresentação/discussão do projeto de investigação: 30%
Trabalho escrito sobre o projeto de investigação: 30%