Investigação e Estatística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Metodologias de Investigação |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A UC Investigação e Estatística tem como objetivos preparar os estudantes para serem capazes de:
- Estruturar bases de dados em diferentes formatos (xlsx, .sav)
- Conhecer e interpretar representações gráficas de dados utilizando software estatístico
- Conhecer e aplicar corretamente técnicas de inferência estatística
- Utilizar aplicações estatísticas para planeamento, controlo, interpretação e apoio à decisão
Os Resultados de Aprendizagem esperados são:
- Resumir conjuntos de dados usando medidas descritivas.
- Descrever conjuntos de dados usando representações gráficas.
- Planear um estudo.
- Selecionar uma amostra representativa.
- Interpretar dados de natureza qualitativa e quantitativa.
- Formular e testar hipóteses.
Resultados de aprendizagem e competências
A UC Investigação e Estatística tem como objetivos preparar os estudantes para serem capazes de:
- Estruturar bases de dados em diferentes formatos (xlsx, .sav)
- Conhecer e interpretar representações gráficas de dados utilizando software estatístico
- Conhecer e aplicar corretamente técnicas de inferência estatística
- Utilizar aplicações estatísticas para planeamento, controlo, interpretação e apoio à decisão
Os Resultados de Aprendizagem esperados são:
- Resumir conjuntos de dados usando medidas descritivas.
- Descrever conjuntos de dados usando representações gráficas.
- Planear um estudo.
- Selecionar uma amostra representativa.
- Interpretar dados de natureza qualitativa e quantitativa.
- Formular e testar hipóteses.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Utilização de software em estatística
Seleção de amostra aleatória e planeamento
Conceito de variável aleatória
Organização e análise exploratória de variáveis aleatórias
Intervalos de confiança e Testes de hipóteses simples
Análise da variância (ANOVA)
Testes do qui-quadrado
Testes não paramétricos
Regressão linear e correlação
Bibliografia Obrigatória
Maroco João;
Análise estatística - com utilização do SPSS. ISBN: 978-972-618-452-2
João, M.; (2011). Análise Estatística com o SPSS statistics. ReportNumber, Lda.
Pestana, H., & Gageiro, N.; (2003). Análise de dados para as ciências sociais: A complementaridade do SPSS. 3.ª Edição Lisboa: Edições Silabo.
Field, A.; (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. sage.
Barton, B., & Peat, J.; (2014). Medical statistics: A guide to SPSS, data analysis and critical appraisal. John Wiley & Sons.
Marcos, I. M.; (2016). Citar e referenciar: APA 6ª ed.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas são adotados o método expositivo para a transmissão de conhecimentos sobre os assuntos previstos nos conteúdos programáticos, e o método demonstrativo na transmissão das técnicas e procedimentos estatísticos na resolução dos exercícios propostos. Nas aulas com o software é adotado o método ativo, motivando o estudante de forma ativa e consciente para a sua própria aprendizagem.
Software
SPSS
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
95,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com a legislação em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da UC compreende a realização no decorrer do semestre de uma prova individual para avaliar os conhecimentos e competências adquiridas e um trabalho de grupo com elaboração de relatório. A componente de avaliação individual terá um peso mínimo de 60% da nota final, os restantes 40% da nota será para a componente de trabalho de grupo.