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Investigação e Estatística

Código: DMDB02     Sigla: INVEST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Gestão Académica
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 10 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021 1 - 5 40 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC Investigação e Estatística tem como objetivos preparar os estudantes para serem capazes de:

- Estruturar bases de dados em diferentes formatos (xlsx, .sav)

- Conhecer e interpretar representações gráficas de dados utilizando software estatístico

- Conhecer e aplicar corretamente técnicas de inferência estatística

- Utilizar aplicações estatísticas para planeamento, controlo, interpretação e apoio à decisão

Os Resultados de Aprendizagem esperados são:

- Resumir conjuntos de dados usando medidas descritivas.

- Descrever conjuntos de dados usando representações gráficas.

- Planear um estudo.

- Selecionar uma amostra representativa.

- Interpretar dados de natureza qualitativa e quantitativa.

- Formular e testar hipóteses.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC Investigação e Estatística tem como objetivos preparar os estudantes para serem capazes de:

- Estruturar bases de dados em diferentes formatos (xlsx, .sav)

- Conhecer e interpretar representações gráficas de dados utilizando software estatístico

- Conhecer e aplicar corretamente técnicas de inferência estatística

- Utilizar aplicações estatísticas para planeamento, controlo, interpretação e apoio à decisão

Os Resultados de Aprendizagem esperados são:

- Resumir conjuntos de dados usando medidas descritivas.

- Descrever conjuntos de dados usando representações gráficas.

- Planear um estudo.

- Selecionar uma amostra representativa.

- Interpretar dados de natureza qualitativa e quantitativa.

- Formular e testar hipóteses.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Utilização de software em estatística

Seleção de amostra aleatória e planeamento

Conceito de variável aleatória

Organização e análise exploratória de variáveis aleatórias

Intervalos de confiança e Testes de hipóteses simples

Análise da variância (ANOVA)

Testes do qui-quadrado

Testes não paramétricos

Regressão linear e correlação

Bibliografia Obrigatória

Maroco João; Análise estatística - com utilização do SPSS. ISBN: 978-972-618-452-2
João, M.; (2011). Análise Estatística com o SPSS statistics. ReportNumber, Lda.
Pestana, H., & Gageiro, N.; (2003). Análise de dados para as ciências sociais: A complementaridade do SPSS. 3.ª Edição Lisboa: Edições Silabo.
Field, A.; (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. sage.
Barton, B., & Peat, J.; (2014). Medical statistics: A guide to SPSS, data analysis and critical appraisal. John Wiley & Sons.
Marcos, I. M.; (2016). Citar e referenciar: APA 6ª ed.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas são adotados o método expositivo para a transmissão de conhecimentos sobre os assuntos previstos nos conteúdos programáticos, e o método demonstrativo na transmissão das técnicas e procedimentos estatísticos na resolução dos exercícios propostos. Nas aulas com o software é adotado o método ativo, motivando o estudante de forma ativa e consciente para a sua própria aprendizagem.

Software

SPSS

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 95,00
Frequência das aulas 40,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da UC compreende a realização no decorrer do semestre de uma prova individual para avaliar os conhecimentos e competências adquiridas e um trabalho de grupo com elaboração de relatório. A componente de avaliação individual terá um peso mínimo de 60% da nota final, os restantes 40% da nota será para a componente de trabalho de grupo.
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