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Epidemiologia e Saúde Pública

Código: MIMD010204     Sigla: EPIDSP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 93 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 1 - 3 36 81
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 1 - 3 36 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-04-01.

Campos alterados: Objetivos, Avaliação especial, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português Obs.: Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A Unidade Curricular pretende fazer a introdução às definições, lógica e utilização dos métodos epidemiológicos na avaliação dos determinantes de saúde e de doença, políticas de saúde e intervenções de saúde pública. Utiliza uma abordagem baseada em exemplos de utilização da epidemiologia no mundo real da atividade de um médico e pretende ser a continuação dos ensinamentos de outras Unidades Curriculares anteriores e permitir o desenvolvimento de capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios em saúde pública.

Resultados de aprendizagem e competências



  • Os estudantes deverão saber descrever e compreender os principais padrões de ocorrência de doença na população e os seus determinantes; descrever e compreender as condições demográficas, sociais, económicas, antropológicas, comportamentais, físicas e biológicas que influenciam ou interagem com o estado de saúde das populações;

  • Saber discutir os principais problemas de saúde pública e intervenções;

  • Compreender os processos base do desenho de um projeto de investigação;

  • Compreender os processos no desenho de um projeto interventivo;

  • Compreender e perceber como utilizar as metodologias de monitorização e avaliação dos projetos;

  • Conhecer e adquirir capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios da saúde pública global.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

Temas gerais

Epidemiologia e saúde pública

Planeamento em saúde

Políticas de promoção de saúde

Determinantes de saúde e doença

Intervenção em saúde pública

Os sucessos da saúde pública

Tipos de estudos

Conceitos de associação e causalidade

Epidemiologia e prevenção – Doenças de declaração não obrigatória

Doenças de declaração obrigatória – vigilância e resposta


Aulas teórico-práticas


Pesquisa e revisão bibliográfica;
Elaboração da pergunta PICO
Análise crítica de protocolos de investigação
Leitura crítica de literatura científica
Análise de case studies
Elaboração de um projeto de investigação baseado numa pergunta PICO

Semana 1

Introdução à Unidade curricular

Tipos de estudos

  • Revisão dos objetivos da disciplina e da aula
  • Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
  • Procura de exemplos de problemas e intervenções de saúde pública na comunicação social

Exposição pelo professor

  • Introdução à Unidade curricular, objetivos, metodologia e avaliação
  • Definição de um problema de saúde (magnitude, transcendência social e económica, vulnerabilidade à intervenção dos serviços de saúde, etc)
  • Tipos de estudos

Trabalho de grupo com discussão em turma:

  • Formação dos grupos com 5/6 aluno
  • Identificar um problema de saúde pública por grupo (excluir os temas já previstos no programa)

Introdução à Saude Publica

Rever conceitos de estatística:

  • Medidas de Frequencia
  • Medidas de associação
  • Medidas de impacto

Semana 2

Tipo de estudos, viés e confundimento

Focar apenas nos tipos de estudo, dar mais exemplos, obriga-los a pensar como desenhariam o estudo tendo em conta o problema que pretendem analisar, dar exemplos...

Semana 3

Análise crítica de protocolos de investigação

  • Revisão dos objetivos da aula
  • Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
  • Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores

Exposição pelo professor

  • Como deve ser desenhado um protocolo de investigação; breve revisão sobre tipos de estudo, tamanho amostral, erro, confundimento, risco, odds ratio
  • Discussão em turma de protocolo de investigação. Analisar os objetivos, o tipo de estudo, a amostra, a intervenção, os dados recolhidos e a análise.

Semana 4

Cálculo de tamanho amostral

 

  • Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
  • Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores
  • Software de apoio para o cálculo de tamanho amostral
  • Discussão e análise de dados para diferentes tipos de estudos

Parece-me importante que eles percebam que tem de calcular o tamanho amostral. Pareceu-me que este ano ficou mais claro.

Semana 5

Vigilância epidemiológica

  • Revisão dos objetivos da aula
  • Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle

Exposição pelo professor:

  • Fontes de dados, a importância da notificação e de registos de qualidade
  • Erro e confundimento
  • Vigilância de doenças não transmissíveis (registo oncológico nacional, registo nacional de doenças congénitas, conceito de observatório de saúde - definição, objetivos, exemplos -, global burden of disease) e doenças transmissíveis
  • Conhecer o circuito da informação desde a notificação até ao ECDC

Discussão em turma de literatura científica sobre fonte de dados e potenciais erros e fatores de confundimento e como podem afetar as conclusões do trabalho

Semana 6

Epidemiologia de campo

  • Revisão dos objetivos da aula
  • Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle

Exposição do professor

  • Abordagem de surtos
  • Conceitos (epidemiologia de campo, diferenças e semelhanças com a epidemiologia "clássica", taxa de ataque...

Discussão em turma de diferentes casos de surtos, com forma de transmissão e contextos diferentes.

Semana 7

Case studies

Desigualdades em saúde

  • Revisão dos objetivos da aula
  • Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
  • Procura de exemplos de desigualdades em saúde

Exposição do professor

  • Desigualdades em saúde como um todo, o seu conceito e implicações
  • Discussão de exemplos (desigualdade de género, desigualdades de origem financeira, desigualdades em pessoas com deficiência, desigualdades com base na idade, desigualdades com base na etnia, desigualdades geográficas).

Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema.

Semana 8

Políticas de promoção de saúde.

Assunto: Alimentação

  • Revisão dos objetivos da aula
  • Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle

Exposição pelo professor:

  • Medidas preventivas, discutir o conceito de prevenção primordial, primária, secundária, terciária e quaternária
  • Políticas de promoção de saúde relacionadas com a alimentação, tabaco e álcool

Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções

Semana 9

Políticas de promoção de saúde

Assunto:

Uso e dependência de substancias

  • Revisão dos objetivos da aula
  • Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle

Exposição pelo professor:

  • Políticas de promoção de saúde relacionadas com comportamentos aditivos.

Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções

Semana 10

Exposição e discussão do projeto

  • Preparação da exposição sobre o projeto em desenvolvimento.
  • Na aula será feita a exposição teórica com discussão com a turma.
  • No final da aula deverá ser entregue a proposta que deve incluir introdução, objetivo, material e métodos.

Exposição de cada grupo sobre o tema selecionado

  • Introdução
  • Objetivo
  • Material e métodos

Semana 11

Case Studies

Rastreios

  • Revisão dos objetivos da aula
  • Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle

Exposição do professor

  • Rastreios (rastreios organizados nacionais oncológicos e não oncológicos; rastreios não organizados (rastreios oportunistas, Norma da DGS do Diagnóstico e Rastreio Laboratorial da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, Rastreio de contactos de doença, etc).
  • Discutir o que um programa de rastreio organizado implica
  • Quando fazer/como fazer
  • Que testes utilizar – rever conceitos de sensibilidade, especificidade, VPP e VPN

Discussão em turma de casos de rastreios em contextos diferentes.

Semana 12

Case studies

Saúde ocupacional

  • Revisão dos objetivos da aula
  • Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle

Exposição do professor

  • Saúde ocupacional como uma prioridade em saúde pública

Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema.

Rever, assumindo que eles não vão preparar a aula em casa

Semana 13

Case studies

Saúde Global

  • Revisão dos objetivos da aula
  • Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle

Exposição do professor

Semana 14

Auto-avaliação

Trabalho de grupo

 

Bibliografia Obrigatória

Celentano D, Sklo M; Gordis Epidemiology, Elsevier (6th edition), 2019
James F. McKenzie (Editor).; An Introduction to Community & Public Health, Jones & Bartlett Publishers, (9th edition), 2018
Brownson RC, Baker EA, Leet TL, Gillespie KN; Evidence-Based Public Health, Oxford University Press, 2018

Observações Bibliográficas

A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.

Estão disponibilizados no Moodle vídeos curtos (15 minutos) assim como outros materiais audiovisuais (por exemplo, vídeos da OMS) com material de suporte para a disciplina e aulas práticas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Preparação para as aulas práticas

 

Papel dos docentes

  • Asseguram-se de que os grupos estão organizados e de que as responsabilidades são rotativas ao longo das diferentes aulas
  • Preparam o guião sobre o objetivo/profundidade de cada tema/sessão
  • Fazem uma contextualização teórica da aula, de acordo com o estabelecido no programa
  • Antes da aula, garantem que todos leram as tarefas e que compreenderam os objetivos da aula
  • Fomentam em cada grupo a discussão – brainstorming ou com técnicas de identificação nominal de forma a garantir a participação de todos os elementos dos grupos e estimular o pensamento criativo
  • Garantem que os grupos se focam nos objetivos da aula e relembram sempre que necessário os diferentes passos da aula de forma a garantir que não há dispersão
  • Agem como recurso sempre que é necessário auxílio na clarificação de alguma questão, mas têm o cuidado de se assegurar que o trabalho é desenvolvido pelo grupo
  • Terminam a aula com um breve sumário dos conceitos mais relevantes

 

Papel dos alunos

  • Reveem os objetivos da disciplina e da aula (disponibilizados sempre com uma semana de antecedência)
  • Veem o material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
  • Preparam a aula antecipadamente – os case studies, artigos, protocolos utilizados na aula serão distribuídos antecipadamente, assim como o guião para a mesma.
  • Durante a aula participam ativamente

 

 

Composição dos grupos

Cada grupo tem entre 5 e 6 alunos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 43,00
Frequência das aulas 28,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Trabalho escrito 5,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assistência a pelo menos 75% das sessões teórico-práticas

Avaliação minima de 7 valores em cada um dos componentes, com um total igual ou superior a 9,5.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha múltipla e listas de correspondência, correspondendo a 70% da classificação final.

Os 30% restantes serão obtidos através de avaliação realizada durante as sessões teórico práticas (10% para a participação nas sessões teórico práticas e 5% para a apresentação oral e 15% para a apresentação escrita de um projeto de investigação por um grupo de trabalho).

A participação nas sessões teórico práticas inclui o envolvimento ativo na discussão dos temas propostos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


No caso de a avaliação distribuída não ser possível cumprir, como é o exemplo dos trabalhadores estudantes, os estudantes que se encontrem nesta situação devem comunicar ao responsável da UC no máximo até 3 semanas após o inicio do ano letivo, para que possa ser apreciada, no caso de ser necessário, a necessidade de uma metodologia de avaliação alternativa.


Melhoria de classificação


 


A melhoria de classificação considerará a classificação obtida na componente prática (ano letivo atual e subsequente)







   

Observações

Observações Bibliográficas


A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.

Estão disponibilizados no Moodle vídeos curtos (15 minutos) assim como outros materiais audiovisuais (por exemplo, vídeos da OMS) com material de suporte para a disciplina e aulas práticas

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