Epidemiologia e Saúde Pública
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português Obs.: Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A Unidade Curricular pretende fazer a introdução às definições, lógica e utilização dos métodos epidemiológicos na avaliação dos determinantes de saúde e de doença, políticas de saúde e intervenções de saúde pública. Utiliza uma abordagem baseada em exemplos de utilização da epidemiologia no mundo real da atividade de um médico e pretende ser a continuação dos ensinamentos de outras Unidades Curriculares anteriores e permitir o desenvolvimento de capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios em saúde pública.
Resultados de aprendizagem e competências
- Os estudantes deverão saber descrever e compreender os principais padrões de ocorrência de doença na população e os seus determinantes; descrever e compreender as condições demográficas, sociais, económicas, antropológicas, comportamentais, físicas e biológicas que influenciam ou interagem com o estado de saúde das populações;
- Saber discutir os principais problemas de saúde pública e intervenções;
- Compreender os processos base do desenho de um projeto de investigação;
- Compreender os processos no desenho de um projeto interventivo;
- Compreender e perceber como utilizar as metodologias de monitorização e avaliação dos projetos;
- Conhecer e adquirir capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios da saúde pública global.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Temas gerais
Epidemiologia e saúde pública
Planeamento em saúde
Políticas de promoção de saúde
Determinantes de saúde e doença
Intervenção em saúde pública
Os sucessos da saúde pública
Tipos de estudos
Conceitos de associação e causalidade
Epidemiologia e prevenção – Doenças de declaração não obrigatória
Doenças de declaração obrigatória – vigilância e resposta
Aulas teórico-práticas
Pesquisa e revisão bibliográfica;
Elaboração da pergunta PICO
Análise crítica de protocolos de investigação
Leitura crítica de literatura científica
Análise de case studies
Elaboração de um projeto de investigação baseado numa pergunta PICO
Semana 1
Introdução à Unidade curricular
Tipos de estudos
- Revisão dos objetivos da disciplina e da aula
- Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
- Procura de exemplos de problemas e intervenções de saúde pública na comunicação social
Exposição pelo professor
- Introdução à Unidade curricular, objetivos, metodologia e avaliação
- Definição de um problema de saúde (magnitude, transcendência social e económica, vulnerabilidade à intervenção dos serviços de saúde, etc)
Trabalho de grupo com discussão em turma:
- Formação dos grupos com 5/6 aluno
- Identificar um problema de saúde pública por grupo (excluir os temas já previstos no programa)
Introdução à Saude Publica
Rever conceitos de estatística:
Semana 2
Tipo de estudos, viés e confundimento
Focar apenas nos tipos de estudo, dar mais exemplos, obriga-los a pensar como desenhariam o estudo tendo em conta o problema que pretendem analisar, dar exemplos...
Semana 3
Análise crítica de protocolos de investigação
- Revisão dos objetivos da aula
- Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
- Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores
Exposição pelo professor
- Como deve ser desenhado um protocolo de investigação; breve revisão sobre tipos de estudo, tamanho amostral, erro, confundimento, risco, odds ratio
- Discussão em turma de protocolo de investigação. Analisar os objetivos, o tipo de estudo, a amostra, a intervenção, os dados recolhidos e a análise.
Semana 4
Cálculo de tamanho amostral
- Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
- Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores
- Software de apoio para o cálculo de tamanho amostral
- Discussão e análise de dados para diferentes tipos de estudos
Parece-me importante que eles percebam que tem de calcular o tamanho amostral. Pareceu-me que este ano ficou mais claro.
Semana 5
Vigilância epidemiológica
- Revisão dos objetivos da aula
- Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
Exposição pelo professor:
- Fontes de dados, a importância da notificação e de registos de qualidade
- Erro e confundimento
- Vigilância de doenças não transmissíveis (registo oncológico nacional, registo nacional de doenças congénitas, conceito de observatório de saúde - definição, objetivos, exemplos -, global burden of disease) e doenças transmissíveis
- Conhecer o circuito da informação desde a notificação até ao ECDC
Discussão em turma de literatura científica sobre fonte de dados e potenciais erros e fatores de confundimento e como podem afetar as conclusões do trabalho
Semana 6
Epidemiologia de campo
- Revisão dos objetivos da aula
- Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
Exposição do professor
- Abordagem de surtos
- Conceitos (epidemiologia de campo, diferenças e semelhanças com a epidemiologia "clássica", taxa de ataque...
Discussão em turma de diferentes casos de surtos, com forma de transmissão e contextos diferentes.
Semana 7
Case studies
Desigualdades em saúde
- Revisão dos objetivos da aula
- Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
- Procura de exemplos de desigualdades em saúde
Exposição do professor
- Desigualdades em saúde como um todo, o seu conceito e implicações
- Discussão de exemplos (desigualdade de género, desigualdades de origem financeira, desigualdades em pessoas com deficiência, desigualdades com base na idade, desigualdades com base na etnia, desigualdades geográficas).
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema.
Semana 8
Políticas de promoção de saúde.
Assunto: Alimentação
- Revisão dos objetivos da aula
- Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
Exposição pelo professor:
- Medidas preventivas, discutir o conceito de prevenção primordial, primária, secundária, terciária e quaternária
- Políticas de promoção de saúde relacionadas com a alimentação, tabaco e álcool
Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções
Semana 9
Políticas de promoção de saúde
Assunto:
Uso e dependência de substancias
- Revisão dos objetivos da aula
- Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
Exposição pelo professor:
- Políticas de promoção de saúde relacionadas com comportamentos aditivos.
Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções
Semana 10
Exposição e discussão do projeto
- Preparação da exposição sobre o projeto em desenvolvimento.
- Na aula será feita a exposição teórica com discussão com a turma.
- No final da aula deverá ser entregue a proposta que deve incluir introdução, objetivo, material e métodos.
Exposição de cada grupo sobre o tema selecionado
- Introdução
- Objetivo
- Material e métodos
Semana 11
Case Studies
Rastreios
- Revisão dos objetivos da aula
- Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
Exposição do professor
- Rastreios (rastreios organizados nacionais oncológicos e não oncológicos; rastreios não organizados (rastreios oportunistas, Norma da DGS do Diagnóstico e Rastreio Laboratorial da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, Rastreio de contactos de doença, etc).
- Discutir o que um programa de rastreio organizado implica
- Quando fazer/como fazer
- Que testes utilizar – rever conceitos de sensibilidade, especificidade, VPP e VPN
Discussão em turma de casos de rastreios em contextos diferentes.
Semana 12
Case studies
Saúde ocupacional
- Revisão dos objetivos da aula
- Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
Exposição do professor
- Saúde ocupacional como uma prioridade em saúde pública
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema.
Rever, assumindo que eles não vão preparar a aula em casa
Semana 13
Case studies
Saúde Global
- Revisão dos objetivos da aula
- Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
Exposição do professor
Semana 14
Auto-avaliação
Trabalho de grupo
Bibliografia Obrigatória
Celentano D, Sklo M; Gordis Epidemiology, Elsevier (6th edition), 2019
James F. McKenzie (Editor).; An Introduction to Community & Public Health, Jones & Bartlett Publishers, (9th edition), 2018
Brownson RC, Baker EA, Leet TL, Gillespie KN; Evidence-Based Public Health, Oxford University Press, 2018
Observações Bibliográficas
A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.
Estão disponibilizados no Moodle vídeos curtos (15 minutos) assim como outros materiais audiovisuais (por exemplo, vídeos da OMS) com material de suporte para a disciplina e aulas práticas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Preparação para as aulas práticas
Papel dos docentes
- Asseguram-se de que os grupos estão organizados e de que as responsabilidades são rotativas ao longo das diferentes aulas
- Preparam o guião sobre o objetivo/profundidade de cada tema/sessão
- Fazem uma contextualização teórica da aula, de acordo com o estabelecido no programa
- Antes da aula, garantem que todos leram as tarefas e que compreenderam os objetivos da aula
- Fomentam em cada grupo a discussão – brainstorming ou com técnicas de identificação nominal de forma a garantir a participação de todos os elementos dos grupos e estimular o pensamento criativo
- Garantem que os grupos se focam nos objetivos da aula e relembram sempre que necessário os diferentes passos da aula de forma a garantir que não há dispersão
- Agem como recurso sempre que é necessário auxílio na clarificação de alguma questão, mas têm o cuidado de se assegurar que o trabalho é desenvolvido pelo grupo
- Terminam a aula com um breve sumário dos conceitos mais relevantes
Papel dos alunos
- Reveem os objetivos da disciplina e da aula (disponibilizados sempre com uma semana de antecedência)
- Veem o material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
- Preparam a aula antecipadamente – os case studies, artigos, protocolos utilizados na aula serão distribuídos antecipadamente, assim como o guião para a mesma.
- Durante a aula participam ativamente
Composição dos grupos
Cada grupo tem entre 5 e 6 alunos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
70,00 |
| Trabalho laboratorial |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
43,00 |
| Frequência das aulas |
28,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
5,00 |
| Trabalho escrito |
5,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Assistência a pelo menos 75% das sessões teórico-práticas
Avaliação minima de 7 valores em cada um dos componentes, com um total igual ou superior a 9,5.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha múltipla e listas de correspondência, correspondendo a 70% da classificação final.
Os 30% restantes serão obtidos através de avaliação realizada durante as sessões teórico práticas (10% para a participação nas sessões teórico práticas e 5% para a apresentação oral e 15% para a apresentação escrita de um projeto de investigação por um grupo de trabalho).
A participação nas sessões teórico práticas inclui o envolvimento ativo na discussão dos temas propostos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
No caso de a avaliação distribuída não ser possível cumprir, como é o exemplo dos trabalhadores estudantes, os estudantes que se encontrem nesta situação devem comunicar ao responsável da UC no máximo até 3 semanas após o inicio do ano letivo, para que possa ser apreciada, no caso de ser necessário, a necessidade de uma metodologia de avaliação alternativa.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação considerará a classificação obtida na componente prática (ano letivo atual e subsequente)
Observações
Observações Bibliográficas
A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.
Estão disponibilizados no Moodle vídeos curtos (15 minutos) assim como outros materiais audiovisuais (por exemplo, vídeos da OMS) com material de suporte para a disciplina e aulas práticas