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Saúde Pública Oral e Medicina Dentária Preventiva e Comunitária

Código: MIMD030105     Sigla: SPOMDPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 58 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 3 - 3 45 81
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 3 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português
Obs.: Os estudantes internacionais terão acesso a bibliografia de acompanhamento em língua inglesa

Objetivos

No final da UC os estudantes estarão aptos a compreender o binómio Saúde/Doença Oral no âmbito da Saúde Pública Oral através da identificação de problemas de saúde Oral e seus determinantes.

Deverão adquirir conhecimentos e desenvolver competências e capacidades no âmbito da Medicina Dentária Preventiva e Saúde Oral Comunitária de modo a compreenderem e reconhecerem os factores de risco e determinantes das doenças orais. Deverão igualmente ser capazes de incorporar uma visão critica da importância da prevenção, educação para a saúde e promoção da saúde oral num contexto clínico e num contexto comunitário. 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se no final do semestre que os estudantes tenham adquiridos conhecimentos e desenvolvido competências e capacidades que lhes permitam implementar medidas preventivas em regime clínico e em contexto comunitário.

Adicionalmente pretende-se que os estudantes adquiram aptidões e competências para planear e desenvolver ações de Educação e Promoção de Saúde Oral na Comunidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes deverão ter conhecimentos da anatomia e fisiologia da cavidade oral que lhe permitam compreender o binómio saúde/doença.

Os estudantes deverão ter conhecimentos básicos no âmbito da Saúde Pública e Epidemiologia.

Programa

Conceitos de Saúde Pública Oral.

Perspetiva histórica da Saúde Pública Oral.

Padrões de ocorrência e determinantes das doenças orais na população. A carga global de doença.

Desigualdades e Iniquidades em saúde oral.

A abordagem populacional vs. abordagem de grupos de risco. Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência.

Fontes de informação e Serviços de Saúde Pública Oral.

Os planos e programas de saúde Oral.

Os Profissionais de saúde oral e sua responsabilidade no contexto da Saúde Pública.

Medição da Saúde e Doença Oral num contexto epidemiológico.

Educação e Promoção de saúde Oral em contexto comunitário e clinico.


Estratégias de prevenção primária das doenças orais:

  • Métodos de controlo dos biolfilmes orais.
  • Fundamentos e conceitos atuais da atuação preventiva e terapêutica da utilização do flúor.
  • Selantes de fissuras.
  • Dieta, nutrição num contexto de saúde oral. 
  • Prevenção do trauma orofacial.
  • Prevenção do cancro oral. 
  • Novas abordagens preventivas em saúde oral.

Estratégias de prevenção e planificação de programas de Saúde Oral em populações alvo.


Bibliografia Obrigatória

Splieth, Christian; Innovations in Preventive Dentistry, Quintessence Publishing, 2021. ISBN: 978-1-78698-099-1
Norman O. Harris; Primary Preventive Dentistry. ISBN: 978-1-29204-061-5
Emili Cuenca Sala; Odontología preventiva y comunitaria. ISBN: 978-84-458-2203-6
Blánaid Daly; Essential dental public health. ISBN: 978-0-19-967937-9

Bibliografia Complementar

Nutland W, Cragg L; Health Promotion Practice,, 2015

Observações Bibliográficas

Como bibliografia poderá ser  ainda indicado aos estudantes  a leitura de   artigos científicos  atuais  e com relevância para as temáticas lecionadas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino será aplicado em contexto de aulas teóricas e aulas teórico-práticas.

As aulas teórico-práticas decorrerão em ambiente de sala de aula, em ambiente pré-clinico e na comunidade. 


No contexto das aulas teórico-práticas serão realizadas ações de promoção de Saúde Oral na comunidade escolar da freguesia de Paranhos no âmbito do Projeto Paranhos Sorridente. Na comunidade os estudantes serão responsáveis pela realização e coordenação de uma ação de Promoção de Sáude Oral.

Ainda no contexto teórico-prático os estudantes farão treino de recolha de dados epidemiológicos, treino de estratégias de prevenção primária e resolução de casos clinicos.

As aulas teóricas têm um componente expositivo, com recurso a material iconográfico como powerpoint ou videos (nas temáticas em que se justificar a utilização). Apesar do componente expositivo, os estudantes serão convidados a participar com questões durante a aula mas também com recurso à plataforma Moodlle para colocar questões e discussão dos temas lecionados. Estas questões inserem-se  num contexto de avalição meramente formativa.

Software

Cariogram® software

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudante obtêm frequência da UC  com a presença em 75% das aulas teórico-práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída  sem exame final.

Avaliação teórica (70% da avaliação final):

Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de uma avaliação escrita.
Nota minima da avaliação teórica 10,0 em  20 valores.

Avaliação TP (30% da avaliação final):

Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho, e a realização de duas  acção de promoção de Saúde Oral na Comunidade. 

Obrigatoriedade  de realização de todos os componentes de avaliação TP independentemente do estatuto do estudante.

Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 10,0 em 20 valores):

  • Fichas de trabalho e será  valorizada  a participação nas aulas teórico -prático –15 % do componente teórico-prático. 
  • Trabalhos  de “Promoção de saúde oral” - 85% do componente teórico-prático. 


Cálculo da classificação final:

     Classificação final = Avaliação teórica (máximo 14 valores)
     + avaliação teórico-prática (máximo 6 valores). 

Provas e trabalhos especiais

Não está prevista a realização de provas e trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2023/2024.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser feita atravês de um teste escrito (minino 10,0 em 20 valores)   versará as matérias lecionadas nas aulas  teóricas e teórico práticas (10,0 em 20 valores).
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