Saúde Pública Oral e Medicina Dentária Preventiva e Comunitária
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: Os estudantes internacionais terão acesso a bibliografia de acompanhamento em língua inglesa
Objetivos
No final da UC os estudantes estarão aptos a compreender o binómio Saúde/Doença Oral no âmbito da Saúde Pública Oral através da identificação de problemas de saúde Oral e seus determinantes.
Deverão adquirir conhecimentos e desenvolver competências e capacidades no âmbito da Medicina Dentária Preventiva e Saúde Oral Comunitária de modo a compreenderem e reconhecerem os factores de risco e determinantes das doenças orais. Deverão igualmente ser capazes de incorporar uma visão critica da importância da prevenção, educação para a saúde e promoção da saúde oral num contexto clínico e num contexto comunitário.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se no final do semestre que os estudantes tenham adquiridos conhecimentos e desenvolvido competências e capacidades que lhes permitam implementar medidas preventivas em regime clínico e em contexto comunitário.
Adicionalmente pretende-se que os estudantes adquiram aptidões e competências para planear e desenvolver ações de Educação e Promoção de Saúde Oral na Comunidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os estudantes deverão ter conhecimentos da anatomia e fisiologia da cavidade oral que lhe permitam compreender o binómio saúde/doença.
Os estudantes deverão ter conhecimentos básicos no âmbito da Saúde Pública e Epidemiologia.
Programa
Conceitos de Saúde Pública Oral.
Perspetiva histórica da Saúde Pública Oral.
Padrões de ocorrência e determinantes das doenças orais na população. A carga global de doença.
Desigualdades e Iniquidades em saúde oral.
A abordagem populacional vs. abordagem de grupos de risco. Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência.
Fontes de informação e Serviços de Saúde Pública Oral.
Os planos e programas de saúde Oral.
Os Profissionais de saúde oral e sua responsabilidade no contexto da Saúde Pública.
Medição da Saúde e Doença Oral num contexto epidemiológico.
Educação e Promoção de saúde Oral em contexto comunitário e clinico.
Estratégias de prevenção primária das doenças orais:
- Métodos de controlo dos biolfilmes orais.
- Fundamentos e conceitos atuais da atuação preventiva e terapêutica da utilização do flúor.
- Selantes de fissuras.
- Dieta, nutrição num contexto de saúde oral.
- Prevenção do trauma orofacial.
- Prevenção do cancro oral.
- Novas abordagens preventivas em saúde oral.
Estratégias de prevenção e planificação de programas de Saúde Oral em populações alvo.
Bibliografia Obrigatória
Splieth, Christian; Innovations in Preventive Dentistry, Quintessence Publishing, 2021. ISBN: 978-1-78698-099-1
Norman O. Harris;
Primary Preventive Dentistry. ISBN: 978-1-29204-061-5
Emili Cuenca Sala;
Odontología preventiva y comunitaria. ISBN: 978-84-458-2203-6
Blánaid Daly;
Essential dental public health. ISBN: 978-0-19-967937-9
Bibliografia Complementar
Nutland W, Cragg L; Health Promotion Practice,, 2015
Observações Bibliográficas
Como bibliografia poderá ser ainda indicado aos estudantes a leitura de artigos científicos atuais e com relevância para as temáticas lecionadas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino será aplicado em contexto de aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
As aulas teórico-práticas decorrerão em ambiente de sala de aula, em ambiente pré-clinico e na comunidade.
No contexto das aulas teórico-práticas serão realizadas ações de promoção de Saúde Oral na comunidade escolar da freguesia de Paranhos no âmbito do Projeto Paranhos Sorridente. Na comunidade os estudantes serão responsáveis pela realização e coordenação de uma ação de Promoção de Sáude Oral.
Ainda no contexto teórico-prático os estudantes farão treino de recolha de dados epidemiológicos, treino de estratégias de prevenção primária e resolução de casos clinicos.
As aulas teóricas têm um componente expositivo, com recurso a material iconográfico como powerpoint ou videos (nas temáticas em que se justificar a utilização). Apesar do componente expositivo, os estudantes serão convidados a participar com questões durante a aula mas também com recurso à plataforma Moodlle para colocar questões e discussão dos temas lecionados. Estas questões inserem-se num contexto de avalição meramente formativa.
Software
Cariogram® software
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
60,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
30,00 |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Os estudante obtêm frequência da UC com a presença em 75% das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final.
Avaliação teórica (70% da avaliação final):
Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de uma avaliação escrita.
Nota minima da avaliação teórica 10,0 em 20 valores.
Avaliação TP (30% da avaliação final):
Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho, e a realização de duas acção de promoção de Saúde Oral na Comunidade.
Obrigatoriedade de realização de todos os componentes de avaliação TP independentemente do estatuto do estudante.
Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 10,0 em 20 valores):
- Fichas de trabalho e será valorizada a participação nas aulas teórico -prático –15 % do componente teórico-prático.
- Trabalhos de “Promoção de saúde oral” - 85% do componente teórico-prático.
Cálculo da classificação final:
Classificação final = Avaliação teórica (máximo 14 valores)
+ avaliação teórico-prática (máximo 6 valores).
Provas e trabalhos especiais
Não está prevista a realização de provas e trabalhos especiais.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2023/2024.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação poderá ser feita atravês de um teste escrito (minino 10,0 em 20 valores) versará as matérias lecionadas nas aulas teóricas e teórico práticas (10,0 em 20 valores).