Metodologias de Investigação e Bioestatística
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
São objetivos da Unidade Curricular aprofundar conceitos estatísticos apreendidos na disciplina do 1º semestre, nomeadamente na comparação de grupos.
Salientar a relação entre a associação estatística e o nexo de causalidade. Demonstrar a aplicabilidade de diferentes métodos de diagnóstico em função das suas propriedades e, por fim, vincar a importância da relação entre: a pergunta de investigação, a estrutura de um estudos epidemiológicos, os métodos de medida e de análise estatística.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de comparar dois grupos, testem associações e correlações. Os estudantes devem adquirir os conceitos básicos sobre modelação em estatística, isto é, modelos de previsão. No domínio dos métodos de diagnóstico, os estudantes devem saber estimar e interpretar a validade e a fiabilidade dos mesmos. Os estudantes devem distinguir os diferentes desenhos de estudo a implementar e as suas principais vantagens e desvantagens face a objetivos previamente definidos. Por último, pretende-se que os estudantes adquiram competências para julgar o nexo de causalidade.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Erros das medidas:
Aleatório
Sistemático
Teste U Mann-Whitney
Teste de Wilcoxon
Teste do Qui-quadrado
Teste de McNemar
Correlação e Regressão linear
Correlação de Spearman
Conceitos de normalidade em Epidemiologia Clínica
Testes de diagnóstico - Avaliação da validadae e fiabilidade (estatística Kappa). Análise de curvas ROC.
Desenhos de investigação
Nexo de causalidade nas Ciências Biomédicas
Bibliografia Obrigatória
Wayne W. Daniel;
Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Leon Gordis;
Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6
João Marôco; Análise estatística com SPSS Statistics, ReporNumber, 2018. ISBN: 978-989-96763-5-0
Betty R. Kirkwood;
Essential medical statistics. ISBN: 978-0-86542-871-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas e práticas com apoio de meios informáticos. Utilização da plataforma Moodle para fóruns de discussão e autoavaliações.
Software
SPSS
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Exame |
45,00 |
| Teste |
45,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
90,00 |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
As aulas práticas e teórico-práticas estão sujeitas ao regime de faltas.
Presenças mínimas, obrigatórias (75%) em cada uma das tipologias de aulas.
Os estudantes com frequencia no ano letivo anterior não estão sujeitos ao regime de faltas, não beneficiando da assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
Época normal - O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, descontínua e sumativa, compreendido em três momentos: 1º Momento de avaliação – Teste teórico (T1) (cotação 0,45), 2º Momento de avaliação (P2) – Exame prático de análise estatística em SPSS (cotação 0,315) e cálculo (cotação 0,135); 3º Momento de avaliação (A3) – Assiduidade (cotação 0,1) (cotação estratificada em relação ao número de presenças, além do mínimo obrigatório e, até ao máximo de 2 valores em 20.
A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores na avaliação T1 e P2.
Fórmula de avaliação processual, descontínua e sumativa: avaliação final = 0,45*T1 + 0,45*P2 + A3. Os estudantes com frequência no ano anterior não têm a componente de assiduidade. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores nos dois momentos de avaliação descritos T1 e P2 (Cálculo e Análise em SPSS), segundo a fórmula de avaliação final = 0,5*T1 + 0,15*Cálculo + 0,35*Análise em SPSS.
Época de Recurso: Serão submetidos a Exame de Recurso os estudantes sem aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente ou anterior). Este método de avaliação é composto por um exame teórico (T) e por um exame prático (P) de cálculo e análise estatíatica em SPSS não sujeitos a nota mínima. Estão dispensados do exame (T) de recurso os estudantes aprovados na respetiva época normal.
Fórmula de avaliação em exame de recurso: avaliação final = 0,5*T + 0,15*Cálculo + 0,35*Análise em SPSS.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação em época especial (setembro):
Esta avaliação é composta por um exame teórico (T) e por um exame prático de cálculo e análise estatística em SPSS não sujeitos a nota mínima.
Avaliação final = avaliação final = 0,5*T + 0,15*Cálculo + 0,35*Análise em SPSS.
Melhoria de classificação
Época de recurso segundo a mesma fórmula.