Prática Clínica III
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Familiaridade com as opções de tratamento disponíveis para formular um plano integrado global;
- Prestar cuidados clínicos a doentes, sob supervisão: tratamentos de elevada complexidade de Prótese Fixa (facetas, coroas, pontes de grande extensão com alteração da dimensão vertical, cerâmicas, em dentes e implantes, perda dentária excessiva por bruxismo/anorexia), Prótese Removível (sobredentaduras elevada complexidade em implantes, com alteração DV e estética, e colocação direta de attachments) e Oclusão (goteiras oclusais, bruxismo, apneia obstrutiva do sono);
- Procedimentos laboratoriais para fixas com diferentes sistemas cerâmicos e para removíveis com attachments em sobredentaduras;
- Sensibilidade estética a um nível elevado.;
- Coordenar os tratamentos e atuar como líder da equipa;
- Habilidades para analisar criticamente os dados publicados em estudos clínicos e laboratoriais de Prótese Dentária, e propor mudanças na prática clínica do mestrado.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos adequamse aos objetivos definidos. De facto, ao fazer a consulta de atendimento dos pacientes sob supervisão docente (das áreas científicas distintas: Prótese Fixa, Prótese Removível e Oclusão e Dor Orofacial), o estudante vai apurar todas as suas capacidades cognitivas, técnicas e afetivas, e aplicar os seus conhecimentos de forma integrada.
A análise crítica das reabilitações orais realizadas nos dois semestres anteriores são utilizadas para desenvolver a tomada de decisão independente. Estas apresentações mensais são utilizadas para facilitar a reflexão de grupo e a integração com o conhecimento teórico.
Os relatórios dos casos clínicos tratados exigem pesquisa e uso da informação científica de forma crítica. Os casos clínicos tratados podem ser abordados em artigos científicos realizados noutras unidades curriculares do mestrado.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os estudantes trabalham na clínica em grupos de dois, sob supervisão docente. Avaliação distribuída sem exame final.
Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas.
A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do paciente – 70%
- Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 15%
- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15%
A avaliação nas épocas normal, recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem um teste teórico, um prático préclínico e um exame oral.
Bibliografia Obrigatória
Rosenstiel, Stephen F.;
Contemporary fixed prosthodontics. ISBN: 0-8016-4172-1
Klineberg I, Eckert S. ; Functional Occlusion in Restorative Dentistry and Prosthodontics, Elsevier Health Sciences, 2015
Okeson, Jeffrey P; Bell.s orofacial pains. ISBN: 0-86715-293-1.
Okeson Jeffrey P; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5.
Bilgin MS, Erdem A, Aglarci OS, Dilber E. ; Fabricating Complete Dentures with CAD/CAM and RP Technologies, JournalofProsthodontics, 2015
Carlsson GE, Örtorp A, Omar R. ; What is the evidence base for the efficacies of different complete denture impression procedures? A criticalreview. , JournalofDentistry, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- estudo de casos clínicos de alta complexidade e correspondentes planos de tratamento;
- atendimento clínico de pacientes (2 estudantes por box), para Prótese Fixa (facetas, coroas, pontes de grande extensão com alteração da dimensão vertical, e tratamento reabilitador de perda dentária excessiva por bruxismo/anorexia), Prótese Removível (parciais e totais, e sobredentaduras de elevada complexidade em implantes, com alteração da DV e estética, e colocação direta de attachments em sobredentaduras sobre implantes) e Oclusão e Dor Orofacial (EMG, TENS, goteiras oclusais, bruxismo, apneia obstrutiva do sono);
- Nos casos menos comuns são realizadas demonstrações práticas pelo docente responsável;
- Uma vez por mês, são apresentados e discutidos por todos os estudantes os planos de tratamento mais exemplificativos da sua prática clínica, assim como a análise crítica das reabilitações orais realizadas nos dois semestres anteriores.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
70,00 |
Trabalho de campo |
15,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
146,00 |
Frequência das aulas |
97,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os estudantes trabalham na clínica em grupos de dois, sob supervisão docente. Avaliação distribuída sem exame final.
Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas.
A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do paciente – 70%
- Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 15%
- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15%
A avaliação nas épocas normal, recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem um teste teórico, um prático préclínico e um exame oral.