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Prática Clínica III

Código: 5215     Sigla: PCIII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 2º Ciclo Mestrados e Pós-Graduações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MROB 4 Mestrado em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2010/2011 2 - 9 97 243

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Familiaridade com as opções de tratamento disponíveis para formular um plano integrado global;

- Prestar cuidados clínicos a doentes, sob supervisão: tratamentos de elevada complexidade de Prótese Fixa (facetas, coroas, pontes de grande extensão com alteração da dimensão vertical, cerâmicas, em dentes e implantes, perda dentária excessiva por bruxismo/anorexia), Prótese Removível (sobredentaduras elevada complexidade em implantes, com alteração DV e estética, e colocação direta de attachments) e Oclusão (goteiras oclusais, bruxismo, apneia obstrutiva do sono);

- Procedimentos laboratoriais para fixas com diferentes sistemas cerâmicos e para removíveis com attachments em sobredentaduras;

- Sensibilidade estética a um nível elevado.;

- Coordenar os tratamentos e atuar como líder da equipa;

- Habilidades para analisar criticamente os dados publicados em estudos clínicos e laboratoriais de Prótese Dentária, e propor mudanças na prática clínica do mestrado.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos adequam­se aos objetivos definidos. De facto, ao fazer a consulta de atendimento dos pacientes sob supervisão docente (das áreas científicas distintas: Prótese Fixa, Prótese Removível e Oclusão e Dor Orofacial), o estudante vai apurar todas as suas capacidades cognitivas, técnicas e afetivas, e aplicar os seus conhecimentos de forma integrada.

A análise crítica das reabilitações orais realizadas nos dois semestres anteriores são utilizadas para desenvolver a tomada de decisão independente. Estas apresentações mensais são utilizadas para facilitar a reflexão de grupo e a integração com o conhecimento teórico.

Os relatórios dos casos clínicos tratados exigem pesquisa e uso da informação científica de forma crítica. Os casos clínicos tratados podem ser abordados em artigos científicos realizados noutras unidades curriculares do mestrado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os estudantes trabalham na clínica em grupos de dois, sob supervisão docente. Avaliação distribuída sem exame final.

Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas.

A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:

- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do paciente – 70%

- Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 15% 

- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15% 

A avaliação nas épocas normal, recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem um teste teórico, um prático pré­clínico e um exame oral.

Bibliografia Obrigatória

Rosenstiel, Stephen F.; Contemporary fixed prosthodontics. ISBN: 0-8016-4172-1
Klineberg I, Eckert S. ; Functional Occlusion in Restorative Dentistry and Prosthodontics, Elsevier Health Sciences, 2015
Okeson, Jeffrey P; Bell.s orofacial pains. ISBN: 0-­86715-­293­-1.
Okeson Jeffrey P; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-­323-­04614-­5.
Bilgin MS, Erdem A, Aglarci OS, Dilber E. ; Fabricating Complete Dentures with CAD/CAM and RP Technologies, JournalofProsthodontics, 2015
Carlsson GE, Örtorp A, Omar R. ; What is the evidence base for the efficacies of different complete denture impression procedures? A criticalreview. , JournalofDentistry, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- estudo de casos clínicos de alta complexidade e correspondentes planos de tratamento;

- atendimento clínico de pacientes (2 estudantes por box), para Prótese Fixa (facetas, coroas, pontes de grande extensão com alteração da dimensão vertical, e tratamento reabilitador de perda dentária excessiva por bruxismo/anorexia), Prótese Removível (parciais e totais, e sobredentaduras de elevada complexidade em implantes, com alteração da DV e estética, e colocação direta de attachments em sobredentaduras sobre implantes) e Oclusão e Dor Orofacial (EMG, TENS, goteiras oclusais, bruxismo, apneia obstrutiva do sono);

- Nos casos menos comuns são realizadas demonstrações práticas pelo docente responsável;

- Uma vez por mês, são apresentados e discutidos por todos os estudantes os planos de tratamento mais exemplificativos da sua prática clínica, assim como a análise crítica das reabilitações orais realizadas nos dois semestres anteriores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 70,00
Trabalho de campo 15,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 146,00
Frequência das aulas 97,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes trabalham na clínica em grupos de dois, sob supervisão docente. Avaliação distribuída sem exame final.

Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas.

A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:

- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do paciente – 70%

- Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 15%

- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15%

A avaliação nas épocas normal, recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem um teste teórico, um prático pré­clínico e um exame oral.
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