Prática Clínica II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Familiaridade com as opções de tratamento disponíveis para formular um plano integrado global;
- Hierarquizar os exames complementares de diagnóstico;
- Prática clínica supervisionada em pacientes: tratamentos de simples e média complexidade de Prótese Fixa (coroas e pontes de pequena e grande extensão, cerâmicas e metalocerâmicas, sobre dentes e sobre implantes), Prótese Removível (próteses parciais, totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples e complexas sobre implantes), Oclusão e Dor Orofacial (EMG, TENS, goteiras oclusais) e colocação de implantes em casos simples (pontes de pequena extensão e sobredentaduras);
- Sensibilidade estética;
- Conhecimento prático dos procedimentos laboratoriais para fixas: dento e implantosuportadas, com os diferentes sistemas cerâmicos e removíveis: colocação de attachments em sobredentaduras implantares;
- Coordenar os tratamentos e decidir se necessitam referência a especialistas de outra área;
- Atuar como líder dos diferentes profissionais que integram a equipa.
Resultados de aprendizagem e competências
- Executar todos os exames clínicos apropriados, coletando informação biológica, psicológica e social necessária para avaliar as condições médicas e orais de todos os pacientes.
- Desenvolver familiaridade elevada com as opções de tratamento disponíveis, a fim de discutir com os pacientes e fazer uma escolha adequada (se necessário em conjunto com outros especialistas) e para formular um plano integrado global para cada paciente.
- Ser competente no conhecimento profundo e na forma de hierarquizar de modo criterioso os exames complementares de diagnóstico mais utilizados em Prostodontia.
- Fornecer cuidados clínicos em doentes, através da prática clínica supervisionada, com os mais altos padrões éticos e técnicos, em consonância com o conhecimento atual e com o pleno consentimento dos pacientes, nomeadamente nos tratamentos de simples e média complexidade de Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena e grande extensão, quer cerâmicas quer metalo-cerâmicas, sobre dentes e sobre implantes), e que incluem, em profundidade, a preparação dentária, as restaurações provisórias, as impressões, as relações intermaxilares e a montagem dos modelos em articulador, a escolha da cor, as provas estéticas e oclusais, e a cimentação; de Prótese Removível (próteses parciais e totais, acrílicas e esqueléticas, e sobredentaduras simples e complexas sobre implantes); de Oclusão e Dor Orofacial (EMG, TENS, goteiras oclusais).
- Ter conhecimento prático aprofundado dos procedimentos laboratoriais utilizados para a elaboração de todas as restaurações fixas dento ou implanto-suportadas, e com os diferentes tipos de sistemas cerâmicos; de Prótese Removível, incluindo a colocação de attachments em sobredentaduras sobre implantes; de Oclusão e Dor Orofacial.
- Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética.
- Coordenar os tratamentos dos pacientes e decidir aqueles que excedem as suas capacidades e necessitam de ser referenciados a um especialista de outra área científica.
- Ser competente a elaborar trabalhos em grupo e multidisciplinares.
- Atuar como líder dos diferentes profissionais que integram a equipa de prótese dentária.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- História clínica e exame clínico;
- Estudo de casos clínicos simples e complexos (com o docente, na aula e na presença do paciente, na semana seguinte sem a presença do paciente). O plano de tratamento, uni ou pluridisciplinar, com alternativas e orçamentos, aprovado pelo docente é apresentado ao paciente em documento escrito. O plano de tratamento decidido será, com pormenor e por sessões clínicas, aprovado pelo docente;
- Atendimento clínico (2 estudantes por box), para reabilitação com Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena e grande extensão, cerâmicas e metalocerâmicas, sobre dentes e implantes), Prótese Removível (parciais e totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples e complexas sobre implantes), Oclusão (EMG, TENS, goteiras oclusais) e colocação de implantes em casos simples (pontes de pequena extensão e sobredentaduras);
- Demonstrações práticas pelo docente responsável;
- Mensalmente, são apresentados/discutidos os planos de tratamento mais exemplificativos da prática clínica.
Bibliografia Obrigatória
Misch, C. E.; Dental implant prosthetics, Elsevier Health Sciences, 2014
Laskin Daniel M. 340;
Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Dawson Peter E.;
Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Zarb George A.;
Prosthodontic treatment for edentulous patients. ISBN: 0-323-02296-0
Scherer MD, McGlumphy EA, Seghi RR, Campagni W V; Comparison of retention and stability of two implant-retained overdentures based on implant location, The Journal of Prosthetic Dentistry, 2014 (112(3): 515-521)
Wegner K, Zenginel M, Buchtaleck J, Rehmann P, Wostmann B; Influence of two functional complete-denture impression techniques on patient satisfaction: dentist-manipulated versus patient-manipulated, The International Journal of Prosthodontics, 2010 (24(6): 540-543)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os estudantes trabalham na clínica em grupos de dois, sob supervisão docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
70,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
195,00 |
Frequência das aulas |
129,00 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do paciente – 70%.
- Avaliação dos relatórios dos pacientes tratados – 15%.
- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15%.