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Tratamentos específicos

Código: EORTO 48     Sigla: TESP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciencias Dentárias

Ocorrência: 2022/2023 - 2S (edição n.º 1) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 4 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2017/2018 3 - 8 81 216

Língua de trabalho

Português

Objetivos

São objectivos gerais da Unidade Curricular de Tratamentos Específicos do Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Desenvolver os conhecimentos em temas relacionados com a desprogramação neuro-muscular e goteiras em relação cêntrica;
- Assegurar a competência na interpretação de ressonâncias magnéticas da ATM, de TAC e CBCT da ATM;
- Conhecer as particularidades da evolução da doença degenerativa articular e do diagnóstico diferencial da DTM;
- Saber os procedimentos de axiografia.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o estudante:

- Tenha desenvolvido os conhecimentos em temas relacionados com a desprogramação neuro-muscular e goteiras em relação cêntrica;

- Demonstre competências na interpretação de ressonâncias magnéticas da ATM, de TAC e CBCT da ATM;

- Saiba os procedimentos de axiografia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Desprogramação neuro-muscular – indicações e objectivos

- Considerações clínicas e procedimentos laboratoriais sobre o tratamento com goteiras em relação cêntrica

- Interpretação de ressonâncias magnéticas da ATM

- Interpretação de TAC e CBCT da ATM

- Evolução da doença degenerativa articular

- Diagnóstico diferencial da DTM

- Axiografia

Bibliografia Obrigatória

Maria Joao Ponces; Diagnóstico cefalométrico em relaçao centrica
Eugénio Joaquim Pereira Martins; Análise Comparativa da Posição Condilar Através da Tomografia Computorizada de Feixe Cónico e d
Maria João Feio Ponces Ramalhão; Descolamento condilar nos tipos faciais hiperdivergentes
Roth MR; Temporomandibular pain-dysfunction and oclusal relationships, Angle Orthodontist 1973;43:136-153.
Moles R; Treating TMJ in the orthodontic office, Clinical Impressions 1994;3(3):8-10.
Perrin JP, Mercier J, Huet P, Corre P; Les fractures du condyle mandibulaire chez l’enfant. , - Rev Orthop Dento Faciale 2005;39:85-108.

Observações Bibliográficas

Serão disponibilizados aos estudantes os artigos mais importantes e mais recentes relacionados com o programa desta UC

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais práticas laboratoriais (81 PL)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 135,00
Trabalho laboratorial 81,00
Total: 216,00

Obtenção de frequência

Considera-se aprovado na unidade curricular o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade x 10% + Trabalho Laboratorial x 20% + Exame final 70%

O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.

 

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