Atividade Clínica VI
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Trata-se de uma formação especial intensiva em Odontopediatria, durante um período de três anos, e de acordo com as recomendações do “Regulamento de criação, Acreditação interna e Creditação dos cursos de formação na Área da Educação Contínua da Universidade do Porto”, do “Regulamento do Centro de Educação Contínua da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto”, do “Regulamento de atribuição de títulos de especialidade da Ordem dos Médicos Dentistas”.
O curso visa a formação e o treino de acordo com as normas internacionalmente aceites e devidamente regulamentadas para a especialidade de Odontopediatria.
No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:
- em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- a continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- a investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- a colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- a ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- a exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- a actuar como perito em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
(POR FAVOR VEJA INFORMAÇÔES SOBRE O MESTRADO DE ODONTOPEDIATRIA NA PÁGINA DA DISCIPLINA - link da coluna da direita - http://www.paediatric-dentistry.com/)
Resultados de aprendizagem e competências
Graduar profissionais em Odontopediatria que:
- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- Sejam competentes para actuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
A Odontopediatria é uma das áreas de especialidade da Medicina dentária reconhecidas e reguladas a nível europeu. Em Portugal, a obtenção do título de especialista em Odontopediatria pela Ordem dos Médicos Dentistas é obrigatoriamente precedida de formação mínima teórico-prática em departamento universitário ou unidade de ensino superior tendo pelo menos 3 anos de duração e com reconhecimento prévio de idoneidade por parte da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).
É internacionalmente reconhecida a necessidade de formação especializada nesta unidade curricular da medicina dentária, na medida em que tanto a evidência científica como a experiência clínica demonstram que a aquisição de competências clínicas na área da Odontopediatria exige educação teórica e prática adicional após a conclusão de estudos pré-graduados que cumpram requisitos e critérios específicos.
Programa
O plano de estudos inclui instrução formal num núcleo de matérias teórico-práticas obrigatórias incluindo assuntos odontopediátricos como diagnóstico e plano de tratamento desde o recém-nascido até à adolescência, ciências do comportamento e controlo do paciente, prevenção, odontologia infantil restauradora, traumatologia dentária, alterações da erupção e desenvolvimento da oclusão, medicina e cirurgia oral infantil, crianças com necessidades especiais e medicamente comprometidas, procedimentos em tratamentos pluridisciplinares, princípios de gestão, administração e ética, suporte básico de vida, entre outros.
Durante o curso é dedicada especial atenção ao desenvolvimento de atitude científica e profissional, à interpretação da literatura científica e a actividades de investigação, bem como à apresentação oral e escrita dos resultados de trabalhos clínicos e de investigação.
Para além das matérias teóricas obrigatórias, os alunos participarão activamente no diagnóstico e tratamento de pacientes infantis com diversos tipos de patologias.
Os requisitos do curso incluem ainda a realização de uma monografia ou de um projecto original de investigação (incluindo uma revisão crítica da literatura, a formulação de hipóteses, análise estatística, interpretação de dados e a apresentação dos resultados sob a forma de uma artigo científico, susceptível de ser publicado numa revista da especialidade).
Bibliografia Obrigatória
Guedes-Pinto A.C.;
Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería;
Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
McDonald Ralph E.;
Dentistry for the child and adolescent. ISBN: 0-323-02450-5
McDonald, Ralph E.;
Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
Observações Bibliográficas
consultar www.paediatric-dentistry.com para bibliografia detalhada
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Acompanhamento dos alunos durante a prática clínica
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
180,00 |
Frequência das aulas |
90,00 |
Total: |
270,00 |
Obtenção de frequência
Vigora o regime de frequência da UP, regulamentos UP e FMDUP.
(75% horas de contacto)
Fórmula de cálculo da classificação final
90%- avaliação contínua dos trabalhos práticos
10%- assiduidade