Oclusão, dor e disfunção temporomandibular
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar competências aos estudantes dentro dos seguintes temas:
- a importância da oclusão e da articulação temporomandibular na Medicina Dentária;
- a importância dos músculos do complexo crânio-cérvico-mandibular no diagnóstico e tratamento dos síndromes orofaciais e distúrbios temporomandibulares;
- a relação entre prematuridade e interferência oclusal com músculos dolorosos à palpação;
- as particularidades da articulação temporomandibular fundamentais para o diagnóstico e tratamento dos distúrbios temporomandibulares;
- a cinemática mandibular e a importância destes movimentos na etiologia, diagnóstico e terapêutica dos distúrbios temporomandibulares;
- compreensão do Sistema SAM como meio auxiliar de diagnóstico.
Resultados de aprendizagem e competências
Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar competências aos estudantes dentro dos seguintes temas:
- a importância da oclusão e da articulação temporomandibular na Medicina Dentária;
- a importância dos músculos do complexo crânio-cérvico-mandibular no diagnóstico e tratamento dos síndromes orofaciais e distúrbios temporomandibulares;
- a relação entre prematuridade e interferência oclusal com músculos dolorosos à palpação;
- as particularidades da articulação temporomandibular fundamentais para o diagnóstico e tratamento dos distúrbios temporomandibulares;
- a cinemática mandibular e a importância destes movimentos na etiologia, diagnóstico e terapêutica dos distúrbios temporomandibulares;
- compreensão do Sistema SAM como meio auxiliar de diagnóstico.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não se aplica
Programa
Anatomia e Fisiologia do Complexo Cranio-cervico-mandibular:
- Revisão anatomo-fisiológica do Complexo Cranio-cervico-mandibular
- Estudo da articulação temporomandibular
- Fisiopatologia oclusal
- Relações inter-maxilares
- Estudo da cinemática mandibular
Bibliografia Obrigatória
Okeson Jeffrey P.;
Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Dawson Peter E.;
Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Laskin Daniel M. 340;
Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Sobotta, Johannes 1869-1945;
Sobotta. ISBN: 3-437-41940-4
Netter Frank H.;
Atlas of human anatomy. ISBN: 1-929007-11-6
Manfredini Daniele;
Current concepts on temporomandibular disosders. ISBN: 1-85097-199-4
Paesani Daniel A. 340;
Bruxism. ISBN: 978-185097-191-7
Bibliografia Complementar
Robert P. Langlais;
Diagnostic imaging of the Jaws. ISBN: 0-683-04809-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são interativas e visam, fundamentalmente, a exposição da matéria que consta nos “conteúdos programáticos”, com a colaboração dos estudantes. Serão usados, também, meios audio visuais, para uma melhor compreensão de algumas matérias.
As aulas teórico-práticas têm, por objetivo, a consolidação das matérias ministradas nas aulas teóricas a nível clínico e laboratorial (estudo e prática dos articuladores e utilização da axiografia).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Exame |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
18,00 |
Estudo autónomo |
36,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
participação de no minimo 75% aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial x 20% + Exame 80%
O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.
Considera-se aprovado o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
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Trabalho de estágio/projeto
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Avaliação especial (TE, DA, ...)
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Melhoria de classificação
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Observações
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