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Tratamentos pluridisciplinares I

Código: EORTO 65     Sigla: TPLI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (edição n.º 1)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 4 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2017/2018 2 - 3 27 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-06-14.

Campos alterados: Objetivos, Programa, Obtenção de frequência, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português

Objetivos

São objetivos gerais proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Assegurar os conhecimentos das ciências básicas de ortodontia que se apresentem relacionadas com a periodontologia;
- Proporcionar uma experiência clínica adequada relacionada com os riscos periodontais da camuflagem ortodôntica e da tração ortodôntica;
- Desenvolver competências relacionadas com a periodontologia e as suas implicações no tratamento ortodôntico;
- Garantir competências relacionadas com a resolução de problemas ortodônticos e sua planificação terapêutica no âmbito do trabalho em equipa pluridisciplinar.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o estudante:

- Possua os conhecimentos das ciências básicas de ortodontia que se apresentem relacionadas com a periodontologia;

- Tenha conseguido uma experiência clínica adequada acerca dos riscos periodontais da camuflagem ortodôntica e da tração ortodôntica;

- Tenha desenvolvido competências relacionadas com a periodontologia e as suas implicações no tratamento ortodôntico;

- Tenha atingido competências relacionadas com a resolução de problemas ortodônticos e sua planificação terapêutica no âmbito do trabalho em equipa pluridisciplinar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Camuflagem ortodôntica no adulto – Riscos periodontais;

Tração ortodôntica;

Considerações periodontais no tratamento ortodôntico;

Tratamento ortodôntico de adultos e considerações periodontais;

Indicações de tratamento periodontal em pacientes ortodônticos;

Casos pluridisciplinares orto-perio;

Considerações sobre a inclusão dentária e o tratamento ortodôntico do canino maxilar.

Bibliografia Obrigatória

Kokich V G. ; Esthetics and anterior tooth position: an orthodontic perspective. Part I: crown length, J Esthet Dent 1993;5:19-23., 1993
Kokich V G.; Esthetics and anterior tooth position: an orthodontic perspective. Part II: vertical position, J Esthet Dent 1993;5:174-178., 1993
Kokich V G. ; Esthetics and anterior tooth position: an orthodontic perspective – Part III: mediolateral relationships, J Esthet Dent 1993;5:200-207., 1993
Kokich V G, Kurth J. ; Open gingival embrasures after orthodontic treatment in adults: Prevalence and etiology., AJODO 2001;120;2:116-123., 2001
Kokich VG. ; Surgical and orthodontic management of impacted maxillary canines., Am J Orthod 2004;126:278-283., 2004
Kokich V. G.; Excellence in finishing: modifications for the perio-restorative patient., Semin Orthod 2003;9:184-203., 2003

Observações Bibliográficas

Serão fornecidos aos estudantes os principais artigos e mais recentes enquadrados no programa desta unidade curricular

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais praticas laboratoriais (27 PL)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de presença no mínimo de 75% das horas de contacto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial x 10% + Exame 90%

O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.

Considera-se aprovado na unidade curricular de assuntos básicos ortodônticos o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.
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