Prática Clínica I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Executar exames clínicos, colher a informação biológica, psicológica e social para avaliar as condições médicas e orais;
- Familiaridade com as opções de tratamento disponíveis para formular um plano integrado global;
- Ser competente na forma de hierarquizar os exames complementares de diagnóstico utilizados em Implantologia e em Prostodontia;
- Fornecer cuidados clínicos em pacientes, pela prática clínica supervisionada, nomeadamente nos tratamentos mais simples de Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena extensão, cerâmicas ou metalocerâmicas, sobre dentes e implantes), Prótese Removível (próteses parciais, totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples sobre implantes), de Oclusão (goteiras oclusais) e de colocação de implantes em casos simples (unitários);
- Conhecimento prático dos procedimentos laboratoriais e das novas tecnologias utilizados em Prótese Fixa e Removível, e Oclusão;
- Capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética.
Resultados de aprendizagem e competências
- Executar todos os exames clínicos apropriados, coletando informação biológica, psicológica e social necessária para avaliar as condições médicas e orais de todos os pacientes.
- Desenvolver familiaridade suficiente com as opções de tratamento disponíveis, a fim de discutir com os pacientes e fazer uma escolha adequada (se necessário em conjunto com outros especialistas) e para formular um plano integrado global para cada paciente.
- Ser competente no conhecimento profundo e na forma de hierarquizar de modo criterioso os exames complementares de diagnóstico mais utilizados em Prostodontia.
- Fornecer cuidados clínicos em pacientes, através da prática clínica supervisionada, com os mais altos padrões éticos e técnicos, em consonância com o conhecimento atual e com o pleno consentimento dos pacientes, nomeadamente nos tratamentos mais simples de Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena extensão, quer cerâmicas quer metalo-cerâmicas, sobre dentes e sobre implantes), que incluem, em profundidade, a preparação dentária, as restaurações provisórias, as impressões, as relações intermaxilares e a montagem dos modelos em articulador, a escolha da cor, as provas estéticas e oclusais, e a cimentação; de Prótese Removível (próteses parciais e totais, acrílicas e esqueléticas, e sobredentaduras simples sobre implantes) e de Oclusão e Dor Orofacial (goteiras oclusais).
- Ter conhecimento prático dos procedimentos laboratoriais utilizados para a elaboração de restaurações unitárias e de pontes, dento ou implanto-suportadas; de Prótese Removível; de Oclusão e Dor Orofacial.
- Ter conhecimento prático das novas tecnologias relacionadas com a Prostodontia e a Oclusão e Dor Orofacial.
- Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética.
- Ser competente para reconhecer os tratamentos que excedem as suas capacidades e, nessas situações, referir o doente ao profissional adequado.
- Ser competente a elaborar trabalhos em grupo e multidisciplinares.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- História clínica e exame clínico do paciente;
- Estudo de casos clínicos simples (com o docente, na aula e na presença do paciente, e na semana seguinte sem a presença do paciente). O plano de tratamento, uni ou pluridisciplinar, com alternativas e orçamentos, será aprovado pelo docente e apresentado ao paciente, em documento escrito. O plano de tratamento decidido será, com pormenor e por sessões clínicas, aprovado pelo docente;
- Atendimento clínico de pacientes (2 estudantes por box), para reabilitação com Prótese Fixa (coroas e pontes dentossuportadas de pequena extensão, cerâmicas ou metalocerâmicas), Prótese Removível (parciais e totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples sobre implantes), Oclusão e colocação de implantes em casos simples (unitários);
- Casos menos comuns com demonstrações práticas pelo docente;
- Uma vez por mês são apresentados e discutidos por todos os estudantes os planos de tratamento mais exemplificativos da sua prática clínica.
Bibliografia Obrigatória
Pini N P, Aguiar F HB, Lima DANL, Lovadino JR, Terada RSS, Pascotto RC; Advances in dental veneers: materials, applications, and techniques, Clinical, Cosmetic and Investigational Dentistry, 2012 (4:9)
Shillingburg Jr HT, Sather DA, Wilson Jr EL, Cain JR, Mitchell DL, Blanco LJ, Kessler JC; Fundamentals of Fixed Prosthodontics, Quintessence Books, 2012
Lad PP, Kamath M, Tarale K, Kusugal PB; Practical clinical considerations of luting cements: A review, Journal of international Oral Health, 2014 (6(1): 116)
Laskin Daniel M; Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Bohnenkamp DM; Removable Partial Dentures: Clinical Concepts, Dental clinics of North America, 2014 (58(1): 69-89)
Zarb GA., Hobkirk J, Eckert S, Jacob R.; Prosthodontic treatment for edentulous patients: complete dentures and implant-supported prostheses, Elsevier Health Sciences, 2013
Observações Bibliográficas
-
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os estudantes trabalham na clínica em grupos de dois, sob supervisão docente.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
70,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
129,00 |
Frequência das aulas |
195,00 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do paciente – 70%;
- Avaliação dos relatórios dos pacientes tratados – 15%;
- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15%.
Melhoria de classificação
A avaliação nas épocas de recurso e melhoria de classificação incluem um teste teórico, um exame prático pré-clínico e um exame oral.