Medicina Dentária Forense
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar aos alunos os conhecimentos científicos e técnicos essenciais ao desenvolvimento de atitudes e aptidões para uma colaboração eficaz nas múltiplas tarefas em que a Medicina Dentária Forense pode ser chamada a colaborar com a justiça.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos orientam-se no sentido de que no final da unidade curricular o aluno seja detentor dos conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam participar ativamente num exame que vise a identificação empregando técnicas dentárias. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram conhecimentos na área da avaliação do dano orofacial, que possam servir como alicerce para uma aprendizagem futura no âmbito da clínica forense, com foco na medicina dentária.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução às Ciências Forenses: noções básicas e conceitos gerais
- Medicina Dentária Forense: definição, dados históricos e objectivos
- Identificação humana por técnicas dentárias
- Técnicas não dentárias de identificação
- Identificação humana em situação de catástrofe
- Identificação humana por métodos reconstrutivos
- Marcas de mordida. Importância para identificação humana e metodologia
- Aspectos médico-legais da violência (maus tratos em crianças, em relações de intimidade e em idosos)
- Avaliação do dano orofacial (Clínica forense)
- Conceitos gerais sobre a Medicina Legal e as Ciências Forenses: as diferentes áreas de actuação
Bibliografia Obrigatória
Senn DR, Stimson PG; Forensic Dentistry. 2nd ed. , CRC Press, 2010. ISBN: 978-1-4200-7836-7
Bibliografia Complementar
Stimson PG, Mertz CA; Forensic Dentistry, CRC, 1997. ISBN: 0-8493-8103-7
Magalhães, T.; Abuso de crianças e jovens. Da suspeita ao diagnóstico. , LIDEL, 2010. ISBN: 978-972-757-655-5
Pereira, A.; Medicina dentária forense, AEFMDUP, 1994. ISBN: 972-95748-1-2
Dorion RBJ; Bitemark evidence, Marcel Dekker. ISBN: 0-8247-5414-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas e seminários com docentes convidados; aulas com componente expositivo com recurso a powerpoint e com componente prático, com a realização de exercícios, com recurso à plataforma moodle, à apresentação de casos e discussão de artigos científicos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
3/4 de presenças nas aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
80% exame final + 20% nota da avaliação contínua das aulas. Nota mínima de 10 valores no exame teórico; Estudantes com frequência do ano anterior ou com estatuto trabalhador estudante: nota final = classificação do exame teórico