Farmacologia e Terapêutica II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Farmacologia Clínica |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O ensino na UC de Farmacologia e Terapêutica II visa dotar os estudantes de competências na (i) prescrição dos medicamentos e (ii) abordagem farmacoterapêutica das situações clinicamente relevantes em medicina dentária, nomeadamente no âmbito do controlo da dor e inflamação, infeção, ansiedade e hemóstase, em condições de normalidade fisiológica, e no paciente medicamente comprometido.
Resultados de aprendizagem e competências
A UC está organizada em módulos temáticos, que albergam os grandes grupos de intervenção terapêutica farmacológica, no âmbito da prática clínica médico-dentária. Tendo por base os conhecimentos e competências apreendidas na UC anterior (Farmacologia e Terapêutica I), nesta UC é dada focal importância às condições de prescrição farmacológica, em condições de ausência ou presença de patologia local e/ou sistémica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O medicamento e a sua prescrição
Prescrição de medicamentos: normas gerais; prescrição de medicamentos à criança, grávida e idoso.
Avaliação dos medicamentos. Aprovação, comercialização e vigilância do medicamento na Europa.
2. Farmacologia clínica dos Anestésicos Locais
3. Dor aguda dentária/orofacial
4. Controlo da ansiedade
5. Controlo da hemóstase
6. Controlo da infeção
7. Prescrição em condições de comprometimento local e/ou sistémico
8. Interações farmacológicas na terapêutica farmacológica dentária. Sistematização
9. Iatrogenia oral medicamentosa. Sistematização
10. Situações de emergência em Medicina Dentária
Bibliografia Obrigatória
Dowd FJ, Johnson BS and Mariotti AJ ; “Pharmacology and Therapeutics for Dentistry”, 7ª edição. , Mosby, 2017
Little JW, Falace DA, Miller CS, Rhodus NL; “Dental Management of the Medically Compromised Patient”, 8ª edição. , Mosby, 2015
INFARMED. Ministério da Saúde; “Prontuário Terapêutico”
Vários; Artigos científicos temáticos
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC está organizada em aulas de tipologia teórica (T), teórico-prática (TP) e prática (P). As aulas T, de caráter expositivo participado, visam o desenvolvimento de conhecimentos práticos da prescrição terapêutica, através da lecionação contextualizada da temática em estudo. Nas aulas TP e P são realizadas fichas de trabalho, baseadas na resolução de casos problema , que visam a aquisição e maturação das competências de prescrição, e do espírito crítico da abordagem clínica. A avaliação é distribuída, sendo avaliadas as fichas de trabalho desenvolvidas nas aulas TP, bem como um exame final sob os conteúdos programáticos apreendidos nas aulas T.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
70,00 |
Teste |
10,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
0,00 |
Frequência das aulas |
0,00 |
Trabalho escrito |
0,00 |
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP.
Cumprimento dos seguintes requisitos da avaliação contínua:
- Apresentação, resolução e discussão de casos problema/casos clínicos (10% da classificação final)
- Apresentação de um tema relacionado com o conteúdo programático, numa aula TP (10% da classificação final)
- Teste para resolução de um caso clínico de caráter integrativo numa aula P, no fim do semestre (10% da classificação final)
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação privilegia a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão. A classificação final inclui as componentes de avalação contínua e exame final.
A. Avaliação contínua : 30% (0 - 6 valores)
a. Apresentação, resolução e discussão de casos problema/casos clínicos: 10%;
b. Apresentação de um tema relacionado com o conteúdo programático, numa aula TP: 10%;
c. Teste para resolução de um caso clínico de caráter integrativo numa aula P, no fim do semestre: 10%).
B. Exame final : 70% (0 - 14 valores)
Classificação final: A + B
Nota mínima para aprovação na unidade curricular: 10 valores
Nota máxima: 20 valores
Melhoria de classificação
De acordo com as normas do Conselho Pedagógico da FMDUP.