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Farmacologia e Terapêutica II

Código: MIMD040101     Sigla: FARMT II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Farmacologia Clínica

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 60 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 4 - 3 45 81
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 4 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O ensino na UC de Farmacologia e Terapêutica II visa dotar os estudantes de competências na (i) prescrição dos medicamentos e (ii) abordagem farmacoterapêutica das situações clinicamente relevantes em medicina dentária, nomeadamente no âmbito do controlo da dor e inflamação, infeção, ansiedade e hemóstase, em condições de normalidade fisiológica, e no paciente medicamente comprometido.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC está organizada em módulos temáticos, que albergam os grandes grupos de intervenção terapêutica farmacológica, no âmbito da prática clínica médico-dentária. Tendo por base os conhecimentos e competências apreendidas na UC anterior (Farmacologia e Terapêutica I), nesta UC é dada focal importância às condições de prescrição farmacológica, em condições de ausência ou presença de patologia local e/ou sistémica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O medicamento e a sua prescrição

Prescrição de medicamentos: normas gerais; prescrição de medicamentos à criança, grávida e idoso.
Avaliação dos medicamentos. Aprovação, comercialização e vigilância do medicamento na Europa.

2. Farmacologia clínica dos Anestésicos Locais
3. Dor aguda dentária/orofacial
4. Controlo da ansiedade
5. Controlo da hemóstase
6. Controlo da infeção
7. Prescrição em condições de comprometimento local e/ou sistémico
8. Interações farmacológicas na terapêutica farmacológica dentária. Sistematização
9. Iatrogenia oral medicamentosa. Sistematização
10. Situações de emergência em Medicina Dentária

Bibliografia Obrigatória

Dowd FJ, Johnson BS and Mariotti AJ ; “Pharmacology and Therapeutics for Dentistry”, 7ª edição. , Mosby, 2017
Little JW, Falace DA, Miller CS, Rhodus NL; “Dental Management of the Medically Compromised Patient”, 8ª edição. , Mosby, 2015
INFARMED. Ministério da Saúde; “Prontuário Terapêutico”
Vários; Artigos científicos temáticos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC está organizada em aulas de tipologia teórica (T),  teórico-prática (TP) e prática (P). As aulas T, de caráter expositivo participado, visam o desenvolvimento de conhecimentos práticos da prescrição terapêutica, através da lecionação contextualizada da temática em estudo. Nas aulas TP e P são realizadas fichas de trabalho, baseadas na resolução de casos problema , que visam a aquisição e maturação das competências de prescrição, e do espírito crítico da abordagem clínica. A avaliação é distribuída, sendo avaliadas as fichas de trabalho desenvolvidas nas aulas TP, bem como um exame final sob os conteúdos programáticos apreendidos nas aulas T.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 70,00
Teste 10,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho escrito 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP.

Cumprimento dos seguintes requisitos da avaliação contínua:

- Apresentação, resolução e discussão de casos problema/casos clínicos (10% da classificação final) 
- Apresentação de um tema relacionado com o conteúdo programático, numa aula TP (10% da classificação final)
- Teste para resolução de um caso clínico de caráter integrativo numa aula P, no fim do semestre (10% da classificação final)

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação privilegia a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão. A classificação final inclui as componentes de avalação contínua e exame final.

A. Avaliação contínua : 30% (0 - 6 valores) 
a. Apresentação, resolução e discussão de casos problema/casos clínicos: 10%;
b. Apresentação de um tema relacionado com o conteúdo programático, numa aula TP: 10%;
c. Teste para resolução de um caso clínico de caráter integrativo numa aula P, no fim do semestre: 10%).

B. Exame final : 70% (0 - 14 valores) 

Classificação final: A + B

Nota mínima para aprovação na unidade curricular: 10 valores

Nota máxima: 20 valores

Melhoria de classificação

De acordo com as normas do Conselho Pedagógico da FMDUP.
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