Biociências Orais I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolvimento de conhecimentos e competências no âmbito das várias vertentes das ciências orais, nomeadamente do foro da Biologia, Bioquímica, Imunologia e Patologia oral, tendo por base a aplicação translacional deste conhecimento para a prática clínica das diferentes especialidades da Medicina Dentária.
Pretende-se assim que o estudante desenvolva competências de conhecimento teórico e capacidade de raciocínio referentes à estrutura, forma e função (nomeadamente no âmbito metabólico) das estruturas orais, no contexto da função oral, de forma integrada e interdependente, em condições fisiológicas e de patologia oro-dentária.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos decorrem numa perspetiva evolutiva, iniciando o desenvolvimento de competências na área da biológica oral e bioquímica – centralizando o conhecimento nos mecanismos funcionais dos tecidos oro-dentários, em condições fisiológicas – e evoluindo para o desenvolvimento de competências referentes ao funcionamento integrado do sistema orofacial, com recurso aos conceitos de imunologia e patologia oral.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Bioquímica da saliva
Bioquímica dentária
Mecanismos celulares e moleculares do envelhecimento dentário
Dieta, nutrição e bioquímica do fluoreto
Mecanismos da mineralização dos tecidos duros
Bioquímica e fisiologia da polpa dentária
Fisiologia dos tecidos orais
Mecanismos da sensação e sensibilidade oral
Transporte dos alimentos da cavidade oral
Alterações celulares e moleculares nas principais patologias da cavidade oral
Proteção imunológica das estruturas cavidade oral
O microambiente imunológica da saliva, mucosa oral e espaço crevicular
Resposta imunológica oral a bactérias, fungos, vírus e parasitas
Imunopatologia oral
Bibliografia Obrigatória
David B. Ferguson;
Oral Bioscience. ISBN: 0-7552-0229-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC será lecionada em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. As aulas teóricas permitem a introdução dos conceitos teóricos; as aulas teórico-práticas permitem o seu desenvolvimento de forma expositiva e participada pelos estudantes. Nas aulas práticas, com os estudantes organizados em pequenos grupos, propõe-se a aplicação de metodologias de aprendizagem baseada em problemas para a resolução de situações problema, com translação clínica, que visam a sedimentação dos novos conceitos e desenvolvimento de raciocínios tendo por base a temática previamente apresentada. Avaliação distribuída sem exame final, sendo o estudante avaliado pelo desempenho nas fichas de trabalho em todas as aulas práticas (50%) e avaliações sumativas periódicas (50%).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
0,00 |
Frequência das aulas |
0,00 |
Trabalho escrito |
0,00 |
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
Participação nas aulas práticas e realização dos trabalhos.
Fórmula de cálculo da classificação final
50% avaliação contínua (aulas práticas) + 50% testes