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Metodologias de Investigação e Bioestatística

Código: MIMD010206     Sigla: MIBIOE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 123 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 1 - 4 54 108
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 1 - 4 54 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

 

São objetivos da Unidade Curricular aprofundar conceitos estatísticos apreendidos na disciplina do 1º semestre, nomeadamente na comparação de grupos.
Salientar a relação entre a associação estatística e o nexo de causalidade. Demonstrar a aplicabilidade de diferentes métodos de diagnóstico em função das suas propriedades e, por fim, vincar a importância da relação entre: a pergunta de investigação, a estrutura de um estudos epidemiológicos, os métodos de medida e de análise estatística.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de comparar dois grupos, testem associações e correlações. Os estudantes devem adquirir os conceitos básicos sobre modelação em estatística, isto é, modelos de previsão. No domínio dos métodos de diagnóstico, os estudantes devem saber estimar e interpretar a validade e a fiabilidade dos mesmos. Os estudantes devem distinguir os diferentes desenhos de estudo a implementar e as suas principais vantagens e desvantagens face a objetivos previamente definidos. Por último, pretende-se que os estudantes adquiram competências para julgar o nexo de causalidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

Teste U Mann-Whitney

Teste de Wilcoxon

 Teste do Qui-quadrado

Teste de McNemar

Correlação e Regressão linear

 Correlação de Spearman

Conceitos de normalidade em Epidemiologia Clínica

Testes de diagnóstico - Avaliação da validadae e fiabilidade (estatística Kappa). Análise de curvas ROC.

Desenhos de investigação

Nexo de causalidade nas Ciências Biomédicas

Bibliografia Obrigatória

João Marôco; Análise estatística - com utilização do SPSS. ISBN: 978-972-618-452-2
Wayne W. Daniel; Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Leon Gordis; Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e práticas com apoio de meios informáticos. Utilização da plataforma Moodle para fóruns de discussão e auto-avaliações.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 45,00
Teste 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

As aulas práticas e teórico-práticas estão sujeitas ao regime de faltas.
Presenças mínimas, obrigatórias, no conjunto das aulas ministradas (75%).
Os estudantes com frequencia no ano letivo anterior não estão sujeitos ao regime de faltas, não beneficiando da assiduidade. 


Fórmula de cálculo da classificação final

Época normal - O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, descontínua e sumativa, compreendido em três momentos: 1º Momento de avaliação – Teste teórico (T1) (cotação 0,45), 2º Momento de avaliação (P2) – Exame prático de análise estatística em SPSS e cálculo (cotação 0,225+0,225); 3º Momento de avaliação (A3) – Assiduidade (cotação estratificada em relação ao número de presenças, além do mínimo obrigatório e, até ao máximo de 2 valores.

A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores na avaliação T1 e P2. 
Fórmula de avaliação processual, descontínua e sumativa: avaliação final = 0,45*T1 + 0,45*P2 + A3. Os estudantes com frequência no ano anterior não têm a componente de assiduidade. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores nos dois momentos de avaliação descritos T1 e P2, segundo a fórmula de avaliação final = 0,5*T1 + 0,5*P2.

Época de Recurso:  Serão submetidos a Exame de Recurso os estudantes sem aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente ou anterior). Este método de avaliação é composto por um exame teórico (T) e por um exame prático (P) não sujeitos a nota mínima. Estão dispensados do exame teórico os estudantes com a classificação de 14 valores, na respetiva época normal. Fórmula de avaliação em exame de recurso: avaliação final = 0,5*T+ 0,5*P.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação em época especial (setembro):

Esta avaliação é composta por um exame teórico (T) e por um exame prático (P) não sujeitos a nota mínima. 

Avaliação final = 0,75*T + 0,25*P

Melhoria de classificação

Época de recurso segundo a mesma fórmula.
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