Metodologias de Investigação e Bioestatística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
São objetivos da Unidade Curricular aprofundar conceitos estatísticos apreendidos na disciplina do 1º semestre, nomeadamente na comparação de grupos.
Salientar a relação entre a associação estatística e o nexo de causalidade. Demonstrar a aplicabilidade de diferentes métodos de diagnóstico em função das suas propriedades e, por fim, vincar a importância da relação entre: a pergunta de investigação, a estrutura de um estudos epidemiológicos, os métodos de medida e de análise estatística.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de comparar dois grupos, testem associações e correlações. Os estudantes devem adquirir os conceitos básicos sobre modelação em estatística, isto é, modelos de previsão. No domínio dos métodos de diagnóstico, os estudantes devem saber estimar e interpretar a validade e a fiabilidade dos mesmos. Os estudantes devem distinguir os diferentes desenhos de estudo a implementar e as suas principais vantagens e desvantagens face a objetivos previamente definidos. Por último, pretende-se que os estudantes adquiram competências para julgar o nexo de causalidade.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Teste U Mann-Whitney
Teste de Wilcoxon
Teste do Qui-quadrado
Teste de McNemar
Correlação e Regressão linear
Correlação de Spearman
Conceitos de normalidade em Epidemiologia Clínica
Testes de diagnóstico - Avaliação da validadae e fiabilidade (estatística Kappa). Análise de curvas ROC.
Desenhos de investigação
Nexo de causalidade nas Ciências Biomédicas
Bibliografia Obrigatória
João Marôco;
Análise estatística - com utilização do SPSS. ISBN: 978-972-618-452-2
Wayne W. Daniel;
Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Leon Gordis;
Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas e práticas com apoio de meios informáticos. Utilização da plataforma Moodle para fóruns de discussão e auto-avaliações.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
45,00 |
Teste |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
90,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
As aulas práticas e teórico-práticas estão sujeitas ao regime de faltas.
Presenças mínimas, obrigatórias, no conjunto das aulas ministradas (75%).
Os estudantes com frequencia no ano letivo anterior não estão sujeitos ao regime de faltas, não beneficiando da assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
Época normal - O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, descontínua e sumativa, compreendido em três momentos: 1º Momento de avaliação – Teste teórico (T1) (cotação 0,45), 2º Momento de avaliação (P2) – Exame prático de análise estatística em SPSS e cálculo (cotação 0,225+0,225); 3º Momento de avaliação (A3) – Assiduidade (cotação estratificada em relação ao número de presenças, além do mínimo obrigatório e, até ao máximo de 2 valores.
A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores na avaliação T1 e P2.
Fórmula de avaliação processual, descontínua e sumativa: avaliação final = 0,45*T1 + 0,45*P2 + A3. Os estudantes com frequência no ano anterior não têm a componente de assiduidade. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores nos dois momentos de avaliação descritos T1 e P2, segundo a fórmula de avaliação final = 0,5*T1 + 0,5*P2.
Época de Recurso: Serão submetidos a Exame de Recurso os estudantes sem aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente ou anterior). Este método de avaliação é composto por um exame teórico (T) e por um exame prático (P) não sujeitos a nota mínima. Estão dispensados do exame teórico os estudantes com a classificação de 14 valores, na respetiva época normal. Fórmula de avaliação em exame de recurso: avaliação final = 0,5*T+ 0,5*P.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação em época especial (setembro):
Esta avaliação é composta por um exame teórico (T) e por um exame prático (P) não sujeitos a nota mínima.
Avaliação final = 0,75*T + 0,25*P
Melhoria de classificação
Época de recurso segundo a mesma fórmula.