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Atividade Clínica II

Código: EODP043     Sigla: AC II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Odontopediatria

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EODP 1 EODP - Plano de Estudos 2014/2015 1 - 20 180 540

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O curso visa a formação e o treino de acordo com as normas internacionalmente aceites e devidamente regulamentadas para a especialidade de Odontopediatria.

No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:

- em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.

- nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.

- a continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.

- a investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.

- a colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.

- a ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.

- a exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.

- a actuar como perito em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.

Resultados de aprendizagem e competências

Graduar profissionais em Odontopediatria que:

 

- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.

- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.

- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.

- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.

- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.

- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.

- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.

- Sejam competentes para actuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O plano de estudos inclui instrução formal num núcleo de matérias teórico-práticas obrigatórias incluindo assuntos odontopediátricos como diagnóstico e plano de tratamento desde o recém-nascido até à adolescência, ciências do comportamento e controlo do paciente, prevenção, odontologia infantil restauradora, traumatologia dentária, alterações da erupção e desenvolvimento da oclusão, medicina e cirurgia oral infantil, crianças com necessidades especiais e medicamente comprometidas, procedimentos em tratamentos pluridisciplinares, princípios de gestão, administração e ética, suporte básico de vida, entre outros.

Durante o curso é dedicada especial atenção ao desenvolvimento de atitude científica e profissional, à interpretação da literatura científica e a actividades de investigação, bem como à apresentação oral e escrita dos resultados de trabalhos clínicos e de investigação.

Para além das matérias teóricas obrigatórias, os alunos participarão activamente no diagnóstico e tratamento de pacientes infantis com diversos tipos de patologias.

Os requisitos do curso incluem ainda a realização de uma monografia ou de um projecto original de investigação (incluindo uma revisão crítica da literatura, a formulação de hipóteses, análise estatística, interpretação de dados e a apresentação dos resultados sob a forma de uma artigo científico, susceptível de ser publicado numa revista da especialidade).

Bibliografia Obrigatória

Guedes-Pinto A.C.; Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos; Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería; Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
McDonald, Ralph E.; Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
McDonald Ralph E.; Dentistry for the child and adolescent. ISBN: 0-323-02450-5

Observações Bibliográficas

consultar www.paediatric-dentistry.com para bibliografia detalhada

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Acompanhamento dos alunos durante a prática clínica

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 10,00
Trabalho de campo 90,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Por favor consultar o regulamento UP.

Fórmula de cálculo da classificação final

90%- avaliação contínua dos trabalhos práticos
10%- assiduidade
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