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Ciências de Odontopediatria II

Código: 1059     Sigla: CODPII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: www.paediatric-dentistry.com
Unidade Responsável: 3.º Ciclo Doutoramentos
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 0 Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo da UC de Odontopediatria II foi elaborado de modo a desenvolver e especificar os conhecimentos previamente adquiridos quer físicos, psiquicos e biológicos sobre a criança bem como aprofundar conhecimentos de técnicas específicas odontopediátricas e proporcionar assim, um treino que permita realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento dentário da criança.

Foi preocupação da equipa docente que o programa fosse o mais abrangente possível sem todavia ser surrealista, de acordo com as condições actualmente proporcionadas pelo nosso estabelecimento de ensino.

Resultados de aprendizagem e competências

A relação entre o ensino teórico e a sua aplicação prática proporciona ao estudante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Com os principais objetivos desta unidade curricular foram elaborados de modo a disponibilizar ao estudante as capacidades físicas, psíquicas e biológicas imprescindíveis para a boa prática de uma assistência odontopediátrica capaz de responder às solicitações da comunidade, acredita-se que a metodologia adotada é a mais indicada e adequada.

Atendendo a que a UC em questão é unicamente teórica disponibilizamos ao estudante aquisição de conhecimentos e competências adequadas ao exercício informado das Ciências de Odontopediatria II.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Terapêutica pulpar

Cirurgia em ODP

tratamento protético de crianças e adolescentes

1º molar permanente

traumatismos dentários

Doenças gengivais e periodontais

Hábitos orais viciosos

Prevenção das mal-oclusões

Prevenção da cárie

Bibliografia Obrigatória

Guedes-Pinto A.C.; Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos; Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería; Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
David José Casimiro de Andrade; Relatório Pedagógico
McDonald Ralph E.; Dentistry for the child and adolescent. ISBN: 0-323-02450-5
McDonald, Ralph E.; Odontología para el nino y el adolescente
McDonald, Ralph E.; Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
McDonald Ralph E.; Odontología pediátrica y del adolescente

Observações Bibliográficas

Por favor consultar web site da disciplina em http://www.paediatric-dentistry.com/ onde se poderá encontrar a bibliografia aconselhada para cada aula

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Numa abordagem moderna do ensino da odontopediatria, substitui-se o método clássico centralizado no professor, em que as aulas teóricas assumem papel hegemónico, por um modelo de ensino centralizado no estudante. A aprendizagem passiva (aulas teóricas) é tendencialmente substituída por uma aprendizagem ativa, na qual o aluno assume uma responsabilidade cada vez maior.

Docentes e discentes devem sentir-se mutuamente envolvidos, colaborando entre si e desenvolvendo a capacidade de auto-aprendizagem. Sempre que possível, os estudantes discutem entre si os assuntos e mais tarde fazem-no com os docentes. Substitui-se a simples aquisição de conhecimentos por um modelo assente na resolução de problemas, estimulando-se um raciocínio clínico e dedutivo, através da simulação de problemas que o médico irá encontrar futuramente no dia-a-dia da sua profissão.

Avaliação distribuída sem exame final, avaliação continua de apresentação de casos clínicos de acordo com os temas lecionados e assiduidade.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 36,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: Presença mínima em 75% do número de aulas ministradas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final, avaliação continua de apresentação de casos clínicos de acordo com os temas lecionados e assiduidade.  

Trabalho oral - 90%

Assiduidade - 10%

Melhoria de classificação

teste escrito/prova oral
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