Ciências de Odontopediatria II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo da UC de Odontopediatria II foi elaborado de modo a desenvolver e especificar os conhecimentos previamente adquiridos quer físicos, psiquicos e biológicos sobre a criança bem como aprofundar conhecimentos de técnicas específicas odontopediátricas e proporcionar assim, um treino que permita realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento dentário da criança.
Foi preocupação da equipa docente que o programa fosse o mais abrangente possível sem todavia ser surrealista, de acordo com as condições actualmente proporcionadas pelo nosso estabelecimento de ensino.
Resultados de aprendizagem e competências
A relação entre o ensino teórico e a sua aplicação prática proporciona ao estudante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Com os principais objetivos desta unidade curricular foram elaborados de modo a disponibilizar ao estudante as capacidades físicas, psíquicas e biológicas imprescindíveis para a boa prática de uma assistência odontopediátrica capaz de responder às solicitações da comunidade, acredita-se que a metodologia adotada é a mais indicada e adequada.
Atendendo a que a UC em questão é unicamente teórica disponibilizamos ao estudante aquisição de conhecimentos e competências adequadas ao exercício informado das Ciências de Odontopediatria II.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Terapêutica pulpar
Cirurgia em ODP
tratamento protético de crianças e adolescentes
1º molar permanente
traumatismos dentários
Doenças gengivais e periodontais
Hábitos orais viciosos
Prevenção das mal-oclusões
Prevenção da cárie
Bibliografia Obrigatória
Guedes-Pinto A.C.;
Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería;
Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
David José Casimiro de Andrade; Relatório Pedagógico
McDonald Ralph E.;
Dentistry for the child and adolescent. ISBN: 0-323-02450-5
McDonald, Ralph E.;
Odontología para el nino y el adolescente
McDonald, Ralph E.;
Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
McDonald Ralph E.;
Odontología pediátrica y del adolescente
Observações Bibliográficas
Por favor consultar web site da disciplina em http://www.paediatric-dentistry.com/ onde se poderá encontrar a bibliografia aconselhada para cada aula
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Numa abordagem moderna do ensino da odontopediatria, substitui-se o método clássico centralizado no professor, em que as aulas teóricas assumem papel hegemónico, por um modelo de ensino centralizado no estudante. A aprendizagem passiva (aulas teóricas) é tendencialmente substituída por uma aprendizagem ativa, na qual o aluno assume uma responsabilidade cada vez maior.
Docentes e discentes devem sentir-se mutuamente envolvidos, colaborando entre si e desenvolvendo a capacidade de auto-aprendizagem. Sempre que possível, os estudantes discutem entre si os assuntos e mais tarde fazem-no com os docentes. Substitui-se a simples aquisição de conhecimentos por um modelo assente na resolução de problemas, estimulando-se um raciocínio clínico e dedutivo, através da simulação de problemas que o médico irá encontrar futuramente no dia-a-dia da sua profissão.
Avaliação distribuída sem exame final, avaliação continua de apresentação de casos clínicos de acordo com os temas lecionados e assiduidade.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Prova oral |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
36,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: Presença mínima em 75% do número de aulas ministradas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final, avaliação continua de apresentação de casos clínicos de acordo com os temas lecionados e assiduidade.
Trabalho oral - 90%
Assiduidade - 10%
Melhoria de classificação
teste escrito/prova oral