| Código: | MIMD050103 | Sigla: | REABO II |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Medicina Dentária |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 73 | Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 | 5 | - | 6 | 108 | 162 |
| NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo | 5 | - | 6 | 108 | 162 |
Os objetivos desta UC visam proporcionar, competências relacionadas com a área da Prótese Fixa - 2,5 ECTS, da Prótese Removível - 2 ECTS e da Oclusão e Dor Orofacial - 1,5 ECTS.
Ser competente:
- conceitos e terminologias da UC
- realização de história clinica e de planeamento reabilitador, com alternativas e correspondentes orçamentos.
- proporcionar prática clínica tutelada, em doentes, de tratamentos simples de Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena extensão, cerâmicas e metalocerâmicas); de Prótese Removível (parciais e totais, acrílicas e esqueléticas); de Oclusão (terapêuticas dos distúrbios temporomandibulares e confeção e equilíbrio de uma goteira oclusal de estabilização em articulador semi-ajustável)
- capacidades psicomotoras e sensibilidade estética.
Ter conhecimento:
- procedimentos laboratoriais para Prótese Fixa e Removível e Oclusão e Dor Orofacial (goteiras oclusais).
- novas tecnologias relacionadas com a UC.Aulas práticas, na clínica, com doentes, e que incluem:
- história clínica do doente e exame clínico
- estudo de casos clínicos e planeamento, uni ou pluridisciplinar, com alternativas e respetivos orçamentos, a aprovar pelo docente e apresentado ao doente, em documento escrito. Discussão de todos os procedimentos com o docente responsável.
- atendimento clínico de doentes (grupos de 2 ou 3 alunos), sob supervisão docente, para reabilitação com Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena extensão), com Prótese Removível (próteses parciais e totais, acrílicas e esqueléticas); de Oclusão e Dor Orofacial (terapêutica dos distúrbios temporomandibulares: aparelhos intra-orais; equilíbrio oclusal e confeção e equilíbrio de uma goteira de estabilização oclusal)
- nos casos menos comuns são realizadas demonstrações práticas pelo docente.Metodologia de ensino: Prática clínica tutelada por um docente.
Esta UC está organizada de forma a utilizar diferentes metodologias de ensino, de acordo com o conteúdo programático e os objetivos estabelecidos.
Assim, são lecionadas aulas práticas, nas quais os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos de Prótese Fixa, Prótese Removível e Oclusão adquiridos nas anteriores UCs, no tratamento dos casos simples de reabilitação oral.
Previamente são realizados e avaliados a história clínica e os planos de tratamentos alternativos, e com mais pormenor o tratamento que se decidiu realizar, sempre numa lógica sequencial, interdisciplinar e multidisciplinar.
Nos casos menos comuns são realizadas demonstrações práticas pelo docente responsável.
Refira-se que a metodologia internacionalmente recomendada como a mais correta para conseguir que os estudantes sejam competentes no tratamento dos casos mais simples de reabilitação oral com prótese removível, prótese fixa e oclusão e dor orofacial é a prática clínica, tutelada por um docente graduado.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 80,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 80,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
Condições de Frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas previstas. As presenças nas aulas serão comprovadas pela assinatura na Ficha do estudante fornecida pelo docente. Apresentação dos trabalhos clínicos (e respetivos relatórios) solicitados pelo corpo docente.
Classificação final
Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico definido. – 80%
Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 20%
É, ainda, possível elaborar um trabalho científico, em grupos de 1-3 estudantes – não obrigatório - 20% da nota final
Todas as classificações superiores a 16 têm de "ser defendidas" em prova oral.