Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MIMD010203

Bioquímica II

Código: MIMD010203     Sigla: BIOQ II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 85 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 1 - 5 81 135
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 1 - 5 81 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-21.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Bibliografia Obrigatória, Programa, Tipo de avaliação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O metabolismo é um conjunto integrado de reações químicas que ocorrem nas células com o objetivo de extrair energia dos nutrientes e usar essa energia para sintetizar proteínas, lípidos, carboidratos, ácidos nucleicos, e outra moléculas. A disciplina de Bioquímica 2 tem como objetivos o estudo dos mecanismos de regulação dessas vias metabólicas, assim como das vias de transdução de sinal utilizadas pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais intra e extracelulares. O aluno deverá ser capaz de reconhecer e explicar as funções das vias metabólicas, relacionar processos digestivos e de produção e armazenamento de energia com a composição de alimentos, relacionar mecanismos de regulação metabólica por hormonas, ativação e retroinibição de enzimas e outros mecanismos, com as necessidades em energia e metabolitos, reconhecer e explicar as bases moleculares dos mecanismos de homeostase (e.g., glucose e lípidos), relacionar o conhecimento das vias metabólicas com as bases moleculares, diagnóstico e tratamento de doenças, e participar ativamente na resolução de problemas.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o aluno/a adquira conhecimentos sólidos de todo o metabolismo primário, conhecendo as suas inter-relações e os mecanismos básicos da sua regulação em processo normais e patológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas teóricas/teórico-práticas: Metabolismo de carboidratos - Digestão e absorção de carboidratos. A Glicólise e sua regulação. Fermentação láctica. Os “shuttles” do glicerol-fosfato e do malato-aspartato. A gluconeogénese. O metabolismo do glicogénio. A via das pentoses-fosfato. Regulação hormonal: mecanismo molecular da ação da insulina, do glucagon e da epinefrina. Diabetes Mellitus insulino-dependente e –independente. Metabolismo da galactose, frutose e etanol: a galactosemia; a frutosuria e a intolerância hereditária à frutose; o alcoolismo. Bioenergética – o complexo da piruvato desidrogenase e o ciclo de Krebs. Regulação alostérica e hormonal. Fosforilação oxidativa. Inibidores e desacopladores. Metabolismo de lípidos - Digestão e absorção de lípidos. Lipólise e beta-oxidação de ácidos gordos. Síntese e papel energético dos corpos cetónicos. Síntese de ácidos gordos. Biossíntese de glicerofosfolípidos e esfingolípidos. Biossíntese do Colesterol. Os ácidos biliares primários e secundários. Hormonas esteroides. Lipoproteínas. Hipercolesterolemia. Integração do metabolismo lipídico. Stress oxidativo - Espécies reactivas de oxigénio e danos oxidativos. Defesas antioxidantes primárias e secundárias. Antioxidantes naturais. Aterosclerose. Síndrome da isquémia-reperfusão. Metabolismo de aminoácidos – Transaminases e glutamato desidrogenase. Biossíntese de aminoácidos não essenciais. Degradação de aminoácidos. Ciclo da ureia e sua regulação. Toxicidade da amónia. Derivados de aminoácidos – HEME, melanina, hormonas, neurotransmissores e óxido nítrico. Porfirias e icterícia. Metabolismo de nucleótidos - Síntese de purinas e pirimidinas. Inibidores da síntese de nucleótidos e da replicação. Catabolismo das purinas e pirimidinas. Gota. Sindroma de lesch-Nhyan. Tumores e quimioterapia. Caquexia cancerosa. Interrelações metabólicas - Adaptações metabólicas ao jejum. Diabetes Mellitus. Adaptações metabólicas ao exercício. Obesidade.

 

Aulas PL: Metabolismo de carboidratos - Exercício e acidose láctica - deficiência em fosfofrutocinase. Diabetes mellitus tipos 1 e 2. Teste de tolerância à glucose. Gluconeogénese: efeito do etanol. Intolerância à frutose. Doenças do armazenamento do glicogénio. Bioenergética - Desacopladores e inibidores da fosforilação oxidativa. Metabolismo de lípidos - Lipólise e beta-oxidação - o sistema da carnitina. A deficiência em MCAD. A propionil-CoA carboxilase. Avitaminose B12. A beta-oxidação peroxissomal (Sindroma de Zellweger). A hipercolesterolemia familiar. Outros exemplos de bloqueamento no fluxo fisiológico de lípidos (e.g., Doença de Wolman). A intoxicação com etanol. Stress oxidativo - Favismo e deficiência em glucose-6-fosfato desidrogenase. Síndrome da isquémia-reperfusão. O metabolismo de amino ácidos e grupo heme - Deficiências no ciclo da ureia e a toxicidade da amónia. Fenilcetonúria. Porfiria aguda intermitente. Metabolismo de nucleótidos - Acidúria orótica hereditária. Hiperamonémia com acidúria orótica.

Bibliografia Obrigatória

David L. Nelson, Michael M. Cox; Lehninger principles of biochemistry (7th Edition), 2017. ISBN: 9781319108243
Jeremy M. Berg, John L. Tymoczko, Lubert Stryer; Biochemistry,, 2015. ISBN: 9781319153939
Devlin Thomas M; Textbook of biochemistry with clinical correlations. ISBN: ISBN: 978-0-470-28173-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas de exposição da matéria, com interação contínua com os estudantes através da colocação de pequenos problemas.

Aulas PL - realização de exercícios relacionados com os conteúdos programáticos da unidade curricular. Estes exercícios (maioritariamente casos clínicos) serão resolvidos em trabalho de grupo (3-4 alunos/grupo) com diálogo frequente entre grupos e docente.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 81,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota em exame final escrito.
OU
Média das 2 frequências. Requer nota mínima em cada frequência de 7,5 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Será disponibilizado exame especial para todos os alunos que tenham legalmente direito a tal, em data a combinar com o Regente.

Melhoria de classificação

Após aprovação à unidade curricular, o aluno pode requerer melhoria de nota através da realização de exame escrito de acordo com os regulamentos da unidade orgânica.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-27 às 23:31:00 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico