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Atividade Clínica I

Código: 5101     Sigla: ACI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 2º Ciclo Mestrados e Pós-Graduações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cirurgia Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCOB 4 Mestrado em Cirurgia Oral - Plano de Estudos 2010/2011 1 - 20 216 540

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final da UC, o estudante deverá:

1 - Estar capacitado para um estudo crítico e reflexivo na área da Cirurgia Oral.

2 - Ser capaz de diagnosticar, planificar e executar tratamentos reabilitadores integrados.

3 - Dominar as técnicas e aptidões necessárias para efectuar tratamentos na área de Cirurgia Oral.

4 - Conhecer e dominar a literatura científica clássica e actual no campo da Cirurgia Oral.

5 - Dominar a metodologia de investigação relativa à área da Cirurgia Oral.

6- Estar capacitado para a realização de investigação clínica e laboratorial.

7 - Conhecer e dominar as técnicas pedagógicas de apresentação em público.

8 - Ter as bases teóricas e práticas para a elaboração e publicação de artigos e trabalhos científicos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem a etiologia, diagnóstico e tratamento das principais afeções da cavidade oral que requerem tratamento cirúrgico, bem como as técnicas e procedimentos cirúrgicos, de modo a que os estudantes sejam capazes de diagnosticar e planear o melhor tratamento cirúrgico para as diferentes patologias orais. Ao mesmo tempo, os estudantes serão capazes de executar atos clínicos e cirúrgicos. Assim sendo, os estudantes efetuam primeiras consultas e os registos da história clínica médica, fotográficos e de impressões bimaxilares. Executam ainda exames imagiológicos intra-orais e interpretam-nos, efetuando planos de tratamento em conjunto com os docentes. Efetuam ainda cirurgias de dentes inclusos com grau de dificuldade reduzida (Classe 1 e 2, Posição A, segundo a classificação de Pell e Gregory) e frenectomias labiais e linguais pela técnica convencional e assistem às mais complexas, executadas pelos docentes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Atendimento de pacientes na clínica da FMDUP pelos estudantes (primeiras consultas, registos da história clínica médica, fotográficos e de impressões bimaxilares. Executam ainda exames imagiológicos intra-orais e interpretam-nos, bem como aos exames imagiológicos extra-orais, efetuando planos de tratamento), sob supervisão do corpo docente, para diagnóstico e tratamento das patologias na área da Cirurgia Oral. As patologias observadas e tratadas nesta UC e nas seguintes UC de Atividade Clínica II, III e IV, não estão sujeitas a nenhuma restrição em termos do diagnóstico dos diferentes tipos de patologia. O mesmo não acontece com o tratamento das mesmas. Os estudantes efetuam tratamento das patologias mais simples (cirurgias de dentes inclusos com grau de dificuldade reduzida: Classe 1 e 2, Posição A, segundo a classificação de Pell e Gregory e frenectomias labiais e linguais pela técnica convencional) e assistindo os docentes nas restantes.

Bibliografia Obrigatória

Donado Rodríguez Manuel; Cirugía bucal. ISBN: 84-458-1533-4
Gay Escoda, Cosme; Cirugía bucal. ISBN: 84-8934-61-X
Peterson Larry J. 340; Contemporary oral and maxillofacial surgery. ISBN: 0-323-01887-4

Bibliografia Complementar

Graziani, Mario; Cirurgia bucomaxilofacial. ISBN: 85-277-0302-5
Chiapasco, Matteo; Cirugía oral. ISBN: 84-458-1242-4
Cawson, R.A.; Cawson.s essentials of oral pathology and oral medicine. ISBN: 0-443-07106-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As competências cognitivas são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de casos clínicos. As competências práticas são desenvolvidas nos trabalhos práticos supervisionados no atendimento de pacientes. As competências de comunicação são adquiridas através de dinâmicas de grupo e na interação do estudante com o paciente. 
Os estudantes iniciam a sua prática clínica com a recolha de todos os dados importantes para o bom diagnóstico e tratamento dos pacientes. Fazem o plano de tratamento e executam os atos cirúrgicos mais simples e assistem os mais complexos. Toda a atividade clínica é supervisionada por, pelo menos, um docente. Assim, pretende-se dar autonomia crescente aos estudantes, preparando-os, através da assistência aos atos mais complexos, para a execução de atos mais complexos no futuro.
As aulas práticas laboratoriais e clinicas proporcionam ao estudante a prática cirúrgica sob supervisão de um docente, ou, no caso de atos clínicos mais complexos, assistirem um docente. É fundamental o estudante fazer o registo de todos os seus atos cirúrgicos. Avaliação distribuída sem exame final (100% avaliação perante a atividade clínica e cirúrgica do estudante)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 216,00
Estudo autónomo 324,00
Total: 540,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final (100% avaliação perante a atividade clínica e cirúrgica do estudante)
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