Atividade Clínica I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final da UC, o estudante deverá:
1 - Estar capacitado para um estudo crítico e reflexivo na área da Cirurgia Oral.
2 - Ser capaz de diagnosticar, planificar e executar tratamentos reabilitadores integrados.
3 - Dominar as técnicas e aptidões necessárias para efectuar tratamentos na área de Cirurgia Oral.
4 - Conhecer e dominar a literatura científica clássica e actual no campo da Cirurgia Oral.
5 - Dominar a metodologia de investigação relativa à área da Cirurgia Oral.
6- Estar capacitado para a realização de investigação clínica e laboratorial.
7 - Conhecer e dominar as técnicas pedagógicas de apresentação em público.
8 - Ter as bases teóricas e práticas para a elaboração e publicação de artigos e trabalhos científicos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem a etiologia, diagnóstico e tratamento das principais afeções da cavidade oral que requerem tratamento cirúrgico, bem como as técnicas e procedimentos cirúrgicos, de modo a que os estudantes sejam capazes de diagnosticar e planear o melhor tratamento cirúrgico para as diferentes patologias orais. Ao mesmo tempo, os estudantes serão capazes de executar atos clínicos e cirúrgicos. Assim sendo, os estudantes efetuam primeiras consultas e os registos da história clínica médica, fotográficos e de impressões bimaxilares. Executam ainda exames imagiológicos intra-orais e interpretam-nos, efetuando planos de tratamento em conjunto com os docentes. Efetuam ainda cirurgias de dentes inclusos com grau de dificuldade reduzida (Classe 1 e 2, Posição A, segundo a classificação de Pell e Gregory) e frenectomias labiais e linguais pela técnica convencional e assistem às mais complexas, executadas pelos docentes.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Atendimento de pacientes na clínica da FMDUP pelos estudantes (primeiras consultas, registos da história clínica médica, fotográficos e de impressões bimaxilares. Executam ainda exames imagiológicos intra-orais e interpretam-nos, bem como aos exames imagiológicos extra-orais, efetuando planos de tratamento), sob supervisão do corpo docente, para diagnóstico e tratamento das patologias na área da Cirurgia Oral. As patologias observadas e tratadas nesta UC e nas seguintes UC de Atividade Clínica II, III e IV, não estão sujeitas a nenhuma restrição em termos do diagnóstico dos diferentes tipos de patologia. O mesmo não acontece com o tratamento das mesmas. Os estudantes efetuam tratamento das patologias mais simples (cirurgias de dentes inclusos com grau de dificuldade reduzida: Classe 1 e 2, Posição A, segundo a classificação de Pell e Gregory e frenectomias labiais e linguais pela técnica convencional) e assistindo os docentes nas restantes.
Bibliografia Obrigatória
Donado Rodríguez Manuel;
Cirugía bucal. ISBN: 84-458-1533-4
Gay Escoda, Cosme;
Cirugía bucal. ISBN: 84-8934-61-X
Peterson Larry J. 340;
Contemporary oral and maxillofacial surgery. ISBN: 0-323-01887-4
Bibliografia Complementar
Graziani, Mario;
Cirurgia bucomaxilofacial. ISBN: 85-277-0302-5
Chiapasco, Matteo;
Cirugía oral. ISBN: 84-458-1242-4
Cawson, R.A.;
Cawson.s essentials of oral pathology and oral medicine. ISBN: 0-443-07106-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As competências cognitivas são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de casos clínicos. As competências práticas são desenvolvidas nos trabalhos práticos supervisionados no atendimento de pacientes. As competências de comunicação são adquiridas através de dinâmicas de grupo e na interação do estudante com o paciente.
Os estudantes iniciam a sua prática clínica com a recolha de todos os dados importantes para o bom diagnóstico e tratamento dos pacientes. Fazem o plano de tratamento e executam os atos cirúrgicos mais simples e assistem os mais complexos. Toda a atividade clínica é supervisionada por, pelo menos, um docente. Assim, pretende-se dar autonomia crescente aos estudantes, preparando-os, através da assistência aos atos mais complexos, para a execução de atos mais complexos no futuro.
As aulas práticas laboratoriais e clinicas proporcionam ao estudante a prática cirúrgica sob supervisão de um docente, ou, no caso de atos clínicos mais complexos, assistirem um docente. É fundamental o estudante fazer o registo de todos os seus atos cirúrgicos. Avaliação distribuída sem exame final (100% avaliação perante a atividade clínica e cirúrgica do estudante)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
216,00 |
Estudo autónomo |
324,00 |
Total: |
540,00 |
Obtenção de frequência
Frequência das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final (100% avaliação perante a atividade clínica e cirúrgica do estudante)