Psicologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer as principais dinâmicas e processos psicológicos com implicações na ortodontia.
Reforçar a importância da comunicação clínica. nomeadamente na prática clínica do ortodontista.
A motivação para e durante o tratamento ortodôntico.
Compreender a importância que o trabalho em equipa, nomeadamente com o psiquiatra e o psicólogo podem ser importantes na prática clínica do ortodontista.
Resultados de aprendizagem e competências
Reforço da consciência da necessidade da comunicação clínica.
Melhoria das competências em motivação e comunicação assertiva.
Aperfeiçoamento da abordagem transdisciplinar dos casos clínicos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
O encontro entre diferentes ramos do saber e a transdisciplinaridade.
Comunicação e relacionamento interpessoal; comunicação clínica.
Os motivos para pedir um tratamento ortodôntico. Auto imagem, auto-estima e auto-conceito.
O processo de consulta/tratamento; motivação para a cooperação nos pacientes em várias faixas etárias.
Personalidade e saúde mental.
A intervenção em situações específicas - complenetar a intervenção ortodôntica:
- pacientes com indicação para tratamento ortodôntico-cirúrgico-ortognático.
- pacientes com deformidade craniofacial
- tipos mais frequentes de distúrbios psíquicos.
Bibliografia Obrigatória
Lee W. Graber;
Orthodontics. ISBN: 978-0-323-37832-1
Bibliografia Complementar
Carvalho SC, Martins EJ, Barbosa MR.; Variáveis Psicossociais Associadas à Cirurgia Ortognática: Uma Revisão Sistemática da Literatura. , Psicologia: Reflexão e Crítica (Psicologia: Reflexão e Crítica,. 2012;25(3):477-90.)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino a privilegiar será a apresentação interativa dos conteúdos programáticos.
Haverá ainda espaço para a apresentação e discussão de casos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
50,00 |
| Teste |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
| Frequência das aulas |
90,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença nas aulas - mínimo 75% das horas de contacto.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será calculada numa escala de 0 a 20, de acordo com os seguintes parâmetros:
50% - participação nas aulas e apresentação e discussão dos casos.
50% - Teste
Provas e trabalhos especiais
Não existentes.
Poderão se necessárias, apenas em situações excepcionais de eventual incumprimento de algum dos parametros de avaliação; esses trabalhos e/ou prova serão determinados mediante as circunstâncias de cada caso em especial.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhos e/ou prova serão determinados mediante as especificidades de cada caso.
Melhoria de classificação
Não se aplica.