Gestão de saúde e segurança
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Segurança e Higiene no Trabalho |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar aos estudantes da especialização conhecimentos relativos aos riscos gerais e específicos associados ao desenvolvimento da atividade médico-dentária, às principais doenças ocupacionais próprias da medicina dentária bem como à melhor forma de as prevenir.
Pretende-se que os estudantes saibam o que é a ergonomia, como aplicá-la à medicina dentária, quais os seus objetivos e quais as consequências da sua não implementação de modo a contribuir para o desenvolvimento de uma atividade médico dentária mais saudável e segura.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão desenvolver conhecimentos, competências e capacidades para compreenderem e identificarem riscos inerentes `ao desenvolvimento da atividade médico-dentária e a melhor de lidar com eles. Deverão, igualmente, incorporar no seu desenvolvimento, uma visão crítica, da importância destes conhecimentos na sua prática clínica diária.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
1. Ergonomia - Definição, história e objetivos
2. Ergonomia em Medicina Dentária
2.1Riscos em Medicina Dentária
2.1.2 Físicos
2.1.2 Químicos
2.1.3 Biológicos
2.1.4 Ergonómicos ou músculo-esqueléticos
2.1.5 Sociais ou psicológicos
2.2 Consequências da falta de Ergonomia
2.3 Doenças ocupacionais em Medicina Dentária
2.3.1 Desordens músculo-esqueléticas (mãos Síndrome do Túnel Cárpico, punhos, ombros, costas)
2.3.2 Lesões oculares
2.3.3 Lesões dermatológicas
2.3.4 Lesões auditivas
2.3.5 Lesões vasculares
2.3.6 Doenças infeto-contagiosas
2.3.7 Doenças do foro psicológico/psiquiátrico
2.3.8 Outras (respiratórias, oncológicas…)
2.4 Prevenção
2.5 Sinais e sintomas
2.6 Tratamento
2.7 Exercícios de relaxamento
3. Controlo da Infeção Cruzada.
4. Segurança dos procedimentos clínicos ortodônticos
Bibliografia Obrigatória
Prashant Babaji, Firoza Samadi, JN Jaiswal, Anju Bansal; OCCUPATIONAL HAZARDS AMONG DENTISTS: A REVIEW OF LITERATURE , Journal of International Dental and Medical Research , 2011. ISBN: ISSN 1309-100X (http://www.ektodermaldisplazi.com/journal.htm )
Bibliografia Complementar
Alina Puriene, Vilija Janulyte, Margarita Musteikyte, Ruta Bendinskaite; General health of dentists. Literature review , Stomatologija, Baltic Dental and Maxillofacial Journal, 2007 ( Stomatologija, Baltic Dental and Maxillofacial Journal, 9:10-20, 2007)
H. L. Myers e L. B. Myers; ‘It's difficult being a dentist’: stress and health in the general dental practitioner , BRITISH DENTAL JOURNAL, 2004 (British Dental Journal Volume 197 N. 2 July 24 2004)
Nikolaos P, Brandi D.P., Vasilios P, Theodore E; Occupational hazards in orthodontics: A review of risks and associated pathology, Am J Orthod Dentofacial Orthop, 2007 (Am J Orthod Dentofacial Orthop 2007;132:280-92)
MJ Hayes D Cockrell DR Smith; A systematic review of musculoskeletal disorders among dental professionals, Int J Dent Hygiene, 2009 (Int J Dent Hygiene 7, 2009; 159–165)
James C Setcos, Alida Mahyuddin; Noise Levels Encountered in Dental Clinical and Laboratory Practic, Int J Prosthodont, 1998 ( Int J Prosthodont 1998;11:150-157.)
Clacir Londero Zenkner; INFECÇÃO CRUZADA EM ODONTOLOGIA: RISCOS E DIRETRIZES, Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line, 2006 (Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 2, Número 3, Janeiro/Junho, 2006)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas e seminários com apresentação teórica dos temas.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Estomatologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
80,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 2/3 das aulas.
A ausência de assiduidade impede a realização do exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação escrita (80%) + participação nas aulas (20%)
A classificação mínima a obter nas duas componentes para aprovação é de 9,5 (nove vírgula cinco) valores em vinte.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
Exame escrito de melhoria.