Seminários I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Estimulo ao estudo, pesquisa e atualização do conhecimento com bases científicas;
Aplicação de conhecimentos na resolução de problemas práticos;
Preparação para o desenvolvimento de trabalho científico.
Resultados de aprendizagem e competências
Aquisição de conhecimentos e experiência na elaboração de hipóteses de tratamento em Reabilitação Oral com base nos dados recolhidos e na aplicação dos conhecimentos científicos e técnicas atuais, nomeadamente nos seguintes aspetos:
- Ensino e comunicação;
- Imagiologia (radiologia e fotografia);
- Controlo da dor, analgesia, sedação e anestesia;
- Fracassos e complicações em Reabilitação Oral.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Ensino e comunicação:
Comunicar de forma eficaz tanto oralmente e por escrito com os colegas, profissionais, funcionários, pacientes e ao público; Desenvolver e apresentar sessões de instrução; Reconhecer o papel de ambos os aspetos verbais e não-verbais de comunicação.
- Imagiologia (radiologia e fotografia):
Demonstrar um entendimento e competência na radiografia intra-oral;
Demonstrar competência em fotografia intra-oral.
- Controlo da dor, analgesia, sedação e anestesia:
Fornecer adequado controlo da dor e da ansiedade para pacientes de tratamento não-cirúrgico e cirúrgico numa base planeada ou de emergência; Diagnosticar e oferecer tratamento dentário de emergência para alívio da dor aguda; Aconselhamento sobre analgesia pré-operatória adequada; Reconhecer a necessidade de cuidados interdisciplinares na gestão das condições de dor e ansiedade.
- Fracassos e complicações em Reabilitação Oral:
Ter noção aprofundada das principais causas de fracassos e complicações, assim como da forma mais adequada da sua resolução.
Bibliografia Obrigatória
Wasson W, Scarbecz M, Lewis MW, Ross J, Himel V; I can't understand your information sheet, doc!" Readability of limited-reach media materials for the lay population, J Tenn Dent Assoc, 2013 (93(2):32-40)
Maybury C, Horowitz AM, Wang MQ, Kleinman DV; Use of communication techniques by Maryland dentists, J Am Dent Assoc, 2013 (144(12):1386-96)
Kimoto S, Kimoto K, Kitamura A, Saita M, Iijima M, Kawai Y; Effect of dentist's clinical experience on treatment satisfaction of a complete denture, J Oral Rehabil, 2013 (40(12):940-7)
Corbella S, Del Fabbro M, Tamse A, Rosen E, Tsesis I, Taschieri S; Cone beam computed tomography for the diagnosis of vertical root fractures: a systematic review of the literature and meta-analysis, Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol, 2014 (118(5):593-602)
Mallineni SK, Yiu CK; A retrospective review of outcomes of dental treatment performed for special needs patients under general anesthesia: 2-year follow-up, ScientificWorldJournal, 2014 (2014:748353)
Boynes SG, Lewis CL, Moore PA, Zovko J, Close J; Complications associated with anesthesia administered for dental treatment, Gen Dent, 2010 (58(1):E20-5)
Packer ME, Joarder C, Lall BA; The use of relative analgesia in the prosthetic treatment of the 'gagging' patient, Dent Update, 2005 (32(9):544-50)
Davis SM, Plonka AB, Hom-Lay W; Risks and Benefits of Connecting an Implant and Natural Tooth, Implant Dentistry, 2014 (23(3): 253-257)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Seminários apresentados por professores da FMDUP, por professores convidados de outras universidades e, por vezes, pelos próprios estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
53,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada tendo em consideração a avaliação das apresentações dos estudantes nos seminários, e da sua participação nas discussões.