Biomecânica Orofacial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular têm em vista proporcionar aos estudantes competências que os habilitem a uma formação especializada no âmbito da física e da biomecânica.
Assim, a compreensão das estruturas básicas da matemática aliada à física, através da interdisciplinaridade da Medicina Dentária, é central para o entendimento do funcionamento da biomecânica dos procedimentos usados no dia-a-dia da clínica, nos casos concretos da Prostodontia fixa e removível, da Implantologia, da Cirurgia, da Dentisteria, da Periodontologia, da Endodontia e da Ortodontia.
Resultados de aprendizagem e competências
São ministrados os conhecimentos básicos capazes de habilitarem os estudantes a procedimentos concretos laboratoriais experimentais, com utilização de interferometria holográfica, Extensometria, Fotoelasticidade, CadCam, Correlação de Imagem para além da Prototipagem rápida e também do MEF, Método dos Elementos Finitos, Modelos Matemáticos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Princípios da biomecânica.
Introdução dos fundamentos biomecânicos. Caracterização dos parâmetros físicos e geométricos.
Técnicas utilizadas para caracterização e levantamento de forma. Técnicas utilizadas para análise experimental de tensões.
Utilização da interferometria holográfica, extensometria elétrica, fotoelasticidade e análise numérica pelo método dos elementos finitos.
Biomecânica da ATM (articulação temporomandibular). Patologias associadas à síndrome algodisfuncional da ATM. Biomecânica das cargas mastigatórias.
Bibliografia Obrigatória
Ronald Huston; Principles of Biomechanics., CRC Press, 2009. ISBN: 9780849334948
Duane Knudson; Fundamentals of Biomechanics., Springer, 2007. ISBN: 9780306474743
Arturo Natali; Dental Biomechanics., Taylor & Francis, 2003. ISBN: 9780415306669
Yuehuei H. Na, RA Draughn; Mechanical Testing of Bone and the BoneImplant Interface., CRC Press, 2000. ISBN: 9780849302664
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino centra-se em aulas teóricas e teórico-práticas.
As aulas teóricas para além dos conhecimentos convencionais transmitidos pelos docentes, visam também a participação ativa dos estudantes com as matérias previamente determinadas, o que implica a investigação prévia dos temas a tratar.
São organizados grupos para aprofundamento dos vários temas, sendo os estudantes motivados a realizarem apresentações dessas matérias.
As aulas teórico-práticas são ministradas no LOME da FEUP.
Todos os estudantes tomam contacto com os equipamentos para a realização das técnicas experimentais de acordo com os trabalhos a realizar.
Realizam esses trabalhos experimentais, após os conhecimentos bem cimentados nas aulas teóricas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
53,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presença a pelo menos 75% das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua, tendo em conta a assiduidade, com um peso de 10%. tendo em conta as apresentações de trabalhos científicos, com um peso de 45%. e os trabalhos práticos com uma percentagem de 45%.