| Código: | MD2405 | Sigla: | GM II |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Biologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://genetica-fmdup.pt.vu/ |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 64 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 2 | - | 3 | 45 | 81 |
Os estudantes deverão dispor de conhecimentos e aptidões que os habilitem a:
- identificarem a etiopatogenia das doenças genéticas.
- identificarem os principais meios e técnicas de diagnóstico de alterações genéticas.
- reconhecer a aplicabilidade dos principais meios auxiliares de diagnóstico em genética.
- efetuar uma correcta transmissão aos doentes e familiares da informação que lhes diz respeito, uma vez definida a situação pelo geneticista.
1. Malformações congénitas. Origem e principais fatores etiológicos. Possibilidades profiláticas e aconselhamento genético.
Síndromes cromossómicos. Trissomias 21, 13, 18. Outras síndromes cromossómicos.
Síndromes resultantes das anomalias dos heterossomas. Síndromes resultantes de microdeleções.
Síndromes monogénicos mais frequentes.
2. Fibrose Cística. Manifestações clínicas. Principais mutações. Variabilidade da expressão clínica. Tratamento.
3. Doenças neurodegenerativas e neuromusculares. Distrofias musculares de Duchenne e Becker. Manifestações clínicas. Mutações associadas. Tratamento.
4. Alterações lipídicas, genes e ambiente. Doença cardiovascular. Hipercolesteremia familiar. Hiperlipidemia familiar combinada.
5. Mucopolissacaridoses. Síndromes de Hurler, Scheie, Hunter, Sanfilippo, Morquio, Maroteaux-Lamy, Sly.
6. Doenças genéticas de manifestação tardia.
7. Alterações do metabolismo dos aminoácidos.
8. Doença de Fabry. Hemocromatose. Doença renal policística. Otosclerose. Hemoglobinopatias.
9. Rastreio Neo-natal. Hipotiroidismo e fenilcetonúria.
10. Genética do cancro. Alterações cromossómicas no cancro (primárias, secundárias, inespecíficas). Oncogenes, genes oncosupressores, genes de reparação do ADN.
11. Diagnóstico pré-natal. Métodos de diagnóstico não-invasivos e invasivos.
12. Infertilidade de causa genética. Tecnologias de reprodução assistida. Microinjeção intracitoplasmática. Diagnóstico genético pré-implantação. Implicações genéticas.
13. Aconselhamento genético. Definição e princípios. Ética na intervenção do Geneticista. Eugenia. O valor da pessoa.
Aprendizagem teórica e teórico-prática.
As aulas teóricas são expositivas permitindo a aquisição e integração da globalidade da informação. A exposição é efetuada com recurso a apresentações em softwares adequados e a vídeos temáticos.
As aulas teórico-práticas recorrem a estratégias cognitivas de leitura de textos, à discussão de matérias em grupo e à realização e apresentação de trabalhos de grupo. Com a leitura e discussão de textos e matérias objetiva-se que o estudante antecipe informações presentes nos textos, formule e reformule hipóteses, confirme ou reconstrua ideias para conseguir alcançar a compreensão contida nos textos. Com a realização e a apresentação de trabalho de grupo visa-se que o estudante adquira competências que o habilitem à reflexão, ao controloe à integração de equipas de trabalho.
Avaliação teórica (A)(exame escrito final) e avaliação teóricoprática (B)(avaliação contínua – B1 e apresentação oral de trabalho escrito – B2).
Fórmula de avaliação:A [50%]+ B[50% (25%B1 + 25%B2)].
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Trabalho de campo | 25,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 2,00 |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 3,00 |
| Frequência das aulas | 4,00 |
| Trabalho de campo | 3,00 |
| Total: | 12,00 |
AVALIAÇÃO
Avaliação Teórica (T)
Efetuada através de um exame composto por perguntas de escolha múltipla com 5 ou mais alíneas e por 1 a 6 perguntas de desenvolvimento.
O aluno deve assinalar todas as alíneas com V ou F, mas estando informado, que cada alínea assinalada erradamente desconta 1/2 do valor da alínea. Este exame será cotado de 0 a 20 valores.
Avaliação Teórico-prática (TP)
Atribuída pelo docente responsável em função do trabalho desenvolvido.
A nota atribuída é de 0 a 20 valores e obtida através da seguinte fórmula:
Avaliação contínua (25%) + Avaliação apresentação oral (25%)
Assiduidade
Vigora o regime geral de assiduidade vigiente na FMDUP.
NOTA FINAL
A nota é obtida através da seguinte fórmula:
Avaliação T (50%) + Avaliação TP (50%)
A aprovação à unidade curricular só é efetuada com uma nota mínima de 9 valores na avaliação T e com nota mínima de 9 valores na avaliação TP.
A admissão a exame final ou a de recurso só é possível após a realização de um componente teórico-prático.
CONTESTAÇÃO E REVISÃO DE PROVAS
Após a realização de cada prova T e TP, será disponibilizada a nota final obtida por cada aluno. Os alunos que desejarem contestar a nota deverão fazê-lo na data e hora indicada pelo corpo docente.
Os estudantes cujo estatuto permita o regime de frequência e /ou avaliação especial poderão solicitar provas complementares de avaliação.
Os estudantes cujo estatuto permita o regime de avaliação especial poderão solicitar a avaliação fora do calendário normal, sendo salvaguardadas as componentes da avaliação.
Para obtenção de melhoria de nota é obrigatorio efetuar um exame com as componentes T e TP da unidade curricular, mantendo-se o mesmo critério de avaliação aplicado à época de recurso.