Código: | MD2403 | Sigla: | FE |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMD | 54 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 2 | - | 2 | 27 | 54 |
Após terminar com sucesso esta UC, o estudante de Medicina Dentária deverá ser capaz de saber, compreender, saber fazer, saber demonstrar que sabe fazer e/ou aplicar os conteúdos programáticos lecionados, o que lhe permitirá o desenvolvimento e a obtenção das competências referidas no ponto 6, de acordo com o:
Conteúdo programático I
Fisiatria e Ergonomia na prática clínica em Medicina Dentária
a) definir Fisiatria e Ergonomia e os seus âmbitos de atuação
b) diferenciar Défice Funcional, Incapacidade e Desvantagem consequentes a Lesão e/ou Sequela(s)
c) aplicar os conceitos de Défice Funcional, Incapacidade e Desvantagem á prática clínica no âmbito das lesões profissionais
d) estabelecer e interpretar ligações conceptuais entre a Fisiatria e a Ergonomia na atividade e lesões profissionais
e) sumarizar os problemas alvo em patologias profissionais
f) demonstrar os ganhos funcionais advindos da Fisiatria e da Ergonomia na Prática Clínica em Medicina Dentária
g) desenvolver conhecimentos e aptidões com utilidade para posteriores UC’s do Curso de MIMD e para a sua futura prática clínica em Medicina Dentária
Conteúdo programático II
Conceitos e Aplicações Funcionais à Clínica Médica
a) definir Contracção Muscular, Propriocetividade, Exteroceptividade, Esforço, Postura e Movimento
b) reconhecer e explicar as bases fisiológicas dos conceitos definidos na alínea a)
c) descrever
- o funcionamento do fuso neuromuscular
- a atividade motora alfa e gama
- a relação funcional entre o músculo agonista e o músculo antagonista
- o estiramento (e os diferentes tipos de estiramento)
- a contração muscular (e os diferentes tipos de contração muscular)
- as cadeias cinéticas
d) estabelecer a relação entre contração muscular, postura, movimento e esforço
e) justificar a importância da proprioceptividade e exteroceptividade para a postura e o movimento
f) analisar e avaliar a relação dialética entre a postura, o movimento, a contração muscular estática e dinâmica e esforço
g) demonstrar o contributo da Fisiatria e Ergonomia para uma melhor relação dialética entre a postura, o movimento, contracção muscular, proprioceptividade e o esforço na atividade profissional em Medicina Dentária
h) exemplificar algumas das suas aplicações funcionais (na prática da Clínica Médica Dentária)
Conteúdo programático III
Ergonomia
a) descrever Ergonomia (e o seu âmbito de atuação)
b) ilustrar parâmetros antropométricos em Ergonomia
c) discriminar parâmetros biomecânicos e de manuseamento de cargas em Ergonomia
d) estabelecer uma relação entre os princípios da Ergonomia e o esforço
e) interpretar o relacionamento inadequado entre o operador e
as tarefas e/ou os equipamentos e a sua postura, com as consequentes lesões profissionais
f) relacionar a Ergonomia com o impacto social e em saúde das doenças profissionais
g) demonstrar a importância da Ergonomia para a saúde ocupacional
h) conhecer e discutir algumas das normas ergonómicas europeias gerais e para a atividade médica dentária em particular [em relação ao Médico Dentista (e Assistente), ao Doente e ao ambiente de trabalho]
Conteúdo programático IV
Dor
a) definir Dor
b) descrever os mecanismos neurofisiológicos da génese da Dor
c) categorizar a Dor (e os tipos de Dor)
d) comparar as vertentes dimensionais da Dor
e) discriminar entre Dor Aguda e Dor Crónica
f) inferir da dialética Dor e limitação funcional
g) construir relações causais entre Postura, Movimento, Gesto Técnico
e Dor
h) reportar exemplos clínicos de Dor no Médico Dentista durante a Prática Clínica em Medicina Dentária
i) demonstrar a importância da abordagem fisiátrica e ergonómica na Dor
no Médico Dentista durante a Prática Clínica em Medicina Dentária
Conteúdo programático V
Postura, Movimento, Gesto Técnico e Lesão Músculo-Esquelética (ME) Microtraumática
a) identificar uma Lesão ME Microtraumática
b) descrever mecanismos lesionais
c) apontar exemplos de Prevenção Primária, Secundária e Terciária nas Lesões ME Microtraumáticas
d) debater a importância da Proprioceptividade, da Exteroceptividade, dos Sistemas Músculo-esquelético e Neurológico e do Ambiente de Trabalho na execução do Gesto Técnico
e) detetar Disfunções ME Microtraumáticas consequentes a um Gesto Técnico
f) diferenciar e discutir os diferentes mecanismos do Gesto Técnico que acarretam Lesão ME Microtaumática
g) testar diferentes gestos técnicos para a mesma tarefa, identificando aquele ergonomicamente mais correto
Contéudo programático VI
Ergonomia e Prevenção das Lesões ME Microtraumáticas
a) listar algumas normas ergonómicas mais importantes em Medicina Dentária
b) identificar os princípios ergonómicos da norma
c) explicar o conteúdo da norma e a sua aplicabilidade á prevenção das Lesões ME Microtraumáticas
d) estabelecer relações entre a Lesão ME Micro-traumática e a não aplicabilidade da norma ergonómica
e) testar algumas das normas ergonómicas mais importantes em Medicina Dentária
Conteúdo programático VII
Patologias mais comuns na Prática Clínica em Medicina Dentária em relação com a Postura e o Gesto Técnico
a) Nomear as Síndromes Dolorosas axiais e periféricas mais comuns na prática clínica em Medicina Dentária
b) definir e listar exemplos de Síndromes Posturais, Síndromes Miofasciais e Distúrbios da Estática do Ráquis
c) enumerar as Tendinites e Tenosinovites mais comuns consequentes à atividade profissional do Médico Dentista
d) reconhecer os vários tipos de lesões neurológicas (profissionais) dos membros superior e inferior no Médico Dentista
e) relacionar a anatomia funcional e a semiologia clínica nas patologias mais comuns na prática clínica em Medicina Dentária
f) explicar o mecanismo fisiopatológico da patologia profissional
g) ilustrar a relação entre postura, movimento, tarefa e patologia profissional
h) detetar algumas disfunções que conduzam á patologia profissional
i) discutir o seu prognóstico clínico
j) recomendar algumas medidas preventivas e terapêuticas
l) sumarizar e resolver os problemas alvo (básicos) de cada uma das patologias profissionais em Medicina Dentária
Conteúdo programático VIII
Fisiatria e Ergonomia aplicadas às patologias ocupacionais em Medicina Dentária - Prevenção e Terapêutica
a) nomear princípios de Higiene Postural
b) comparar os princípios de Ergonomia e os da Higiene Postural
c) criticar normas ergonómicas em relação á prática clínica em Medicina Dentária, no âmbito da Higiene Postural
d) avaliar normas ergonómicas em relação á prática clínica em Medicina Dentária no âmbito das Lesões ME Microtraumáticas do membro superior e membro inferior no Médico Dentista
e) planificar um programa de exercícios profiláticos e terapêuticos visando a Higiene Postural e a prevenção da fadiga muscular no Médico Dentista
f) sumarizar um programa de exercícios profiláticos e terapêuticos para as Lesões ME Microtraumáticas do Membro Superior e Membro Inferior no Médico Dentista
g) discutir os programas de exercícios profiláticos e terapêuticos anteriores
Conteúdo programático IX
Meios Físicos Terapêuticos aplicados às patologias ocupacionais em Medicina Dentária
a) nomear vários tipos de Meios Físicos Terapêuticos
b) discriminar os seus efeitos terapêuticos
c) reconhecer a importância dos Meios Físicos na terapêutica conservadora
d) comparar os diferentes Meios Físicos Terapêuticos
e) discutir a aplicabilidade destes Meios Físicos Terapêuticos
ao Médico Dentista na ocorrência de patologias profissionais
Após terminar com sucesso a UC de “Fisiatria e Ergonomia” o estudante de Medicina Dentária deverá de ser capaz de desenvolver e obter as seguintes competências:
a) Compreensão dos fundamentos teóricos da Fisiatria e da Ergonomia necessários para estabelecer e interpretar ligações conceptuais entre estas, no âmbito da atividade profissional e lesões ocupacionais do Médico Dentista
b) Capacidade de análise e avaliação da relação dialética entre postura, movimento, contração muscular (estática e dinâmica), proprioceptividade e esforço na atividade profissional em Medicina Dentária
c) Estruturação das corretas relações entre a postura, o gesto técnico, os equipamentos e as tarefas que o estudante vai desempenhar na práticaclínica em Medicina Dentária, visando a melhor relação ambiencial Médico-Equipamentos e Médico-Paciente.
d) Discussão e aplicação de normas ergonómicas para a atividade médica dentária, relacionando as lesões ocupacionais / profissionais mais comuns em Medicina Dentária com a não aplicabilidade destas normas ergonómicas
e) Realização de testes de avaliação de diferentes gestos técnicos de acordo com os princípios da Ergonomia
f) Interpretação de quadro clínicos de Dor no Médico Dentista durante a Prática Clínica em Medicina Dentária
g) Reconhecimento Diagnóstico das patologias profissionais mais comuns em Medicina Dentária, com base na colheita da história clínica e na realização de exame objetivo, com técnicas adequadas
h) Aplicação do conhecimento e raciocínio clínico na identificação e na resolução dos problemas concretos das patologias profissionais mais comuns em Medicina Dentária, no âmbito da clínica médica e da ergonomia
i) Realização de um programa preventivo e terapêutico básico para as patologias profissionais mais comuns em Medicina Dentária
j) Desenvolvimento das aptidões de comunicação e das competências em humanidades (entre outros, na relação ambiencial Médico-Paciente durante a prática clínica em Medicina Dentária)
l) Compreensão dos ganhos funcionais associados à atuação da Fisiatria e da Ergonomia na Prática Clínica em Medicina Dentária
m) Desenvolvimento do espírito de iniciativa, motivação e auto-reflexão em relação ao processo de aprendizagem e das aptidões para a recolha de informação médico-científica nas fontes apropriadas e sua gestão, usando os meios tecnológicos e os recursos disponíveis
Pré-requisitos (conhecimentos prévios)
Conhecimento e compreensão:
- da anatomo-fisiologia do sistema músculo-esquelético e do sistema nervoso
- da fisiologia cardiorespiratória (e sua aplicação clínica ao esforço)
- da anatomia funcional do Ombro, Cotovelo, Punho, Mão e Ráquis
- da fisiologia da Postura e do Movimento
- dos mecanismos fisiológicos da Proprioceptividade e da Exteroceptividade
- do papel das condições ambienciais (incluindo as de trabalho) no aparecimento de doenças profissionais
Co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimento e compreensão:
- da anatomia funcional da Articulação Temporo-Mandibular
- da anatomia funcional do Complexo Craneo-facio-temporomandibular
- da dor
A organização conceptual e a lógica organizacional dos Conteúdos Programáticos da UC de “Fisiatria e Ergonomia” desenvolvem-se em nove conteúdos programáticos
I. Fisiatria e Ergonomia na prática clínica em Medicina Dentária
II. Conceitos e Aplicações Funcionais à Clínica Médica
III. Ergonomia
IV. Dor
V. Postura, Movimento, Gesto Técnico e Lesão Músculo-Esquelética Microtraumática
VI. Ergonomia e Prevenção das Lesões Músculo-Esqueléticas Microtraumáticas
VII. Patologias mais comuns na Prática Clínica em Medicina Dentária
em relação com a Postura e o Gesto Técnico
VIII. Fisiatria e Ergonomia aplicadas às patologias ocupacionais em Medicina Dentária (Prevenção e Terapêutica)
IX. Meios Físicos aplicados às patologias ocupacionais em Medicina Dentária
Conteúdos Programáticos:
I. Fisiatria e Ergonomia na prática clínica em Medicina Dentária
Áreas temáticas:
a) Definições de Fisiatria e Ergonomia (e âmbitos de atuação)
b) Relação científica entre a Fisiatria e a Ergonomia (e vertentes ocupacionais)
c) Definição de Défice Funcional, Incapacidade e Desvantagem consequentes a Lesão e/ou Sequela(s)
d) Relação entre actividade profissional, lesões profissionais, Fisiatria e Ergonomia
e) Exemplos de patologias profissionais em Medicina Dentária
f) Importância da Fisiatria e da Ergonomia na Prática Clínica em Medicina Dentária
II. Conceitos e Aplicações Funcionais à Clínica Médica
Áreas temáticas:
a) Contracção Muscular
Definição, Bases Fisiológicas; Aplicações Funcionais à Clínica Médica
b) Propriocetividade
Definição; Bases Fisiológicas; Aplicações Funcionais à Clínica Médica
c) Exteroceptividade
Definição; Bases Fisiológicas; Aplicações Funcionais à Clínica Médica
d) Esforço
Definição; Bases Fisiológicas; Aplicações Funcionais à Clínica Médica
e) Postura
Definição; Bases Anatómicas e Neurofisiológicas; Aplicações
Funcionais à Clínica Médica
f) Movimento
Definição; Bases Anatómicas e Neurofisiológicas; Aplicações
Funcionais à Clínica Médica
g) Relação Dialética entre Postura, Movimento, Contração Muscular estática e dinâmica e Esforço
h) Relação Dialética entre Postura, Movimento, Proprioceptividade e Exteroceptividade
i) Relação Dialética entre Postura / Movimento e Fisiatria / Ergonomia, no âmbito da Exteroceptividade, Proprioceptividade, Contracção Muscular e Esforço na atividade profissional em Medicina Dentária
III. Ergonomia
Áreas temáticas:
a) Definição e âmbito de atuação
b) Relação Ergonomia, Biomecânica e Fisiologia
c) Parâmetros antropométricos em Ergonomia
d) Parâmetros biomecânicos em Ergonomia
e) Manuseamento das cargas
f) Relação Ergonomia, Postura, Movimento e Esforço
g) Relação Ergonomia, Ambiente de Trabalho, Equipamento, Tarefas e Operador
h) Normas Europeias Ergonómicas (gerais e para a atividade médica dentária, em particular)
i) Ergonomia e o impacto social e em saúde das doenças profissionais
j) Importância da Ergonomia para a Saúde Ocupacional
IV. Dor
Áreas temáticas:
a) Bases anatomofisiológicas e mecanismos neurofisiológicos da génese da Dor
b) Categorização da Dor (e os dos tipos de dor)
c) Vertentes dimensionais da Dor
d) Discriminação entre Dor Aguda e Dor Crónica
e) Dialética Dor e limitação funcional
f) Relação entre Postura, Movimento e Gesto Técnico e Dor
g) Exemplos clínicos de dor no Médico Dentista durante a Prática Clínica em Medicina Dentária
h) Importância da abordagem fisiátrica e ergonómica na Dor
V. Postura, Movimento, Gesto Técnico e Lesão Músculo-esquelética Microtraumática
Áreas temáticas:
a) Definição de Lesão Microtraumática
b) Mecanismos lesionais na Lesão Microtraumática
c) Importância da Proprioceptividade, da Exteroceptividade, dos Sistemas Músculo-esquelético e Neurológico e do Ambiente de Trabalho na execução do Gesto Técnico
d) Relação Gesto Técnico e Lesão Microtraumática
d) Exemplos clínicos de disfunções músculo-esqueléticas microtraumáticas consequentes a um Gesto Técnico
e) Prevenção Primária, Secundária e Terciária nas Lesões Microtraumáticas
VI. Ergonomia e Prevenção das Lesões Músculo-esqueléticas Microtraumáticas
Áreas temáticas:
a) Normas ergonómicas mais importantes em Medicina Dentária
b) Princípios ergonómicos contidos nas normas ergonómicas
c) Aplicabilidade do conteúdo da norma ergonómica á prevenção das Lesões Músculo-esqueléticas Microtraumáticas
d) Relação entre a Lesão Músculo-esquelética Micro-traumática e a não aplicabilidade da norma ergonómica
e) Demonstração de algumas das normas ergonómicas mais importantes em Medicina Dentária
VII. Patologias mais comuns na Prática Clínica em Medicina Dentária
em relação com a Postura e o Gesto Técnico
Áreas temáticas:
a) Síndromes Posturais
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Dialética entre Postura, Movimento e Sindrome Postural
- Prevenção Primária, Secundária e Terciária
- Terapêuticas
- Prognóstico Clínico
a.1. Exemplos Clínicos
a.2. Síndromes Posturais e Raquialgias
Cervicalgia Neurogénea; Cervicalgia Não Neurogénea
Lombalgia Neurogénea; Lombalgia Não Neurogénea
a.3. Distúrbios da Estática do Ráquis,
a.4. Síndromes Posturais e do Complexo Crâneo-Cervico-Temporomandibular
a.5. Importância dos Sistemas Músculo-esquelético e Neurológico, da Proprioceptividade, da Exteroceptividade e do Ambiente de Trabalho na execução do Gesto Técnico na Sindrome Postural
b) Síndromes Vestibulares
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Postura, Movimento e Sindrome Vestibular
- Prevenção
- Terapêuticas
- Prognóstico Clínico
c) Sindrome Vertebro-Basilar
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Postura, Movimento e Sindrome Vertebro-basilar
- Prevenção Primária, Secundária e Terciária
- Terapêuticas
- Prognóstico Clínico
d) Síndromes Miofasciais Cervicais, Dorsais, dos Glúteos
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Postura, Movimento e Síndromes Miofasciais
- Prevenção Primária, Secundária e Terciária
- Terapêuticas
- Prognóstico Clínico
d.1. Sindromes Miofasciais Cervicais
d.2. Sindromes Miofasciais Dorsais
d.3. Sindrome Miofascial dos Glúteos
e) Lesões Músculoesqueléticas Macro ou Microtraumáticas
e.1. Tendinites e Tenosinovites
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Postura, Movimento e Tendinites / Tenosinovites
- Prevenção Primária, Secundária e Terciária
- Terapêuticas
- Prognóstico clínico
e.2. Ombro
e.2.1. Tendinite da Coifa dos Rotadores do Ombro
e.2.2. Tendinite do Bicipede
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Postura, Movimento e Tendinite da Coifa dos Rotadores do Ombro; Tendinite do Bicipede
- Prevenção Primária, Secundária e Terciária
- Terapêuticas
- Prognóstico clínico
e.3. Cotovelo
e.3.1. Epicondilites
e.3.2. Epitrocleites
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Postura, Movimento e Tendinites do Cotovelo
- Prevenção Primária, Secundária e Terciária
- Terapêuticas
- Prognóstico clínico
e.4. Punho e Mão
e.4.1. Tenosinovite de Quervain
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Postura, Movimento, Gesto Técnico e Tenosinovite de Quervain
- Prevenção Primária, Secundária e Terciária
- Terapêuticas
- Prognóstico clínico
e.4.2. Sindrome de Intersecção do Punho
Tendinite ou Tenosinovite do 1º e 2º compartimento dorsal do punho
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Postura, Movimento, Gesto Técnico e Sindrome de Intersecção do Punho
- Prevenção Primária, Secundária e Terciária
- Terapêuticas
- Prognóstico clínico
e.4.3. Tenosinovite do 6º compartimento dorsal
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Postura, Movimento, Gesto Técnico e Tenosinovite do 6º compartimento dorsal
- Prevenção
- Terapêuticas
- Prognóstico clínico
e.4.4. Tenosinovite dos Flexores dos Dedos
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Relação Postura, Movimento, Gesto Técnico e Tenosinovite dos Flexores dos Dedos
- Prevenção
- Terapêuticas
- Prognóstico clínico
f) Dedo mola
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Prevenção
- Terapêuticas
- Prognóstico clínico
g) Lesões Neurológicas do Membro Superior
- Definição
- Anatomia Funcional
- Semiologia Clínica
- Etiologia
- Prevenção
- Terapêutica
- Prognóstico Clínico
nas seguintes situações:
g.1. Lesão do Plexo Braquial por Sindrome do Desfiladeiro Torácico / Sindrome dos Escalenos
g.2. Neuropatia do Mediano – Sindrome do Túnel Cárpico
g.3. Neuropatia do Radial – Sindrome do Canal Radial
g.4. Neuropatia(s) do Cubital – Sindrome do Canal Cubital; Sindrome do Tunel Cubital (Sindrome de Guyon)
VIII. Fisiatria e Ergonomia aplicadas às patologias ocupacionais em Medicina Dentária (Prevenção e Terapêutica)
Áreas temáticas:
a) Higiene Postural
a.1. Definição
a.2. Normas em relação á prática clínica em Medicina Dentária
a.3. Exercícios profiláticos e terapêuticos
a.4. Prevenção da fadiga muscular
b) Lesões Microtraumáticas do Membro Superior
b.1. Normas médicas, ocupacionais e ergonómicas em relação á prática clínica em Medicina Dentária
b.2. Exercícios profiláticos e terapêuticos
c) Lesões Microtraumáticas do Membro Inferior
c.1. Normas médicas, ocupacionais e ergonómicas em relação á prática clínica em Medicina Dentária
c.2. Exercícios profiláticos e terapêuticos
d) Lesões Neurológicas do Membro Superior e do Membro Inferior
d.1. Normas médicas, ocupacionais e ergonómicas em relação á prática clínica em Medicina Dentária
d.2. Exercícios profiláticos e terapêuticos
IX. Meios Físicos aplicados às patologias ocupacionais em Medicina Dentária
Áreas temáticas:
a) definição de Meios Físicos Terapêuticos
b) efeitos fisiológicos dos Meios Físicos Terapêuticos
c) indicações e contra-indicações
d) importância dos Meios Físicos na terapêutica conservadora
e) aplicabilidade dos Meios Físicos Terapêuticos
ao Médico Dentista na ocorrência de patologias profissionais
De acordo com os objetivos e resultados da aprendizagem e dos conteúdos do plano curricular da UC de “Fisiatria e Ergonomia”
utilizam-se os seguintes materiais de aprendizagem:
- Livros de Texto
- Artigos Científicos
- Resumos alargados das áreas temáticas
- Descrição de Casos Clínicos
- Trabalhos de Projeto (da áreas temáticas lecionadas, realizados em anos anteriores)
- Revisão bibliográfica
Este material de aprendizagem divide-se em três categorias:
* Material de aprendizagem básico (para atingimento dos requisitos mínimos da aprendizagem, devendo ser usado por todos os estudantes)
* Material de aprendizagem recomendado (quando o estudante pretende ter um bom nível de conhecimentos e aptidões)
* Material de aprendizagem opcional (quando o estudante quer obter um nível de aprendizagem excepcional)
Todos estes tipos de materiais são fornecidos e devidamente categorizados previamente e no final de cada aula.
Métodos Educacionais
Métodos de Ensino e Atividades de Aprendizagem
Os Métodos de Ensino e Atividades de Aprendizagem da UC desenvolvem-se através de:
- Aulas Teóricas (60min/semana)
- Aulas Teórico-Práticas (30min/sem)
- outrosTrabalhos Especiais:
* Trabalhos de Grupo(de duração variável)
* Trabalho de Projeto (opcional)
- Sessões de apoio pedagógico presencial aos estudantes
(90-120min/sem)
- Feedback
Os Métodos de Ensino e Aprendizagem da UC de “Fisiatria e Ergonomia” foram escolhidos de acordo com:
-os objetivos de aprendizagem da UC
-os resultados de aprendizagem expectáveis no término do periodo de lecionamento da UC
- o conteúdo (e a organização) do programa curricular
- as estratégias educacionais adoptadas durante a progressão do plano curricular
-as necessidades e as dificuldades objetivadas nos estudantes pelo docente durante a progressão das aulas e através dos métodos de avaliação
Aula Teórica
Estrutura Geral
a) resumo dos temas abordados na aula anterior
b) - enunciado dos objetivos gerais da aula (em concordância com os objetivos de aprendizagem)
- apresentação dos principais tópicos (temáticas) a abordar
c) - explanação e ilustração do conteúdo da aula
- comparação com outros conteúdos lecionados em aulas anteriores
d) -resumo da aula
-apresentação dos principais tópicos abordados e dos objetivos de aprendizagem expectáveis
e) relação dos tópicos da aula com os de aulas anteriores (especialmente, quando da mesma área temática)
f) elaboração das conclusões em relação á matéria lecionada
g) resumo dos temas a serem abordados na próxima aula
Objetivos gerais
* Transmitir e explicar os conceitos e tópicos principais em relação ao conteúdo programático da aula e os seus objetivos de aprendizagem, focos no qual o estudante se deverá centrar
* Clarificar os conceitos e tópicos mais complexos e sua interligação na rede conceptual e organizacional dos tópicos e conteúdos da UC
* Motivar para e orientar o estudo prévio e posterior do estudantes, visando a aprendizagem, a identificação dos pontos-chave da aula e as avaliações formativa e somativa posteriores
* Conciliar e adequara diversidade cognitiva e de personalidade dos estudantes, mantendo a disciplina e a logística estrutural da aula, a par de uma interação mínima com os estudantes (de modo a aumentar o foco educacional no discente)
* Manter a contextualização da aula, durante o seu período de leccionação e, quando justificado, em relação a aulas anteriores
* Mostrar aos estudantes o interesse do docente em relação ás matérias leccionadas e a sua importância na prática clínica em Medicina Dentária, sendo persuasivo, explícito, analítico, sintético e/ou analógico.
* Fazer regulares pontos da situação durante a progressão da leccionação e algumas quebras, com exemplos práticos (já conhecidos do processo educacional ou vivencial do estudante) ou atividade educacional tipo pergunta direta / resposta rápida
* Informar previamente o estudante sobre os tópicos a serem abordados na aula fornecendo material de aprendizagem básico, recomendado e opcional
* Desenvolver no docente, as suas capacidades de gestão de tempo em relação às várias atividades educacionais distribuídas e realizadas na aula; mantendo sempre adequada a relação entre a duração da aula teórica e a duração da leccionação prevista dessas das áreas temáticas
Aula Teórico-Prática
Estrutura Geral
a) início com uma pergunta de resposta rápida em relação a um tema teórico-prático ou a um caso-resolução de problema do âmbito da aula teórico-prática anterior
b) apresentação dos objetivos específicos dessa aula (em concordância com os objetivos de aprendizagem)
c) descrição das aptidões a serem demonstradas e exercitadas nessa aula de acordo com as temáticas e os objetivos
d) exercício da capacidades cognitivas, afetivas e psicomotoras no âmbito das Ergonomia e/ou das abordagens pratica preventiva ou terapêutica das patologias ocupacionais em Medicina Dentária
e) discussão sumária entre o docente e os estudantes em relações ás principais temáticas e habilidades exercitadas na aula
e) elaboração das conclusões
f) resumo dos temas teórico-práticos a serem abordados na próxima aula
Objetivos Gerais:
* Aumentar a interatividade entre o docente e os estudantes, quanto á transmissão de informação, averiguação do grau de compreensão em relação á informação fornecida e concentração concreta dos discentes
* Incentivar o feedback entre o docente e os discentes
* Questionar o estudante sobre os pontos-chave da aula, aplicação prática dos conhecimentos e habilidades apreendidos e possíveis melhorias no ensino
* Promover a discussão cientifico-técnica planeada entre os discentes, assimo como, entre o docente e os discentes, a um nível mais elevado e participativo do conhecimento, compreensão, aplicação, síntese, da análise e avaliação das áreas temáticas ou das atitudes, valores e aptidões adquiridas ou em desenvolvimento
* Incentivar arealização de exercícios que envolvam todos discentes, sendo apenas preletores alguns destes
* Estimular o estudante para o estudo
* Informar previamente o estudante sobre os tópicos a serem abordados na aula, utilizando material de aprendizagem
* Incrementar e desenvolver as estratégias para aquisição de habilidades técnicas
* Desenvolver e potenciar ou modificar as atitudes, relações interpessoais, comportamentos e a reflexão sobre os valores na prática clínica em Medicina Dentária (no âmbito das patologias ocupacionais e dos princípios ergonómicos a serem cumpridos)
* Adquirir competências, nos domíneos cognitivo, psicomotor e da afectividade por parte do estudante (entre outros ao nível das ideias, do ouvir, do relatar, do questionar, do defender, do agir, do participar, do partilhar e do demonstrar)
* Criar grupos de estudantes “equilibrados” e “eficazes”, mantendo a disciplina e a logística organizacional dos conteúdos e da aula.
* Criar regras para o cumprimento do tempo previsto para cada atividade pratica realizada, mantendo a melhor relação entre a duração da aula e a duração prevista para leccionação das matérias, assim como, a melhor gestão de tempo em relação às várias atividades distribuídas e realizadas na aula teórico-prática
Trabalho de Projeto
Realizado por alguns alunos opcionalmente
Sessões de apoio pedagógico presencial aos estudantes
Objetivos Gerais:
* Permitir o contato direto entre os estudantes e o docente de modo a serem colocadas questões acerca dos objetivos de aprendizagem, do conteúdo programático, do desenvolvimento e aplicabilidade das aptidões na UC, dos métodos de ensino-aprendizagem e de avaliação
* Orientar o estudo do estudante tendo como referências os objetivos de aprendizagem e os contéudos programáticos da UC, a par das suas lacunas e dificuldades
* Incentivar os estudantes á utilização do material de aprendizagem recomendado e opcional, visando um conhecimento mais específico e profundo e a obtenção de competências mais complexas
* Estimular no estudante o aprofundamento das matérias; o estabelecimento de ligações conceptuais entre os vários tópicos principiais (e/ou conteúdos) do plano curricular; o uso do pensamento crítico e científico, de modo a contribuir para o desenvolvimento no estudante do interesse pela realização de trabalhos de grupo, trabalhos de projeto e outros.
Em resumo, nestes vários tipos de métodos-sessões de ensino / aprendizagem:
* são utilizados, no Domínio Cognitivo da Aprendizagem aulas teóricas, discussão de casos clínicos, discussão de casos-resolução de problemas em ergonomia, "trabalhos de grupo" com discussão, apresentação e discussão de artigos científicos, apresentação e revisão de bibliografia, trabalhos de projeto, relatórios.
* são identificados e debatidos,no Domínio Afetivo da Aprendizagem, atitudes em relação à ergonomia, às patologias ocupacionais, à relação ergonómica e postural entre o Médico e o Paciente (no âmbito da execução de técnicas médico-dentárias específicas) e à relação intrínseca entre Médico-Paciente em Medicina Dentária; são observadas as relações comportamentais interpessoais nas aulas teórico-práticas (e por vezes é sugerida uma auto-avaliação por parte do estudante); é estimulada a adopção de comportamentos, que tenham repercussões positivas na prática profissional futura.
* são promovidos, no Domínio Psicomotor, o desenvolvimento, obtenção e a aplicabilidade de capacidades e habilidades físicas e práticas no âmbito da prevenção, da observação e diagnóstico clínico básico, assim como da terapêutica básica (em fase precoce) das patologias ocupacionais mais frequentes em Medicina Dentária; é realizada aprendizagem com situações de simulação de atividade clínica em Medicina Dentária (nas Equipes Dentárias) e a sua inter-ligação com a Ergonomia e as patologias ocupacionais; são observados em vídeo ou Power Point consultas de Medicina Dentária (para detecções das situações ergonómicas e posturais correctas e incorretas e estabelecimento de possíveis diagnósticos de patologias ocupacionais consequentes a estas); é incrementada a adopção de comportamentos (posturais e ergonómicos) durante todo o Curso do MIMD, que tenham repercussões positivas na prática profissional futura.
Outros Métodos Educacionais: Feedback
O Feedback realiza-se:
* nos dois momentos de "avaliação formativa" dos estudantes
* nas aulas teórico-práticas
* nos períodos de apoio pedagógico aos estudantes
* na avaliação somativa do estudante
* nas sessões de apoio à realização de trabalhos especiais (incluindo os trabalhos de projeto)
* no final da última aula de cada módulo, em simultâneo com a revisão dos objetivos de aprendizagem correspondentes
* nas avaliações diretas que os estudantes realizam à UC
Pretende-se com o Feedback:
* Determinar o nível de aprendizagem do estudante em relação às matérias (teóricas, teórico-práticas e práticas) anteriormente lecionadas e ás capacidades por ele desenvolvidas, assim como a sua progressão (monitorizada em relação às avaliações sumativas anteriores).
*Perceber qual o grau de eficácia na comunicação entre o docente e os estudantes, para a transmissão e aprendizagem dos conteúdos programáticos, visando o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e da UC; com correção, pelo docente, das possíveis falhasexistentes nesta comunicação.
* Melhorar o diálogo em relação dialética entre o professor e os estudantes, contribuindo para a interatividade entre o ensino e a aprendizagem
* Promover a auto-monitorização (auto-regulação) do estudante em relação ao seu processo de aprendizagem, incluindo a auto-reflexão e a revisão dos seus conhecimentos, comportamentos e aptidões, de modo a aumentar as suas motivação educacional e autoestima; objetivar os seus pontos fracos e fortes em relação aos contéudos programáticos e á sua progressão educacional; encorajar a auto-aprendizagem ativa dirigida; melhorar o uso dos materiais de aprendizagem, de modo a atingirem-se os objetivos de aprendizagem da UC.
* Consciencializar o estudante do seu nível real de conhecimentos e outras capacidades cognitivas, habilidades executórias (o que deve saber e saber fazer demonstrando-o) e capacidades afetivas, assimo como, do nível expectável em relação ás mesmas no final de cada parte ou da totalidade da UC
* Responsabilizar o estudante pelo processo de aprendizagem em que está envolvido e da importância da obtenção (ou aperfeiçoamento) de competências transversais, inter-relacionais, de comunicação e/ou técnicas
* Identificar as áreas fortes e fracas da UC em relação ao Curso do MIMD e a alguns estudantes (em particular), diagnosticando as necessidades e dificuldades.
* Avaliar os métodos de ensino e aprendizagem com correcção das suas distorções e colmatação das falhas (objetiváveis no que os estudantes não sabem, não compreendem e não sabem aplicar), identificadas quer pelo estudante, quer pelo professor.
* Desenvolver e aplicar estratégias concretas para a melhoria dos métodos de ensino, aprendizagem e avaliação, tal como, do próprio plano curricular, permitindo, se necessário,o uso alternativo de outros métodos de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de novas aptidões (nos docentes e nos estudantes)
* Contribuir para que o estudante desenvolva e adquira outras capacidades de aprendizagem, para aplicação a médio a longo prazo (nomeadamente, na sua educação médica contínua / pós-graduada), assim como, para que este possa aperfeiçoar competências no âmbito dos pensamentos crítico e científico, do processamento e gestão de informação, da comunicação, das humanidades e das especificações técnicas em relação ao seu curso (e a outras UCs) e á sua vida profissional futura
* Comprometer a docência a desenvolver métodos de feedback eficazes,como parte integrante do processo educacional global da UC e a orientar mais especificamente o feedback realizado nas várias atividades de ensino aprendizagem e avaliação
* Incentivar a docência a reforçar os ganhos obtidos pelos estudantes em relação a avaliações anteriores; a sugerir novas estratégias de aprendizagem em relação aos objetivos não atingidos e a solicitar aos estudantes sugestões para a correção e melhoria das falhas verificadas nos processos educacionais da UC (em momentos determinados do semestre letivo, por exemplo, após as avaliações dos estudantes).
* Melhorar a performance dos momentos de avaliação somativa
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Participação presencial | 25,00 |
Teste | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 1,50 |
Estudo autónomo | 1,50 |
Frequência das aulas | 1,50 |
Total: | 4,50 |
A obtenção de frequência pelo estudante na UC de “Fisiatria e Ergonomia” é realizada com base na assiduidade às aulas teóricas e teórico-práticas superior a 25%
A Fórmula de Cálculo da Classificação Final do estudante para a UC na época de avaliação normal é determina através dos seguintes pontos:
1. Avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos.
Consiste na avaliação da demonstração do conhecimento e compreensão das técnicas preventivas ou terapêuticas nas patologias ocupacionais e da aplicabilidade prática da Fisiatria e dos princípios da Ergonomia em Medicina Dentária – Avaliação escrita (e oral, se necessária)
Corresponde a 75 % da avaliação total (50% exame final e 25% testes)
2. Participação Presencial
Avaliação da Assiduidade / Pontualidade ás aulas da UC
Avaliação da Disciplina / Atitudes / Relações inter-pessoais nas aulas da UC /Avaliação do interesse e participação no processo pedagógico
Inclui trabalhos especiais (realizados durante a aula) e Trabalhos de Projeto (a apresentar no final do Ciclo de Estudos)
Corresponde a 25 % da avaliação total
Objetivos Gerais
* Aumentar o tempo de interação (e discussão) entre o docente e os discentes, com uma maior comunicação direta entre eles, permitindo uma melhor apreciação do processo de aprendizagem e uma melhor avaliação do discente em relação ao estudo e ao processo de aprendizagem.
* Criar grupos “equilibrados” e “eficazes”, promovendo a participação de todos os seus elementos no trabalho de grupo, por exemplo, através da realização de em atividades centradas em casos clínicos e problemas com aplicabilidade prática real que envolvam todos os estudantes, sendo apenas um o preletor do grupo.
* Desenvolver a habilidade (no docente e nos discentes) para a distribuição “homogénea” das atividades
* Promover e motivar todos os discentes para uma maior participação ativa e significativa na aula, estimulando a auto-reflexão do estudante em relação ás matérias e a elaboração de perguntas diretas ao docente.
* Incentivar a discussão cientifico-técnica planeada, com um nível cognitivo superior, entre os estudantes e, também, entre o docente e aqueles, através da criação de grupos “eficazes”
* Contribuir para a aquisição de capacidades cognitivas a um nível superior; a potenciação e/ou o melhoramento das capacidades afetivas; a obtenção e o desenvolvimento das habilidades psicomotoras e consequentes competências (nestes domínios), através de uma aprendizagem mais profunda
* Utilizar material de aprendizagem adicional em maior quantidade, como o recomendado, o opcional e outros selecionados pelo estudante
* Promover a responsabilidade do estudante no seu processo de aprendizagem ativo, estimulando o seu estudo direccionado (individual e em grupo)
* Potenciar e objetivar diretamente a progressão dos estudantes
* Optimizar a gestão de tempo e organização em relação às várias atividades distribuídas e realizadas nos pequenos grupos; definir, para um contéudo específico, o nº de elementos do pequeno grupo de trabalho; estabelecer regras para o cumprimento do tempo previsto para cada atividade realizada no pequeno-grupo
* Melhorar as capacidades dos estudantes no âmbito da gestão de informação, tempo e stress face a problemas práticos e do tempo para a realização das tarefas propostas
* Adquirir e desenvolver competências transversais, entre outras, na área do pensamento crítico, do pensamento científico, da comunicação e das atitudes e relações inter-pessoais, assim como naquelas que concernem as habilidades técnicas
Trabalho de Projeto
(co-colaboração entre a UC de “Fisiatria e Ergonomia” e outras UC do Curso de MIMD)
Apresentado, pelo estudante, sob a forma de comunicação oral no final do Ciclo de Estudos. Estes trabalhos concorrem para a classificação final da UC de “Fisiatria e Ergonomia” (avaliação do interesse e participação no processo pedagógico pelo estudante), quando iniciados no 2º ano do MIMD, e para a classificação no final do Ciclo de Estudos.
Época de avaliação de recurso
Avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos – somativa (Exame)
Corresponde a 75 % da avaliação total
Avaliação da participação assistencial
Corresponde a 25 % da avaliação total