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Metodologia de investigação

Código: ERO 11     Sigla: METINV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Gestão Académica Pós-Graduação
Curso/CE Responsável: Especialização em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ERO 6 Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2017/2018 2 - 2 18 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Capacitar para a abordagem aos diferentes tipos de publicações científicas.

Adquirir noções sobre propriedades extrínsecas e intrínsecas dos métodos de diagnóstico.

Selecionar de um método de diagnóstico em função das suas propriedades.

Identificar as fontes dos dois principais erros das medidas e estimativas e os procedimentos para a sua minimização.

Compreensão dos principais objetivos inerentes aos artigos de revisão, revisão sistemática e meta-análise.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacitar para a abordagem aos diferentes tipos de publicações científicas.

Adquirir noções sobre propriedades extrínsecas e intrínsecas dos métodos de diagnóstico.

Selecionar de um método de diagnóstico em função das suas propriedades.

Identificar as fontes dos dois principais erros das medidas e estimativas e os procedimentos para a sua minimização.

Compreensão dos principais objetivos inerentes aos artigos de revisão, revisão sistemática e meta-análise.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.

Identificação dos diferentes tipos de artigos científicos.

Apresentação sobre a melhor abordagem de: artigos científicos, posters e short comunications.

Princípios gerais de pesquisa bibliográfica.

2.

Determinação das propriedades extrínsecas e intrínsecas dos testes de diagnóstico. Interpretação das razões de verosimilhança.

Interpretação de curvas ROC.

3.

Conceito de erro de viés e aleatório. Propriedades: validade e fiabilidade.

Análises de concordância. Fontes de erros de viés e aleatório. Estratégias ao nível da metodologia de investigação e da análise estatística para a minimização dos respetivos erros.

4.

Apresentação das principais diferenças entre as três tipologias de revisão científica. Dificuldades e estratégias de execução. Interpretação de resultados de artigos de meta-análise (Gráficos de floresta).

Bibliografia Obrigatória

Gordis Leon; Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6
Oliveira A. Gouveia; Bioestatística, epidemiologia e investigação. ISBN: 978-972-757-558-9
Daniel Wayne W.; Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Marques de Sá, Joaquim, P.; Applied statistics using SPSS, Statistica, MatLab and R, Springer. ISBN: 978-3-540-71971-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Software

SPSS

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo
Frequência das aulas
Total: 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação por exame final = 100%.

Classificação final atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
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