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Tratamentos pluridisciplinares II

Código: EORTO 69     Sigla: TPLII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 4 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2017/2018 2 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 São objectivos gerais da Unidade Curricular de Tratamentos Pluridisciplinares II do 11º Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:

- Assegurar os conhecimentos adequados sobre o tratamento ortodôntico-cirúrgico e ortodôntico-cirúrgico-ortognático;

- Saber diagnosticar precocemente as fracturas condilares e a sua abordagem clínica;

- Garantir competências para a resolução de problemas relacionados com a apneia obstrutiva do sono.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o estudante:

- Possua os conhecimentos adequados sobre o tratamento ortodôntico-cirúrgico e ortodôntico-cirúrgico-ortognático;

- Tenha conseguido saber diagnosticar precocemente as fracturas condilares e a sua abordagem clínica;

- Tenha atingido competências relacionadas com a resolução de problemas relacionados com a apneia obstrutiva do sono.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

Diagnóstico precoce e abordagem clínica de fracturas condilares

Diagnóstico psicológico de pacientes TOCO

Tratamentos ortodônticos- cirúrgicos- ortognáticos – Casos Clínicos

Apneia obstrutiva do sono

Bibliografia Obrigatória

Arnett, G. William; Facial and dental planning for orthodontists and surgeons. ISBN: 0-7234-3320-8
Proffit WR, Raymond PW Jr, Sarver DM; Contemporary Treatment of Dentofacial Deformity, St. Louis: Mosby, , 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais praticas laboratoriais (27 PL)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de presença no mínimo de 75% das horas de contacto

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial x 10% + Exame 90%

 O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 

Considera-se aprovado o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Não se aplica

Observações

Não se aplica

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