Atividade Clínica IV
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O curso visa a formação e o treino de acordo com as normas internacionalmente aceites e devidamente regulamentadas para a especialidade de Odontopediatria.
No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:
- em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- a continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- a investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- a colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- a ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- a exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- a atuar como perito em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Resultados de aprendizagem e competências
Graduar profissionais em Odontopediatria que:
- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- Sejam competentes para actuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O plano de estudos inclui instrução formal num núcleo de matérias teórico-práticas obrigatórias incluindo assuntos odontopediátricos como diagnóstico e plano de tratamento desde o recém-nascido até à adolescência, ciências do comportamento e controlo do paciente, prevenção, odontologia infantil restauradora, traumatologia dentária, alterações da erupção e desenvolvimento da oclusão, medicina e cirurgia oral infantil, crianças com necessidades especiais e medicamente comprometidas, procedimentos em tratamentos pluridisciplinares, princípios de gestão, administração e ética, suporte básico de vida, entre outros.
Para além das matérias teóricas obrigatórias, os alunos participarão ativamente no diagnóstico e tratamento de pacientes infantis com diversos tipos de patologias.
Bibliografia Obrigatória
Guedes-Pinto A.C.;
Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería;
Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
McDonald Ralph E.;
Dentistry for the child and adolescent. ISBN: 0-323-02450-5
McDonald, Ralph E.;
Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
David, Andrade e Guedes-Pinto; Textos escolhidos de odontopediatria, UP, 2017. ISBN: 978-989-746-138-5
Observações Bibliográficas
consultar www.paediatric-dentistry.com para bibliografia detalhada
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Acompanhamento dos estudantes durante a prática clínica. Organização do processo de cada paciente de Odontopediatria.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Trabalho de campo |
90,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
15,00 |
| Frequência das aulas |
120,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Por favor consultar o Regulamento em vigor da UP.
Fórmula de cálculo da classificação final
90%- avaliação contínua dos trabalhos práticos
10%- assiduidade