Temas de Odontopediatria III
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:
- em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- a continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- a investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- a colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- a ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- a exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- a atuar como perito em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Resultados de aprendizagem e competências
Graduar profissionais em Odontopediatria que:
- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- Sejam competentes para actuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO/ LIDAR COM OS PACIENTES
SEDATIVOS/ANESTESIA GERAL
- abordagem de problemas relacionados com o comportamento.
- técnicas de organização do comportamento.
- abordagem de problemas éticos de origem multicultural.
- aplicação de modelos de consentimento informado.
- princípios da psicologia biológica.
- psicologia cognitiva e aprendizagem.
- psicologia do desenvolvimento e socio-psicologia (teorias do desenvolvimento da criança, idade e estágios, expansão do desenvolvimento, perceção pessoal, atitudes e influências sociais no comportamento).
- princípios teóricos da comunicação.
- aspetos psicológicos, éticos e filosóficos da relação dentista-paciente.
- estrutura e conteúdo da informação.
- atitudes e tipos de resposta no meio profissional.
2 Sedativos
2.1. Controlo da dor (odontologia sem dor):
- psicologia da dor (tipos de dor, estrutura da perceção da dor, influências sociais e culturais no comportamento da dor e medição da intensidade da dor).
- interação da anestesia local com drogas.
- complicações locais e generalizadas após a administração de anestésicos locais.
- administração de anestesia local em crianças.
- reconhecer e tratar complicações locais e generalizadas que possam ocorrer durante e depois da aplicação da anestesia local.
- aplicar técnicas de reanimação.
- reacções alérgicas a anestésicos locais.
2.2. Sedação consciente
- consentimento informado.
- Instruções aos pais ou aos responsáveis.
- história médica e exame físico relevantes para a administração de um sedativo.
- apreciação médica e avaliação de risco (ASA).
- aconselhar-se com pessoal médico apropriado da condição clínica do doente.
- sedar o paciente por inalação e de acordo com os meios farmacêuticos.
- controlo operatório e pós-operatório (oximetria, medição das taxas cardíaca e respiratória, e da pressão sanguínea), e aplicar critérios de licença com documentação própria.
- lidar com qualquer complicação razoável que possa ocorrer.
- aplicar métodos de reanimação e de ajuda.
- fisiologia da respiração, circulação sanguínea e do sistema nervoso central.
- efeitos do óxido nitroso/oxigénio na respiração, circulação sanguínea, reflexos de proteção, consciência, “coping”, e a experiência do paciente em termos da dor e ansiedade.
- indicações e contra-indicações da sedação feita por inalação e por uso de drogas.
- indicações e contra-indicações dos riscos para a saúde dos pacientes e do pessoal, por se fazer a sedação com óxido nitroso.
- sistemas de lavagem e de consumo.
- serviços de suporte para emergências.
- legislação, regras e leis que se aplicam ao efeito sedativo.
- considerações financeiras e qualidade de segurança.
- condições básicas para receção de equipamento de óxido nítrico /oxigénio.
- cuidado e vigilância do referido equipamento.
2.3. Efeito sedativo profundo. Todas as noções para um efeito sedativo incluem:
- acesso intravenoso.
- avaliação da dieta pré-operatória.
- levar a cabo a sedação profunda.
A sedação profunda e a necessidade da presença de um anestesista.
3 Anestesia geral:
- organização do serviço pediátrico dentário (pacientes internados e de ambulatório, emergências, e serviços ambulatórios).
- indicações e contra-indicações do uso da anestesia geral.
- medidas de controlo de infeções nas áreas usadas.
- interpretar testes de laboratório.
- drogas e equipamentos usados na anestesia geral.
Bibliografia Obrigatória
Guedes-Pinto A.C.;
Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería;
Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
David José Casimiro de Andrade; Relatório Pedagógico
McDonald Ralph E.;
Dentistry for the child and adolescent. ISBN: 0-323-02450-5
McDonald, Ralph E.;
Odontología para el nino y el adolescente
McDonald, Ralph E.;
Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
McDonald Ralph E.;
Odontología pediátrica y del adolescente
David, Andrade e Guedes-Pinto; Textos escolhidos de odontopediatria, UP, 2017. ISBN: 978-989-746-138-5
Observações Bibliográficas
Por favor consultar web site da disciplina em http://www.paediatric-dentistry.com/ onde se poderá encontrar a bibliografia aconselhada para cada aula
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e seminários
Apreciação de posters e comunicações livre apresentados pelos alunos em congressos científicos.
Elaboração de artigos ciêntificos.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Prova oral |
70,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
10,00 |
Frequência das aulas |
90,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Por favor consultar o regulamento da UP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Prova oral 70% e trabalho escrito- 20%
Assiduidade- 10%