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Temas de Odontopediatria III

Código: EODP045     Sigla: TO III

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Odontopediatria

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EODP 1 EODP - Plano de Estudos 2014/2015 2 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:

- em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.

- nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.

- a continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.

- a investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.

- a colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.

- a ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.

- a exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.

- a atuar como perito em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.

Resultados de aprendizagem e competências

Graduar profissionais em Odontopediatria que:

- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.

- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.

- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.

- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.

- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.

- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.

- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.

- Sejam competentes para actuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO/ LIDAR COM OS PACIENTES

SEDATIVOS/ANESTESIA GERAL



  1. Lidar com o paciente:



- abordagem de problemas relacionados com o comportamento.

- técnicas de organização do comportamento.

- abordagem de problemas éticos de origem multicultural.

- aplicação de modelos de consentimento informado.

- princípios da psicologia biológica.

- psicologia cognitiva e aprendizagem.

- psicologia do desenvolvimento e socio-psicologia (teorias do desenvolvimento da criança, idade e estágios, expansão do desenvolvimento, perceção pessoal, atitudes e influências sociais no comportamento).

- princípios teóricos da comunicação.

- aspetos psicológicos, éticos e filosóficos da relação dentista-paciente.

- estrutura e conteúdo da informação.

- atitudes e tipos de resposta no meio profissional.

2 Sedativos

2.1. Controlo da dor (odontologia sem dor):

- psicologia da dor (tipos de dor, estrutura da perceção da dor, influências sociais e culturais no comportamento da dor e medição da intensidade da dor).

- interação da anestesia local com drogas.

- complicações locais e generalizadas após a administração de anestésicos locais.

- administração de anestesia local em crianças.

- reconhecer e tratar complicações locais e generalizadas que possam ocorrer durante e depois da aplicação da anestesia local.

- aplicar técnicas de reanimação.

- reacções alérgicas a anestésicos locais.

2.2. Sedação consciente

- consentimento informado.

- Instruções aos pais ou aos responsáveis.

- história médica e exame físico relevantes para a administração de um sedativo.

- apreciação médica e avaliação de risco (ASA).

- aconselhar-se com pessoal médico apropriado da condição clínica do doente.

- sedar o paciente por inalação e de acordo com os meios farmacêuticos.

- controlo operatório e pós-operatório (oximetria, medição das taxas cardíaca e respiratória, e da pressão sanguínea), e aplicar critérios de licença com documentação própria.

- lidar com qualquer complicação razoável que possa ocorrer.

- aplicar métodos de reanimação e de ajuda.

- fisiologia da respiração, circulação sanguínea e do sistema nervoso central.

- efeitos do óxido nitroso/oxigénio na respiração, circulação sanguínea, reflexos de proteção, consciência, “coping”, e a experiência do paciente em termos da dor e ansiedade.

- indicações e contra-indicações da sedação feita por inalação e por uso de drogas.

- indicações e contra-indicações dos riscos para a saúde dos pacientes e do pessoal, por se fazer a sedação com óxido nitroso.

- sistemas de lavagem e de consumo.

- serviços de suporte para emergências.

- legislação, regras e leis que se aplicam ao efeito sedativo.

- considerações financeiras e qualidade de segurança.

- condições básicas para receção de equipamento de óxido nítrico /oxigénio.

- cuidado e vigilância do referido equipamento.

2.3. Efeito sedativo profundo. Todas as noções para um efeito sedativo incluem:

- acesso intravenoso.

- avaliação da dieta pré-operatória.

- levar a cabo a sedação profunda.

A sedação profunda e a necessidade da presença de um anestesista.

3 Anestesia geral:

- organização do serviço pediátrico dentário (pacientes internados e de ambulatório, emergências, e serviços ambulatórios).

- indicações e contra-indicações do uso da anestesia geral.

- medidas de controlo de infeções nas áreas usadas.

- interpretar testes de laboratório.

- drogas e equipamentos usados na anestesia geral.

Bibliografia Obrigatória

Guedes-Pinto A.C.; Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos; Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería; Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
David José Casimiro de Andrade; Relatório Pedagógico
McDonald Ralph E.; Dentistry for the child and adolescent. ISBN: 0-323-02450-5
McDonald, Ralph E.; Odontología para el nino y el adolescente
McDonald, Ralph E.; Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
McDonald Ralph E.; Odontología pediátrica y del adolescente
David, Andrade e Guedes-Pinto; Textos escolhidos de odontopediatria, UP, 2017. ISBN: 978-989-746-138-5

Observações Bibliográficas

Por favor consultar web site da disciplina em http://www.paediatric-dentistry.com/ onde se poderá encontrar a bibliografia aconselhada para cada aula

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e seminários
Apreciação de posters e comunicações livre apresentados pelos alunos em congressos científicos.
Elaboração de artigos ciêntificos.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 70,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 90,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Por favor consultar o regulamento da UP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Prova oral  70% e trabalho escrito- 20%
Assiduidade- 10%
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