Assuntos ortodônticos gerais II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
São objectivos gerais da Unidade Curricular de Assuntos Ortodônticos Gerais II do 11º Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Desenvolver os conhecimentos em temas relacionados com a anatomia radiográfica em norma lateralis, em norma frontalis e em norma basalis.
- Adquirir o conhecimento da análise radiográfica das vértebras cervicais e das análises de “Wits”, “Bjork-Jarabak” e de “McNamara”.
- Desenvolver competências e um entendimento fundamentado sobre a importância da Posição natural da cabeça, da avaliação estética da face e do sorriso e das imagens como elementos auxiliares de diagnóstico para formulação do diagnóstico ortodôntico.
- Conhecer as particularidades do indicador da posição condilar, da conversão cefalométrica à relação cêntrica e dos sinais de alarme da progenia estrutural.
- Saber aplicar programas informáticos cefalométricos na planificação do tratamento ortodôntico.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante:
- Tenha desenvolvido os conhecimentos em temas relacionados com a anatomia radiográfica em norma lateralis, em norma frontalis e em norma basalis.
- Tenha adquirido o conhecimento da análise radiográfica das vértebras cervicais e das análises de “Wits”, “Bjork-Jarabak” e de “McNamara”.
- Possua competências e um entendimento fundamentado sobre a importância da Posição natural da cabeça, da avaliação estética da face e do sorriso e das imagens como elementos auxiliares de diagnóstico para formulação do diagnóstico ortodôntico.
- Conheça as particularidades do indicador da posição condilar, da conversão cefalométrica à relação cêntrica e dos sinais de alarme da progenia estrutural.
- Saiba aplicar programas informáticos cefalométricos na planificação do tratamento ortodôntico.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
- Posição natural da cabeça
- Programa cefalométrico Radiocefstudio (OrthoP)
- Anatomia radiográfica em norma lateralis
- Anatomia radiográfica em norma frontalis
- Anatomia radiográfica em norma basalis
- Análise “wits”
- Análise radiográfica das vértebras cervicais
- Análise de Bjork-Jarabak
- Análise de McNamara
- Avaliação estética da face e do sorriso
- As imagens como elementos auxiliares de diagnóstico
- Formulação do diagnóstico ortodôntico
- Indicador da posição condilar
- Conversão cefalométrica à relação cêntrica. Interesse clínico e procedimentos
- Interdisciplinary management of crown lenght discrepancies
- Sinais de alarme da progenia estrutural
Bibliografia Obrigatória
Skieller V, Bjork A, Linde-Hansen T.; Prediction of mandibular growth and rotation evaluated from a longitudinal implant sample. Am J Orthod 1984;86:359-370.
Ricketts R M.; Cefhalometric analysis and synthesis. Angle Orthodontics 1961;31:141-156.
Tweed CH.; The Frankfort-mandibular plane angle in orthodontic diagnosis, classification, treatment planning and prognosis. Am J Orthod Oral Surg 1946;32:175-223.
Steiner C.; The use of cephalometrics as an aid to planning and assessing orthodontic treatment. Am J Orthod 1960;46:721-735.
Jacobson A.; The “wits” appraisal of jaw disharmony. Am J Orthod 1975;67:125-138.
Holdaway RA.; A soft-tissue cephalometric analysis and its use in orthodontic treatment planning: part I. Am J Orthod 1983;84:1-28.
Holdaway RA.; A soft-tissue cephalometric analysis and its use in orthodontic treatment planning: part II. Am J Orthod 1983;85:279-293.
Bolton WA. ; The clinical application of a tooth-size analysis. Am J Orthod 1962;48:504-529.
Kokich V.; Esthetics and vertical tooth position: orthodontic possibilities. Comp Cont Ed Dent 1997;18:1225-1231.
Baccetti T, Franchi L, McNamara J. ; An Improved Version of the Cervical Vertebra Maturation (CVM) Method for the Assessment of Mandibular Growth. Angle Orthod 2002; 72:316-323.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas laboratoriais (9 T + 45 PL)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
61,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de presença no mínimo de 75% das horas de contacto.
Fórmula de cálculo da classificação final
Assiduidade x 10% + Avaliação contínua x 20% + Exame final 70%.
O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.
Considera-se aprovado na unidade curricular de assuntos ortodônticos gerais II o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
Não se aplica
Observações