Assuntos básicos ortodônticos II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
São objectivos gerais da Unidade Curricular Assuntos Básios Ortodônticos II do 11º Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Assegurar os conhecimentos adequados das ciências básicas da ortodontia para permitir reconhecer os desvios do desenvolvimento normal da dentição e do crescimento craniofacial pré e pós-natal;
- Desenvolver os conhecimentos em temas relacionados com a fisiologia e fisiopatologia do sistema estomatognático e o crescimento craniofacial a longo prazo;
- Estar apto a diagnosticar os factores etiológicos gerais e locais da má oclusão.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante:
- Possua os conhecimentos adequados das ciências básicas da ortodontia para permitir reconhecer os desvios do desenvolvimento normal da dentição e do crescimento craniofacial pré e pós-natal;
- Tenha desenvolvido os conhecimentos em temas relacionados com a fisiologia e fisiopatologia do sistema estomatognático e o crescimento craniofacial a longo prazo;
- Esteja apto a diagnosticar os factores etiológicos gerais e locais da má oclusão.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
- Crescimento facial pré-natal
- Crescimento craniofacial
- Previsão de crescimento a longo prazo
- Funções do aparelho estomatognático
- Factores etiológicos gerais da má oclusão
- Factores etiológicos locais da má oclusão
Bibliografia Obrigatória
Moss M L.; The primary role of the functional matrices in growth. Am J Orthod Dentofac Orthop 1969;55:566-570.
Moss M L.; The functional matrix hypothesis revisited. Am J Orthod Dentofac Orthop 1997;112:8-11.
Moss M L.; The functional matrix hypothesis revisited. Am J Orthod Dentofac Orthop 1997; 112:221-226.
Moss M L.; The functional matrix hypothesis revisited. Am J Orthod Dentofac Orthop 1997; 112:338-342.
Moss M L.; The functional matrix hypothesis revisited. Am J Orthod Dentofac Orthop 1997;112:42-60.
Observações Bibliográficas
O estudante terá os artigos mais importantes e mais recentes relacionados com o programa desta unidade curricular
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas presenciais teóricas e práticas-laboratoriais (9 T + 36 PL)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
45,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho laboratorial |
63,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de presença no mínimo de 75% das horas de contacto.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial x 10% + Trabalho prático ou de projeto x 45% + Exame 45%.
Considera-se aprovado na unidade curricular de assuntos básicos ortodônticos III o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável
Observações
Não aplicável