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Assuntos básicos ortodônticos II

Código: EORTO 57     Sigla: ABOII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 4 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2017/2018 1 - 4 45 108

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

São objectivos gerais da Unidade Curricular Assuntos Básios Ortodônticos II do 11º Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:

- Assegurar os conhecimentos adequados das ciências básicas da ortodontia para permitir reconhecer os desvios do desenvolvimento normal da dentição e do crescimento craniofacial pré e pós-natal;

- Desenvolver os conhecimentos em temas relacionados com a fisiologia e fisiopatologia do sistema estomatognático e o crescimento craniofacial a longo prazo;

- Estar apto a diagnosticar os factores etiológicos gerais e locais da má oclusão.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o estudante:

- Possua os conhecimentos adequados das ciências básicas da ortodontia para permitir reconhecer os desvios do desenvolvimento normal da dentição e do crescimento craniofacial pré e pós-natal;

- Tenha desenvolvido os conhecimentos em temas relacionados com a fisiologia e fisiopatologia do sistema estomatognático e o crescimento craniofacial a longo prazo;

- Esteja apto a diagnosticar os factores etiológicos gerais e locais da má oclusão.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

- Crescimento facial pré-natal

- Crescimento craniofacial

- Previsão de crescimento a longo prazo

- Funções do aparelho estomatognático

- Factores etiológicos gerais da má oclusão

- Factores etiológicos locais da má oclusão

Bibliografia Obrigatória

Moss M L.; The primary role of the functional matrices in growth. Am J Orthod Dentofac Orthop 1969;55:566-570.
Moss M L.; The functional matrix hypothesis revisited. Am J Orthod Dentofac Orthop 1997;112:8-11.
Moss M L.; The functional matrix hypothesis revisited. Am J Orthod Dentofac Orthop 1997; 112:221-226.
Moss M L.; The functional matrix hypothesis revisited. Am J Orthod Dentofac Orthop 1997; 112:338-342.
Moss M L.; The functional matrix hypothesis revisited. Am J Orthod Dentofac Orthop 1997;112:42-60.

Observações Bibliográficas

O estudante terá os artigos mais importantes e mais recentes relacionados com o programa desta unidade curricular

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais teóricas e práticas-laboratoriais (9 T + 36 PL)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 45,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 63,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de presença no mínimo de 75% das horas de contacto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial x 10% + Trabalho prático ou de projeto x 45% + Exame 45%.
Considera-se aprovado na unidade curricular de assuntos básicos ortodônticos III o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.


 


Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Não aplicável
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