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Dentisteria Operatória IV

Código: MD5902     Sigla: DO IV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 62 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 5 - 3,5 72 94,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aplicação dos conhecimentos científicos adquiridos nas UCs precedentes no diagnóstico, na prevenção e no tratamento das patologias dos tecidos duros dos dentes. Capacitar os estudantes para a realização de restaurações com um grau de complexidade maior, no âmbito da dentisteria operatória.Assim,no final do semestre   os estudantes devem estar capacitados para comunicar ,sistematizar e fundamentar os seus casos clínicos e as suas opções terapêuticas

. 1000 caracteres

Resultados de aprendizagem e competências








Através da exposição teórica complementar de alguns assuntos mais diretamente relacionados com a prática clínica, não abordados nas UCs precedentes de Dentisteria I,II e III e da demonstraçãoda de procedimentos e protocolos clínicos nas aulas práticas, bem como a discussão dos casos clínicos apresentados pelos estudantes e uma atividade clínica apresentada pelos estudantes com supervisão de dcentes é possívelcumprir os objetivos deaprendizagem


 


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A aprendizagem de conhecimentos na U.C. precedente no âmbito do diagnóstico, prognóstico, plano de tratamento,assim como,materiais dentários,  protocolos operatórios treinados em pré clínico fornece  ao estudante as ferramentas necessárias para o bom atendimento de pacientes n aClínica

Programa








Atendimento de pacientes na Clínica da Faculdade:


- Restaurações Classe I em compósito em molar / prémolar (superior ou inferior).


- Restaurações Classe II composta em amálgama de prata em molar / prémolar (superior ou inferior).


- Restaurações Classe II composta em compósito em molar /prémolar (superior ou inferior) com dente adjacente.


- Restaurações Classe III em compósito.


- Restaurações Classe IV em compósito.


- Restaurações Classe V em compósito ou ionómero de vidro (dentes anteriores ou posteriores).


- Restauraçoes com espigões intra - radiculares. 1000 caracteres


Bibliografia Obrigatória

Mondelli, Jose; Dentística Operatória,., S Paulo Santos., 2014. ISBN: 85-86067-01-6.
Baratieri,Luis Narciso; Baratieri, Luiz Narciso, [et. al.]; Odontologia restauradora - Fundamentos e possibilidades ,1.ed.São Paulo:Santos 2015,ISBN Baratieri, Luiz Narciso, [et. al.]; Odontologia restauradora - Fundamentos e possibilidades ,1.ed.São Paulo:Santos 2015,ISBN 978854 , S.Paulo Santos, 2015. ISBN: 9788541203173

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas práticas versus clínicas os estudantes estão divididos em grupos, constituídos por dois elementos, em que um é o operador e outro o assistente, realizando actos clínicos tutelados pelos docentes. Todos os trabalhos clínicos são registados em folhas próprias, designadas por folha do aluno, onde consta a identificação do paciente, radiografia inicial e final e registo do tratamento efectuado. Por cada tratamento realizado o estudante é avaliado pelo docente relativamente à sua capacidade de diagnóstico, atitude e desempenho clínico, sendo esta a base da avaliação contínua. Por outro lado, os estudantes apresentam um relatório para avaliação sobre um coso clínico mais complexo que tenham tratado.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é obtida pelo somatório de:

1 - Um relatório clínico sobre um caso clínico à escolha do estudante( 10%) 

2 - Avaliação contínua pelo docente responsável dos conhecimentos teóricos que o estudante apresenta,da  capacidade de diagnostico e planeamento,atitude perante o paciente e capacidade de execução do tratamento (80%)


3 - Participação nas aulas (10%)

Melhoria de classificação

Atendimento de um paciente com realizaçao de uma restauraçãon à escolha do docente e exame oral
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